AL rejeita projeto de Cattani para punir empregador que exige vacinação
Apesar do apelo do deputado Gilberto Cattani, a matéria foi rejeitada pela maioria dos parlamentares
Marcos Lopes
Deputado estadual Gilberto Cattani sofreu nova derrota ao tentar aprovar PL negacionista
A Assembleia rejeitou, por 12 votos a 8, o projeto de Lei de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) que responsabilizava toda autoridade pública ou representante empresarial do setor privado sobre os efeitos colaterais danosos a saúde e a vida do trabalhador obrigado a se vacinar para manter a condição de trabalho. A matéria havia recebido parecer contrário da Comissão de Saúde, que foi mantido pelo plenário.
O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) argumentou que 800 mato-grossenses vacinados morreram de covid-19 e que os imunizados podem sofrer embolia e parada cardíaca. Disse ainda que a variante ômicron se espalha pelo mundo através de pessoas que tomaram a vacina.
“Não é vacina que vai evitar transmissão e mortes embora ajude. Não podemos aceitar que mintam que a vacina que resolve tudo”, disse.
Já Faissal Calil (PV) afirmou que as vacinas são experimentais. Também defendeu o tratamento precoce.
Ambos foram aplaudidos pelos negacionistas presentes no plenário. Com faixas pedindo “liberdade” e contra o “controle social”, aguardavam que o PL que proíbe o passaporte da vacina em Mato Grosso fosse aprovado hoje (15).
Já Lúdio, que é membro da Comissão de Saúde, comparou os negacionistas aos que participaram da Revolta da Vacina, em 1904, quando o sanitarista Oswaldo Cruz foi atacado no Rio de Janeiro ao combater a varíola. Além disso, criticou o mérito do PL de Cattani.
“Esse texto é inconstitucional, ilegal e inócuo. Deveria ser tratado no Congresso. Projeto tão mal elaborado que não diz que tipo de responsabilização nem que danos colaterais a vacina pode causar. É papel da Comissão de Saúde rejeitar qualquer proposta sem consistência nenhuma. É dever da Assembleia arquivar sumariamente. Situação inusitada, estou vivenciando o que meu colega Osvaldo Cruz vivenciou em 1904 quando lutava contra varíola”, declarou o petista.
PageFlips: PL responsabilidade vacina
Apesar do apelo de Cattani, a matéria foi rejeitada pela maioria dos parlamentares. Além do autor, os favoráveis foram Dilmar Dal Bosco (DEM), que presidia a sessão e os deputados Xuxu, Faissal e Ulysses Moraes (PSL), Delegado Claudinei (PSL), Elizeu Nascimento (PSL) e Carlos Avalone (PSDB).