Cuiabá, 06 de Novembro de 2026

Desde 2006

Romilson Dourado

Romilson Dourado é jornalista há mais de 20 anos. Escreve neste blog desde 2006. Formado em Letras e em Comunicação Social.
Foi professor. Trabalhou como repórter, editor e apresentador de TV. Neste Blog, acompanha e comenta os bastidores da política, com notícias exclusivas, e outros temas relevantes.

blog imagem

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Abaixo Assinado
Mulheres querem mudar nome da Praça Rachid Jaudy para 8 de Março

Por Jacques Gosch 2022-03-08 10:35:00

Reprodução

Abaixo assinado Blog

Feministas  que estão nas ruas de Cuiabá nesta terça (08) realizando o ato  denominado Pela Vida das Mulheres estão fazendo um abaixo-assinado que promete causar polêmica. Propõem trocar o nome da Praça Rachid Jaudy para Praça 8 de Março em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

José Rachid Jaudy, que pode ser “desomenageado” se a proposta colar, foi um  sírio-libânes homenageado pelo prefeito Bento Machado Lôbo por ser um dos moradores mais antigos da região. Antes da homenagem, a praça era denominada Santa Rita. 

A Praça Rachid Jaudy entrou no radar dos movimentos feministas e de mulheres após uma adolescente de 14 anos ter sido estuprada no local, em plena luz do dia. Manifestações como o lema “E se fosse sua filha” já aconteceram cobrando providência da Prefeitura de Cuiabá.

Comentários (11)
Elifas jose ribeiro 08/03/2022 22:02
positivo
0
negativo
0

PRA VOCE SER DE ESQUERDA NÃO PRECISA SER POBRE BASTA TER INTELIGENCIA É POR ISSO QUE VOCES DA ESQUERDA NÃO ARRANJA TRABALHO JA VAI PROCURAR TRABALHO COM RAIVA DO CAPITALISTA

Elifas jose ribeiro 08/03/2022 21:52
positivo
0
negativo
0

Alexandre eu acho que voce esta confundindo as coisas eu nunca fui lider estudantil e nem fiz parte de gremio estudantil é isso que voces usam dividir pobre contra rico preto contra branco e por ai vaiok ?

Elifas jose ribeiro 08/03/2022 21:51
positivo
0
negativo
0

Alexandre eu acho que voce esta confundindo as coisas eu nunca fui lider estudantil e nem fiz parte de gremio estudantil é isso que voces usam dividir pobre contra rico preto contra branco e por ai vaiok ?

Alexandre 08/03/2022 19:44
positivo
0
negativo
0

Elifas, como você regrediu! De líder estudantil atuante se transformou num pobre de direita, fazendo o papel de pau mandado da burguesia podre. Só pode ser que está fazendo isso em troca de um fardo diário de capim mofado, impregnado de pozinho do avião presidencial. a respeito, já foi tomar a vacina contra a aftosa? E para lembrar: teus ex-professores que tanto te admiravam como líder estudantil estão muito decepcionados com você. Que futuro você vai ter como este pobre de direita? Vai ficar a vida toda vendendo sua moral por um fardo de capi?

roger 08/03/2022 18:01
positivo
0
negativo
0

como se isso fosse acabar com o estupro e violencia, afffff. tem que fazer abaixo assinado para pedir mais segurança, cameras de vigilancia e desativar esta construção que só abriga marginal nesta praça. Isso que esta turma deveria estar preocupado. Isso sim ja ameniza o estupro e violencia nesta praça e não mudar nome de praça. mortadela demais ta afetando esta militancia só pode..

Marcos 08/03/2022 16:39
positivo
0
negativo
0

E se fosse sua filha, comentaristas?

Esperidião 08/03/2022 14:32
positivo
0
negativo
0

Coisas de pessoas que não têm o que fazer! Nome de locais públicos não se muda, pois já é uma homenagem. Encontrem um lugar que não têm nome, para denomina-lo.

