Cuiabá, 26/10/2026

Igor Cunha deixa Educação em VG; irmã de ex-secretário é cotada para a pasta

Nos bastidores, principal nome apontado para assumir a pasta é o da diretora do Instituto Lírios, Maria Fernanda Figueiredo

O secretário de Educação de Várzea Grande, Igor Cunha, foi demitido pela prefeita Flávia Moretti (PL), nesta quarta-feira (11), e deve abrir vaga para a irmã de um aliado do ex-prefeito Kalil Baracat (MDB), mexendo diretamente na indicação do vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL). No fim de fevereiro e início de março deste ano, Tião também perdeu o indicado na chefia do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG).

Conforme apurado pelo #rdnews, Igor já foi comunicado e terá o ato de exoneração publicado entre sexta-feira (13) e segunda-feira (16), após desgaste com a prefeita. Sob direção de Cunha, a pasta enfrentou denúncia de irregularidades no processo seletivo, após a veiculação de supostas falhas na convocação e na designação dos candidatos aprovados para as unidades escolares. 

Secom-VG

Igor Cunha, que será exonerado até a próxima segunda-feira (16)

Igor havia assumido o cargo em 30 de julho do ano passado, tendo aval de Tião e de Flávia, como substituto do educador Cleiton Marino Santana, que ficou menos de 3 meses no cargo. Antes de Cleiton e Igor, a Educação era comanda pelo padre Edson Sestari, que também deixou a pasta ao ser convocado pelo Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, para um compromisso eclesial. 

Agora, nos bastidores do Paço Couto Magalhães, surge como nome forte a educadora financeira e diretora do Instituto Lírios, Maria Fernanda Figueiredo. Ela é irmã do vereador Carlinhos Figueiredo (Republicanos) e do ex-secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Benedito Gonçalo de Figueiredo, o Dito Loro.