Lula presenteia prefeito de NY com camisa do Corinthians e discute pobreza antes de reunião da ONU; veja
Presidente e Zohran Mamdani conversaram sobre problemas sociais da cidade; encontro ocorreu na residência do embaixador brasileiro na ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, nesta segunda-feira (21), para conversar sobre os problemas sociais da cidade. O encontro ocorreu na residência do embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese, na véspera do início da Assembleia Geral das Nações Unidas. As informações são g1.
Reprodução/Imagens Jonathan Santos/TV Globo/G1
Os dois trocaram camisetas e posaram para fotos. Lula recebeu uma peça comemorativa de Nova York feita para a Copa do Mundo e presenteou Mamdani com uma camisa do Corinthians, seu time.
A reunião integra a agenda de encontros informais do presidente durante sua passagem pelos Estados Unidos. A Assembleia Geral começa nesta terça-feira (22), em Nova York.
Durante a conversa, Lula perguntou quais são os principais problemas sociais enfrentados pela cidade. Disse que, embora visite Nova York há décadas, costuma se deslocar apenas entre a residência do embaixador e a sede da ONU, sem conhecer a realidade das áreas periféricas.
“Eu não sei se Nova York tem periferia”, afirmou.
Segundo o presidente, a conversa mostrou que a população pobre enfrenta problemas semelhantes em diferentes cidades do mundo, especialmente a falta de políticas públicas.
Mamdani respondeu que o principal problema de Nova York é o custo de vida. Segundo o prefeito eleito, a cidade é a mais cara dos Estados Unidos e a terceira mais cara do mundo. Ele também afirmou que um em cada quatro moradores de Nova York vive na pobreza.
“Foi uma honra passar esse tempo com o presidente Lula e descobrir como se faz para defender os trabalhadores, aqueles que vivem em dificuldade, que vivem em pobreza”, disse Mamdani. Ele também chamou Lula de “fonte de inspiração”.