Carlos Almeida 08/03/2022 13:29
positivo
0
negativo
0

Deve ser iniciativa de feministas metidas a serem as maiorais. Nunca conseguirão esse feito. Peça ao prefeito EP, construir uma praça somente para elas. Respeitem o passado de uma pessoa que deixou um grande legado para Cuiabá e Mato Grosso.

Edmalvadeza 08/03/2022 13:21
positivo
0
negativo
0

Que se crie uma outra praça em outro bairro, nomes não podem ser trocados à revelia da história, isso é uma falta de respeito para com os moradores que fizeram história em Mato Grosso. Um fato horrível não pode ser usado como borracha para "apagar" a história. Se começarmos a mudar os nomes das ruas e praças nossa herança histórica vai se perder, o pior tipo de crime a meu ver seria para própria história. Sou contra esse tipo de ato depredatório, seria um estupro na história para justificar um estupro praticado por um delinquente...

Elifas jose ribeiro 08/03/2022 12:36
positivo
0
negativo
0

Só pode ser a mulherada de esquerda....Afinal ninguem vai dizer praça 8 de março qualquer referencia sobre a praça o povo vai dizer ´´Praça Rachid JAUDI´´Igual a avenida dos trabalhadores alguem fala avenida Dante de Oliveira é só uma pergunta

Glauber 08/03/2022 11:52
positivo
0
negativo
0

Que bobagem! História não se muda...que culpa o homenageado e falecido Rachid Jaudy tem se a mulher foi estuprada nessa praça....se moda pega, então...

EM RONDONÓPOLIS
Sem se prender a ideologias, prefeito bolsonarista fecha parcerias e colhe resultados
"Trator" de Rondonópolis atrai altos investimentos dos governos estadual e federal

Por Romilson Dourado 2026-11-05 12:20:00

Ednilson Aguiar

claudio ferreira blog do romilson

Prefeito Cláudio Ferreira, de Rondonópolis

O prefeito rondonopolitano Cláudio Ferreira (PL) tem adotado uma postura diferente das dos demais colegas bolsonaristas que comandam municípios em Mato Grosso.

Ao invés de se prender a questões ideológicas, fomentando intrigas, com ataques ao Governo Lula, a opositores e à chamada esquerda e ao PT, Cláudio prefere a neutralidade e o pragmatismo. E, com isso, sua gestão tem colhido resultados, que são as entregas.

O prefeito lançou, por exemplo, a construção de 1.483 casas populares, no residencial Vida Rondonópolis, na região do Pedra 90, em parceria com os governos estadual e federal, cujos investimentos superam a R$ 320 milhões. As obras já começaram. As unidades serão entregues dentro de dois anos.

Empolgado, o prefeito bolsonarista, chamado de trator, promete construir 10 mil casas com essas parcerias. Além destas 1.483, outras mil unidades estão sendo feitas.

Comentários (1)
José 05/11/2026 14:03
positivo
3
negativo
0

Ele está certinho. É dessa direita que prioriza a praticidade, a eficácia e os resultados concretos que precisamos. Se Abílio não acordar pra vida e se atentar a isso não vai reeleger aqui.

REPRESENTATIVIDADE
Baixada Cuiabana fica com quase todas cadeiras na Câmara; Sul sem voz

Por Romilson Dourado 2026-11-05 09:51:00

Assessoria

jose medeiros senado

O rondonopolitano Zé Medeiros, que deixa a Câmara para ocupar cadeira de senador

A região Sul (Grande Rondonópolis), que já teve 9 federais nas últimas cinco décadas, fica sem representatividade na Câmara pela primeira vez.

No pleito deste ano não elegeu ninguém.

Enquanto isso, a força política regional que emergiu das urnas consolida ainda mais a Baixada Cuiabana, com seis das oito cadeiras, a serem ocupadas, a partir de fevereiro, na nova legislatura, pelos coronéis Assis, Fernanda e Roveri, além de Fabinho Garcia, Rosa Neide e Virginia Mendes.

