Cuiabá, 06/11/2026

Inovação para captação de energia eólica será apresentada em Mato Grosso - leia

Divulgação

Assessor da Presidência Victório Galli pretende trazer inovação tecnológica para o Estado

O ex-deputado federal Victório Galli (PSL), assessor especial da Presidência da República, está buscando atrair investimentos em energia eólica para Mato Grosso.  Neste final de semana, participou de reunião da sena da Eletronorte, em Brasília, quando foi apresentada  uma nova modalidade de geração de energia  a partir da força dos ventos   por meio de aerogeradores.

Segundo Galli, no novo modelo, a força do vento é captada  por aros com velas inteligentes que vão substituir as hélices.  “Essa inovação vai aumentar as torres e produzir mais energia em menos espaço.  As turbinas inteligentes ficarão distribuídas de 50 em 50 metros, enquanto o sistema atual é a cada  mil   metros. Além disso,  o custo ficará 20% mais viável em toda a sua estrutura”, explicou o assessor do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que agora pretende viabilizar a apresentação dessa inovação ao empresariado mato-grossense.

 Galli lembra que a inovação é resultado do trabalho de  uma equipe de engenheiros, supervisionada pelo engenheiro mecânico Carlos Renato , professor de Mecânica na   Universidade Federal de Rio Grande (Furg).  “O professor tem   mais de 20 anos de serviços na Petrobrás,  onde trabalhou embarcado em plataforma. E a energia eólica é uma energia abundante, renovável e limpa  que poderá trazer grandes benéficos para os rincões do nosso Brasil,  inclusive no Estado de Mato. Sai da reunião entusiasmado”, completou.