O promotor do Ministério Público e ex-secretário de Segurança Mauro Zaque confirmou em entrevista ao Fantástico que o governador Pedro Taques (PSDB) tinha ciência desde 2015 do esquema de arapongagem existente na sua equipe para espionar adversários.
O suposto esquema teria sido promovido para obter informações privilegiadas de políticos, jornalista, servidores e médicos. Segundo a denúncia de Zaque, cerca de 120 pessoas foram grampeadas de forma ilegal.
"Eu levei essa documentação ao conhecimento do governador. Ele viu que tinha envolvimento de pessoas muito próximas a ele, secretários, inclusive", disse Mauro Zaque ao Fantástico, veja entrevista aqui.
Pedro Taques negou que Mauro Zaque teria entregado os documentos e que esses fatos são gravíssimos e precisam ser investigados. Contudo, o repórter Maurício Ferraz mostrou a Taques o documento assinado pelo ex-secretário com número de protocolo de 14 de outubro de 2015 - o texto fala na existência de um escritório clandestino de espionagem.
"Esse protocolo nós constatamos que existe o mesmo número, o mesmo código de barras, que se trata de estradas. Eu não recebi essa documentação do promotor Mauro Zaque. Determinamos ao secretário de Segurança (Rogers Jarbas) que tome as providências para investigar", reafirma.
A reportagem destacou, ainda, que todas as escutas telefônicas tiveram parecer favorável do Ministério Público e decisão judicial.
Curiosamente, Paulo Taques deixou cargo após repercussão do esquema. “Nunca pedi, nunca solicitei a quem quer que fosse para gravar A , B ou C. A minha decisão de deixar o cargo no governo já havia sido tomada pelo governador há cerca de 15 antes”, disse Paulo Taques.
Os grampeados
As ligações teriam sido interceptadas por meio do sistema “barriga de aluguel”, utilizado pela Polícia Militar para monitorar os adversários de Taques, entre eles, a deputada Janaina Riva (PMDB), crítica ferrenha da gestão do tucano na Assembleia, e uma das entrevistadas do programa.
Janaina, na lista dos grampeados, recebeu o codinome de “Janair”. “Eu já suspeitava. Fui vítima de alguns ataques nas redes sociais. Está se perdendo tempo ouvindo políticos ao invés de ouvir o estuprador do bairro, o homicida”, disse a peemedebista.
Maurício Ferraz conversou também com o advogado José Patrocínio, que patrocinou a defesa do então candidato ao Governo, Lúdio Cabral, em 2014. “Fiquei perplexo. Possivelmente, algum tipo de retaliação ou de buscar informações que tenham a ver com clientes meus na área eleitoral.”
O jornalista José Marcondes, o Muvuca, também adversário declarado do governador, disse não acreditar que foi grampeado pelo seu jornalismo, mas sim "pelo tipo de forças políticas que a gente enfrenta aqui no Estado", disse.
Diante do escândalo, o secretário da Sesp Rogers Jarbas teria determinado a suspensão da máquina de grampos da PM para conter uma crise política no Estado e pediu que as denúncias sejam apuradas com cautela.
Na sexta (12), em entrevista coletiva, Taques considerou a denúncia de grampo uma fraude. Além disso, diz que nunca solicitou a nenhum órgão a realização de escutas telefônicas ilegais. O caso está sendo investigado pela Procuradoria Geral de Justiça e veio a público na noite da última quinta (11).
Taques taxou de lamentáveis os fatos e disse que já está tomando medidas para investigar a situação. Jarbas também afirmou que será instaurado dentro da Polícia Civil um procedimento investigatório para apurar se os grampos realmente aconteceram.
Por causa dessa situação, o chefe do Executivo Estadual afirmou que representará Mauro Zaque na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Procuradoria Geral da República (PRG).
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse









Paula Couto 16/05/2017
Taques só tem sofrido com oposição raivosa.
Francielle da Costa 16/05/2017
a globo perdeu muito dinheiro com Taques pois ele não se propõem a pagar o que eles sempre pediram.
Adeilton Silveira 16/05/2017
O governador do estado é um homem sério preocupado com a ética e não vai deixar passar batido uma irresponsabilidade como essa, tenho certeza que ele vai agir de acordo com a seriedade necessária.
JEFERSON MATOS 15/05/2017
Chega de brincadeira: hora de Taques responder criminalmente pelos seus atos. Tem de ser cassado e fazer companhia a Silval Barbosa. Se fosse alguém do PT todo mundo (inclusive eu) diria a mesma coisa.#FORATAQUES
ANGELO SILVA DE OLIVEIRA 15/05/2017
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
5 comentários