A bancada mato-grossense se completa com Juarez Costa (Nortão) e Thiago Boava (Médio-Norte).

Com 72 anos de emancipação politica, Rondonópolis, que hoje tem na Câmara Rodrigo da Zaeli, derrotado à reeleição, e Zé Medeiros, eleito senador, já teve como porta-vozes na Câmara Afro Stefanini, Percival Muniz, Augustinho de Freitas, Wellington Fagundes, Carlos Bezerra, Teté Bezerra, Adilton Sachetti e, hoje em final de mandato, Medeiros e Zaeli.

Comentários (1)
Ze da juquira 05/11/2026 13:00
positivo
0
negativo
1

Tirando Rosa Neide e Barranco o resto e inuteis, nao servi para nada ,so atacam o governo e stf , mais tambem o povo matogrossense merece estipo de inutil doram ele que elegeram, por isso Cuiaba nao tem VLT, BRT , BUD eu la mais o que , pobre nao tem vez na direita so nao enxerga que e burro

NA ASSEMBLEIA
6 derrotados começam a liberar assessores e a limpar as gavetas

Por Romilson Dourado 2026-11-04 10:17:00

Gilberto Leite

paulo araujo 800

Deputado Paulo Araújo, derrotado à reeleição

Derrotados à reeleição, os deputados Eduardo Botelho (MDB), Júlio Campos (União), Juca do Guaraná (PSDB), Elizeu Nascimento (Novo) e Paulo Araújo (Republicanos), além de Janaina Riva, que perdeu para o Senado, começam a limpar as gavetas.

Eles participam das última sessões ordinárias na Assembleia. Alguns já dispensaram vários assessores, aqueles que, dentro e fora dos gabinetes, estavam na folha de pagamento.

Enquanto estão se despedindo do Legislativo mato-grossense, onde atuaram por 12 anos, como Botelho e Janaina, outros seis começam a montar equipe.

Vão tomar posse em fevereiro os novatos Léo Bortolin (MDB), Alessandra Ferreira, Ulysses Moraes e Adelcino Lopo (os três do Podemos), Alcino Barcelos e Samantha Íris (ambos do PL), se juntando aos 18 que se reelegeram.

Comentários (9)
marcelosimon 05/11/2026 11:48
positivo
0
negativo
0

Paulo Araújo plantou sim , plantou plantou só coisas boas pra nós nos municípios , quanta coisas boas ele fez , deputado Paulo Araújo Deus é a prova de tudo

cparecis@hotmail.com 05/11/2026 09:47
positivo
3
negativo
0

ADEUS PAULO ARAÚJO, PLANTOU PLANTOU E COLHEU, DJULINHO CHEGA NÉ PRIMO VAMOS CUIDAR DOS NETOS, JUCA VOLTA PRA FREIRA VENDER PEPINO QUE TU GANHA MAIS, JANAINA NOS DE UM TEMPO VÁ CUIDAR DAS COISAS QUE TEU PAI CONSEGUIU NA POLITICA.....

paulo 05/11/2026 09:35
positivo
3
negativo
2

E o povo continua a votar em candidatos tik toks, como Alcino e Ulisses por exemplo. Estão cansados de saber que esse tipo de político não sabem fazer outra coisa a não ser postar vídeos jogando pra plateia. Mais é a democracia, fazer o que né?

