Cuiabá, 30/10/2026

Policial de 6 mil votos assume a cadeira de Valtenir na Câmara

   O deputado Valtenir Pereira (PSB) se afasta da Câmara Federal por quatro meses a partir da próxima terça (6). Ele disse que optou pela licença para contribuir com o esquema de rodízio entre suplentes e, assim, contemplar o cabo PM Juliano Rabelo (PDT), que teve somente 6.923 votos.

   Houve acordo entre os dois primeiros-suplentes, empresário Eduardo Moura (PPS) e o vice-prefeito de Cáceres Wilson Kishi (PDT), todos da coligação Mato Grosso Muito Mais, para abrir mão da vaga para Rabelo, que mora em Cuiabá.

   Segundo Valtenir, que está no segundo mandato e comanda o PSB estadual, apesar da licença, continuará atuando como parlamentar durante os 121 dias. “Vou continuar na Câmara, dialogando com outros deputados e principalmente com os relatores do orçamento, a fim de conseguir a liberação dos recursos que solicitamos nas emendas ao Orçamento Geral da União para 2012”, declarou. O socialista quer se dedicar também aos cursos de formação da militância nos municípios, visando as eleições do próximo ano.

     Valtenir diz que ficará à disposição de Juliano. “Ele (Juliano) pretende fortalecer a área de segurança pública, trabalhar as atividades nas fronteiras, valorizando os profissionais. Vai trabalhar no combate ao crime organizado e à corrupção e eu estarei à disposição para auxiliá-lo e ajudá-lo a levantar as demandas”, pontuou. Quanto às comissões das quais Valtenir faz faz parte, passa automaticamente para Juliano Rabelo, que são as de Constituição e Justiça e a Mista de Orçamento.