Cuiabá, 01/10/2026

Cattani enquadra deputados por críticas a liberação de animais em circos: Não precisa ter medo

O parlamentar mirou em Diego Guimarães e Janaina Riva, que criticaram seu substitutivo polêmico

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) enquadrou os deputados Diego Guimarães (Republicanos) e Janaina Riva (MDB), por criticarem seu substitutivo que permitiu a liberação do uso de animais em espetáculos circenses no estado de Mato Grosso, desde que seja preservado o bem-estar dos espécimes, sejam eles exóticos, silvestres ou domésticos. O parlamentar mirou na dupla e cobrou coragem para citarem seu nome como o responsável pela nova modulação, que foi aprovada em primeira votação

“Vocês não precisam vir a público discutir um assunto e ter medo de falar o meu nome. O que é isso, Diego? Pode falar: fui eu que fiz e vou defender a minha tese de que os animais devem ser muito bem tratados, mas que podem, sim, se apresentar no circo para que as crianças possam conhecê-los, possam admirá-los, possam ser cada vez mais próximas e amigas dos animais. Eu sempre farei isso, não precisa deixar de falar meu nome, não. Fui eu”, destacou.

Conforme o projeto de lei apresentado por Diego, ficaria proibido que qualquer tipo de animal, seja silvestre, exótico, selvagem ou doméstico, fosse explorado em circos ou espetáculos similares. Além disso, o texto buscava vetar a entrada de circos no estado de Mato Grosso caso estivessem em desconformidade com a referida lei. Porém, Cattani, que foi relator da matéria na Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, reformulou o mérito da iniciativa do colega e teve respaldo do plenário.

Depois de aprovado, Janaina e Diego passaram a criticar a lei, defendendo um novo substitutivo contra a exploração de animais em shows. O projeto volta à pauta na sessão ordinária de quarta-feira (29), para a segunda votação.