Augusto Vieira de Mello 04/11/2026 18:37
positivo
4
negativo
1

Os Deputados com maior numeros de Mandatos na AL -MT : Sebastião Resende vai para o 7° mandato e Dilmar Dalbosco, vai para o 5° mandatos, são candidatos fortes a ocuparem umavaga no TCE MT com a possibilidade de cassação,renuncia ou aposentadorias antecipadas de vários Conselheiros-Enrolados com a corrupção no TCE sob investigação da Policia Federal, Ministério Publico Federal e Superior Tribunal de Justiça, com essa possibilidade o 1° Suplente do União Brasil, o Julio Campos tem tudo pra continuar por mais 4 anos na Assembleia Legislativa de MT.

xomano 04/11/2026 16:31
positivo
8
negativo
0

eita, muita namoradinha, perdeu a boca livre

Sérgio Presidente 04/11/2026 14:57
positivo
5
negativo
5

Com mais de 37 mil votos o Botelho e Paulo Araújo com mais de 30 mil votos ficaram de fora, ai me vem Wilson Santos com 19 mil votos e Chico Guarnieri com 18 mil votos e conseguem a reeleição. É a DEMOCRACIA POLÍTICA BRASILEIRA.

Marcio 04/11/2026 14:11
positivo
3
negativo
8

Desses agente ouve a população falando que Mato Grosso perdeu com a não reeleição do Deputado Botelho.

João Batista 04/11/2026 13:25
positivo
8
negativo
2

Não vão fazer a menor falta..

João Paulo Guimarães 04/11/2026 10:27
positivo
1
negativo
4

AINDA VEM SURPRESAS AI COM O IMBRÓGLIO DO TRIBUNAR DE CONTAS DO ESTADU DO MATU GROSSSU OCES VÃO VER. MAX RUSSI CONSELHEIRO E POSTERIORMENTE GOVERNADOR. PEGA A VISÃO E AS CENAS DOS PRÓXIMOS.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Alessandra se elege deputada com 80% de sua votação concentrada em Rondonópolis

Por Romilson Dourado 2026-11-03 12:50:00

alessandra ferreira votacao deputada estadal blog do romilson

 

A votação expressiva de Alessandra Ferreira em Rondonópolis, cidade da qual é primeira-dama, a levou para o Top 10 dos que conquistaram cadeira na Assembleia Legislativa.

Ela conquistou nas urnas 50.802, dos quais 40.801 somente em Rondonópolis, o que representa 80,3% de sua votação total. O município é administrado pelo marido de Alessandra, o ex-deputado estadual Cláudio Ferreira (PL).

Concorrendo pelo Podemos, que garantiu a maior bancada, com seis cadeiras, Alessandra registrou 1.575 votos em Pedra Preta, 807 em Cuiabá, 687 em Itiquira, 450 em Várzea Grande e 359 em Água Boa.

Foi votada em 125 dos 142 municipios. Em 14 deles, obteve um voto cada. E em 17 não teve voto: Apiacás, Boa Esperança do Norte, Canabrava do Norte, Comodoro, Indiavaí, Itaúba, Juara, Lambari d'Oeste, Luciara, Nova Marilândia, Nova Maringá, Ponte Branca, Rio Branco, Rondolândia, Santa Terezinha e Vila Bela da Santíssima Trindade.

No geral, Alessandra, que disputou cargo eletivo pela primeira vez, ficou entre os 10. Perdeu em votação para Léo Bortolin, João José, Beto Dois a Um, Ulysses Moraes, Dilmar Dal Bosco, Samantha Íris, Gilberto Cattani, Lúdio Cabral e o campeão Max Russi.

Comentários (0)
REFORMA RADICAL
Governo Pivetta inicia "facão" e atinge afilhados de Virgínia 

Por Romilson Dourado 2026-11-03 09:22:00

virginia mendes edio martins blog do romilson

Virginia Mendes e seu afilhado político Edio Martins, exonerado do cargo de 2º escalão

Determinado a consolidar uma reforma administrativa radical, de modo a enxugar a máquina, cortando cargos e servidores, o governador reeleito Otaviano Pivetta já passou o facão, de uma só vez, em mais de 115.

As maiores exonerações foram na pasta de Assistência Social e Cidadania, atingindo afilhados da ex-primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, entre eles Edio Martins de Souza, desligado da secretaria-adjunta de Assuntos Comunitários, e Marimax da Silva Almeida, do Escritório Diretivo de Projetos Estratégicos.

