Cuiabá, 20/10/2026

Com Pivetta reeleito, ALMT avalia pedido de empréstimo de R$ 1,5 bi

Deputados adiaram análise durante período eleitoral e querem garantir que recursos sejam destinados exclusivamente à construção de casas populares

A Assembleia Legislativa (ALMT) vai avaliar em primeira votação, nesta quarta-feira (21), o pedido do governador reeleito, Otaviano Pivetta (Republicanos), para autorização de contratação de um empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal.

A intenção de Pivetta era que a autorização fosse votada antes do primeiro turno das eleições, contudo, os deputados optaram por "segurar" a tramitação até que passasse o período eleitoral.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

O governador reeleito, Otaviano Pivetta

A proposta foi formalizada logo após Pivetta sinalizar que ele não renovaria a cobrança do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) II, taxa adicional cobrada sobre commodities do agronegócio.

O governador chegou a alegar que a iniciativa iria atender a construção de casas populares, porém, a proposta trata a infraestrutura em cenário macro, abrangendo aplicação construção, pavimentação, recuperação e manutenção de rodovias, portos e aeroportos, e aparelhamento de unidades de saúde.

Ainda em junho, o  por meio de uma emenda, assinada pelas lideranças partidárias da Casa, os parlamentares incluíram no texto a obrigação de que o valor repassado pela Caixa seja integralmente aplicado em moradias populares.