Polícia

Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2019, 11h:50 | Atualizado: 09/09/2019, 14h:55

CARBOFURANO

Perícia confirma que pesticida altamente tóxico e proibido no Brasil matou menina

veneno madrasta jaira Mirella poliana

Carbofurano é um pesticida proibido no Brasil, por ser altamente tóxico. No detalhe, a menina e a madrasta acusada

Exame pericial confirmou a presença de carbofurano no corpo de Mirella Poliana Chue de Oliveira, de 11 anos. Este é o produto que envenenou a menina. A madrasta dela, Jaira Gonçalves de Arruda, é acusada de matá-la, aos poucos, gota a gota. Laudo deste exame contribuiu para garantir a prisão da acusada, efetuada nesta segunda (9) pela Polícia Civil, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá. O pai da menina também é investigado pelo crime.

De acordo com delegado Wagner Bassi, responsável pelo caso, o carbofurano só é comercializado no mercado clandestino. O produto é um dos pesticidas carbamatos mais tóxicos.

Ingerindo veneno sem saber, em dois meses, a menina sofreu nove internações até a morte em junho deste ano. Depois que ela morreu,  as investigações começaram, estimuladas por denúncia médica.

Durante as investigações, a madrasta dizia suspeitar dos médicos que atenderam a menina.

Busca e apreensão

Além de prender Jaira, nesta segunda a Polícia Civil também cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do casal. “Foram apreendidos produtos, embalagens, computadores e celulares. Tudo vai passar por perícia", explica o delegado.

A previsão é de que a acusada seja ouvida entre terça (10) e quarta (11). Nesta tarde passará por audiência de custódia. O Judiciário é que vai definir se ela responderá pelo crime presa ou solta.

Motivação

A motivação do crime foi o dinheiro da ação movida pelos avós maternos da criança, que ingressaram na Justiça reivindicando indenização. Em 2019, após 10 anos, o processo encerrou, com causa ganha à família. O valor de obtido, de R$ 800 mil, incluindo os descontos de honorários advocatícios, teria atraído a atenção da madrasta.

Parte do dinheiro ficaria depositada em uma conta para a menina movimentar somente na idade adulta. A Justiça autorizou que fosse usada uma pequena parte do dinheiro para despesas da criança, mas a maior quantia ficaria em depósito para uso após a maioridade, aos 24 anos.

Dose final

A última vez que Mirella foi parar no hospital, já chegou morta. Por conta disso, o hospital não quis declarar o óbito, mas suspeitava de meningite.

Na época, a Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) foi acionada e, diante de falta de evidências sobre morte violenta, pediu vários exames por precaução.

Em um desses exames periciais foi detectada a substância venenosa no sangue da menina. O caso segue sendo investigado pelos delegados Francisco Kunze e Wagner Bassi.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • jose renato | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 09h35
    0
    9

    Esses Petistas só destroem a família.

  • Bugre | Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2019, 21h19
    0
    10

    Essa é do movimento #elenão Feminazis!

SD também deseja Taques ao Senado

pedro taques 400 curtinha   Empolgado com resultado de uma pesquisa interna, na qual estaria bem pontuado, aparecendo entre os preferidos ao Senado, mesmo após deixar o cargo de governador bastante desgastado, Pedro Taques (foto) passou a flertar não só com o Cidadania, conduzido no Estado pelo seu ex-secretário Marco...

Presidente do TJ-MT assume Codepre

carlos alberto tj 400 curtinha   O presidente do TJ-MT Carlos Alberto (foto) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre) do país. O cargo alça o membro de MT à liderança de discussões nacionais importantes. Dentre as atribuições do colégio...

Brecha pra futuro cassado ir à Justiça

kero kero curtinha 400   Wilson Kero-Kero (foto), ex-SD (socialista) que foi para ex-PSL (direita), anunciou ida para Podemos, mas permanecerá no partido direitista, é o relator do processo de cassação do colega Abílio Júnior, na CCJ da Câmara de Cuiabá. Na Comissão de Ética o...

Filho de Taborelli assume vaga em VG

Willy taborelli _ curtinha400   O pai coronel Taborelli está fora de combate, mas o filho Willy (PSC), suplente de vereador, vai assumir cadeira na Câmara de VG a partir de 2 de março. Vai atuar na vaga do correligionário Miguel Baracat, que se licencia para fazer tratamento de saúde. O filho do polêmico...

Sem acordo para ter apoio de Selma

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, pré-candidato ao Senado, disse que, de fato, recebeu convite para se filiar ao Podemos, inclusive do deputado Medeiros, um de seus prováveis adversários nas urnas de abril, mas que segue firme no PDT. Destaca ser um admirador do senador...

Na expectativa para disputar Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Se o TRE flexibilizar a data de filiação para quem quer concorrer ao Senado, na eleição suplementar de abril, a inflação de candidatos tende a ser ainda maior. Entrariam no páreo, além dos 10 que já se dizem pré-candidatos, o ex-governador Pedro...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.