Hoje deputada federal eleita, Virgínia, mesmo sem ocupar oficialmente cargo no Executivo, era quem ditava as regras da área social durante a gestão do marido, ex-governador e senador eleito Mauro Mendes.

Pivetta determinou também exonerações em bloco na Educação e em outras pastas.

O Palácio Paiaguás alega que essas mudanças são "normais", primeiro, porque muitos cargos vão deixar de existir e, segundo, fazem parte da reorganização da estrutura da máquina. A ideia do governador é de iniciar a nova etapa do governo, a partir de janeiro, num ano em que o orçamento será de R$ 46 bilhões, com a reforma implantada.

Comentários (9)
Cesinha 03/11/2026 22:57
positivo
7
negativo
1

O dono da UCAMB até que enfim saiu do governo!!! Vai tomar sua associação de novo?

Missionária Creise 03/11/2026 19:02
positivo
6
negativo
6

Só acho que os governos só beneficiam a elite, só exoneram quem é do povo, se fosse da elite não seriam exonerados, mas o povo só gosta de votar em candidatos ricos pensando que podem fazer algo por eles, porque será?

Martinho Marques 03/11/2026 18:49
positivo
7
negativo
0

Esses exonerados da Secretaria de Assistencia Social, amigos e cabos eleitorais de nova Deputada Viriginia Mendes , podem ficar tranquilos pois a partir de fevereiro estarão contratados pelo Gabinete dela na Camara dos Deputados, que tem uma cota para contratar até 60 funcionários em Brasilia e no Escritório de Cuiabá. Beleza

CPA 03/11/2026 15:06
positivo
7
negativo
2

Parabéns! Esses daí usam o movimento comunitário em benefício próprio…

LUIZ BARBOSA 03/11/2026 13:43
positivo
7
negativo
1

Esse só sabia fazer festa com sacolão. Totalmente inoperante.

Sérgio Presidente 03/11/2026 12:20
positivo
5
negativo
2

Afilhado? Pq voto não tem, foi testado nas urnas em 2024, teve uma votação péssima.

Xomano 03/11/2026 12:12
positivo
4
negativo
1

bem feito vota nele kkkkk este cara nunca me enganou

Mauro 03/11/2026 11:07
positivo
7
negativo
0

Na SES tem que passar um pente fino,,,, muito cargo comissionado e pouca efetividade.... muitos apadrinhados políticos....

Roberto 03/11/2026 10:09
positivo
9
negativo
0

SEJUS também tem muitos pra exonerar e acabar com o cargo, é muito chefe, coordenador e gerente, sem necessidade nenhuma, simplesmente pra gastar dinheiro público, se fosse numa empresa privada, bastava o secretário e um diretor.

REFLEXO DAS URNAS
Um dos novatos, Léo chega à AL com votação expressiva onde foi vereador e prefeito

2026-11-02 18:04:00

leo bortolin votacao blog do romilson

Léo Bortolin, deputado estadual eleito com 51.040 votos

Um dos seis "novatos" a conquistar mandato na Assembleia Legislativa, Léo Bortolin (MDB) se elegeu com quase 50% dos votos de Primavera do Leste, onde mora, foi assessor na Câmara Municipal, vereador por duas vezes e depois prefeito de dois mandatos.

Dos 51.040 que garantiram sua eleição, 21.948 foram de eleitores primaverenses. Ex-presidente da AMM, Léo conquistou mais de mil votos em outros quatro municípios: Poxoréu (1.388), Cuiabá (1.512), Várzea Grande (2.088) e Paranatinga (3.564).

Das 142 cidades mato-grossenses, o emedebista só não obteve voto em uma: União do Sul.

No geral, Léo foi o nono mais votado em todo o Estado. Ficou atrás de João José, Beto Dois a Um, Ulysses Moraes, Dilmar Dal Bosco, Samantha Íris, Gilberto Cattani, Lúdio Cabral e Max Russi.

Comentários (0)