PARTIDO

Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2017, 08h:04 | Atualizado: 26/12/2017, 17h:23

Crise no PSDB

Governadores do PSDB intervêm pela reeleição de Taques, mas apoiam Leitão

partido

 Os governadores tucanos, liderados pelo de Goiás Marconi Perillo, fizeram um apelo ao presidente nacional do PSDB Geraldo Alckmin, para que priorize o projeto de reeleição do governador Pedro Taques. No entanto, também sinalizaram a possibilidade de avalizar a candidatura do deputado federal Nilson Leitão ao Senado.  apurou que Alckmin concordou em atuar como bombeiro em Mato Grosso. Os contatos com os correligionários locais devem iniciar nos próximos dias.

A iniciativa de Perillo, que teve o apoio dos governadores Simão Jatene (PA), Reinaldo Azambuja (MS) e Beto Richa (PR), busca apaziguar o PSDB mato-grossense. Alckmin, que é governador de São Paulo, recebeu telefonemas dos correligionários nessa segunda (25).

Divulgação

Ponte do Cocalinho taques marconi pirillo2.jpg

Governadores  de Goiás e Mato Grosso  Marconi Pirillo e Pedro Taques em inauguração de uma ponte  no Araguaia

O racha no PSDB de Mato Grosso ficou evidente com a nota divulgada pelo diretório estadual, na sexta (22), acusando Taques de mentir ao declarar que o PSDB fez imposição visando garantir mais cargos. O presidente estadual do PSDB Paulo Borges, que comanda a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), pediu exoneração do cargo. O pedido agravou a crise na legenda tucana.

Diante dos fatos, Perillo e os outros governadores tucanos solicitaram que Alckmim atue como bombeiro em Mato Grosso. Isso significa tentar convencer as lideranças que a prioridade para a reeleição de Taques não inviabiliza o projeto de Leitão ao Senado.

Como argumento para convencer Alckmin a intervir, alegaram que a aprovação de Taques cresceu 10% nas pesquisas para consumo interno realizadas em dezembro e que as políticas de austeridade financeria como PEC do Teto dos Gastos Públicos e renegociação das dívidas surtirão efeitos positivos em 2018. Ao mesmo tempo, consideraram que Leitão pode ser um candidato viável ao Senado pela liderança que construi junto ao agronegócio e outros segmentos econômicos.

As divergências políticas no PSDB iniciaram após Leitão expor a intenção de lançar sua candidatura ao Senado em 2018. Taques, por sua vez, entende que é inviável a sigla ocupar duas das quatro vagas na majoritária (governador, vice e dois senadores) porque limitaria espaços para os aliados, enfraquecendo o palanque.

Na eleição do novo diretório do PSDB estadual, Leitão conseguiu emplacar 19 dos 21 membros, incluindo Paulo Borges como presidente. Taques garantiu apenas a adjunta de Relação Políticas da Casa Civil Paola Reis e o vereador por Cuiabá Renivaldo Nascimento na composição.

O atrito fez com que o governado ficasse isolado dentro da sigla e até cogitasse uma possível mudança de partido. Ocorre que a idéia perdeu força justamente pela ação de Perillo e dos dirigentes nacionais do PSDB. Taques tem reiterado que não comenta sobre eleições antes da Semana Santa, adiando o debate para março. Leitão também evita falar sobre o assunto publicamente. 

Nos bastidores, Taques tem se mostrado inclinado a aceitar a candidatura de Leitão ao Senado. Com isso, pretende se fortalecer no PSDB e reconquistar o apoio maciço dos correligionários. Como argumento, Taques tem citado o exemplo das eleições de 1998. Naquele ano, Dante de Oliveira (já falecido) disputou a reeleição ao Governo do Estado com Antero Paes de Barros ao Senado. Os dois tucanos acabaram eleitos.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Saulo | Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2017, 23h35
    7
    2

    Esses governadores não sabem a rejeição que Taques tem no estado, nem com reza braba não reverte a situação, o boi se foi com corda e tudo. Taques nunca mais.

  • Davi | Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2017, 22h13
    8
    1

    A ideia inicial de Taques era trocar o PSDB por outra legenda, entretanto, como nenhum outro partido influente o aceitou, restou chorar para o Perillo. Pelo jeito não encontrou nenhum tucano mato-grossense para ajudá-lo.

  • helio | Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2017, 12h36
    17
    2

    Se alguem ta com dó leva para o seu estado porque aqui em mato grosso não queremos.

  • joaoderondonopolis | Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2017, 11h26
    10
    4

    Se ficar como quer o deputado federal Leitão candidato ao senado, tudo bem, a população apoia Leitão, mas quanto ao governador Taques o PSDB vai dividido na reeleição, pois o governador é muito arrogante, bruto e desfaz das pessoas, não tem o mínimo de humildade, por isso o rejeita.

  • mario marcio da costa e silva | Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2017, 10h31
    7
    5

    Leitão deve ir para a reeleição e tratar de esticar pescoço,caso contrario tá no BATEU MUCHE.

  • moreira | Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2017, 10h09
    0
    2

    moreira, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Fabio...vg | Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2017, 08h52
    26
    6

    Esse arogante deste desgoverno pensa que é um ditador..e que o partido e dele....prepotente...LEITAO SENADOR

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

PSDB e balão de ensaio para prefeito

paulo borges 400 curtinha   Bastante enfraquecido e fragilizado, após perda do comando do Executivo estadual e de quadro de filiados, o PSDB anuncia que terá candidato a prefeito de Cuiabá. E até lista três "prefeitáveis", sendo eles os empresários Luiz Carlos Nigro e Dorileo Leal, além do...

Grupo de Fabinho ávido pelo poder

fabio tardin 400 vereador   Uma ala do DEM de Várzea Grande, que se sente excluída do Paço Couto Magalhães, está torcendo pela cassação da prefeita Lucimar e do vice Hazama. O placar do julgamento no TSE está em 2 a 1 pela manutenção do mandato. Esse bloco anti-Lucimar é...

Vereadores oficializam 2 férias por ano

emerson 400 alta floresta curtinha   Os vereadores de Alta Floresta, no Nortão, aproveitaram este período de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, para garantir dois períodos de "férias" por ano. Em decisão desta segunda, a Câmara Municipal, presidida por Emerson Sais Machado (foto), alterou o...

Comissão da Câmara sob efeito-Covid

renivaldo 400 curtinha   Em meio às discussões sobre transparência e compras emergenciais de medicamento, insumos e equipamentos às unidades de saúde, na luta contra a pandemia da Covid-19, a Câmara de Cuiabá criou uma Comissão Especial, composta por três vereadores. Tem a...

Ex-secretária Martha Maia com Covid

martha maia 400   A ex-secretária de Saúde e de Promoção Social de Alto Araguaia, Martha Maia (foto), anunciou nesta terça à noite que foi diagnosticada com Covid-19. Apesar disso, não está tendo sintomas da doença e já segue as recomendações padrões de ficar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.