Previsão do tempo ??°C Cidade

CIDADES Quarta-feira, 25 de Julho de 2018, 15:17 - A | A

Quarta-feira, 25 de Julho de 2018, 15h:17 - A | A

Ex-promessa do Santos, jogador de MT diz que sofreu tentativa de assédio em clube

Vinícius Lemos

Facebook

Jean Chera

 Jean Chera é de Vera, no interior de MT, e tentou carreira no futebol, no Santos

O jogador mato-grossense Jean Chera afirma que foi alvo de assédio sexual no período em que esteve na base do Santos Futebol Clube. Ele relatou o caso no perfil do Instagram, na noite de segunda (23).

Jean é nascido em Vera (a 480 km de Cuiabá) e chegou a ser considerado uma das promessas do futebol. No Santos, durante a adolescência, chegou a jogar junto com Neymar. Os dois eram classificados como o futuro do esporte no Brasil. Enquanto o companheiro faz sucesso mundialmente, Chera abandonou os campos recentemente e afirma ter se frustrado com a carreira.

No Instagram, ele respondia a perguntas dos seguidores quando comentou sobre a suposta tentativa de assédio sexual. O jogador foi questionado se considera que jogou o suficiente no Santos, time no qual atuou até 2011. A pergunta foi seguida de xingamentos. Em resposta, Chera afirmou ter vivido, no time, tudo o que tinha para viver.

“Naquela época pouco se falava sobre esse tema”

Jean Chera

Em seguida, ele comentou sobre a suposta tentativa de abuso. "Até tentativa de assédio sexual já sofri na base do Santos", declarou.

Pouco depois, ele foi questionado se tinha provas sobre o assédio. Em resposta, Chera respondeu que a maior prova que possui é a sua consciência. Ele disse ainda que um treinador chegou a ser mandado embora na época e, em seguida, teriam aparecido outros casos. "Porém naquela época pouco se falava sobre esse tema", acrescentou. Ele não deu mais detalhes sobre o tema.

Em resposta, encaminhada ao site Globo Esporte, o Santos afirmou que foi surpreendido com as declarações de Chera. O clube declarou que a atual gestão não tinha conhecimento sobre o caso ou sobre denúncias referentes ao suposto assédio.

“O Santos FC faz questão de se colocar à disposição do atleta e da família para todo amparo necessário”

Trecho de nota do Santos

"O Santos FC faz questão de se colocar à disposição do atleta e da família para todo amparo necessário, além de possível denúncia e elucidação do lamentável fato tornado público", afirmou o comunicado do clube.

Conforme o site Globo Esporte, Chera chegou ao Santos aos 12 anos. Ele deixou o time anos depois, em razão de atritos com a diretoria, que teriam atrapalhado o seu desenvolvimento. Ele nunca chegou a atuar profissionalmente no clube.

Logo que deixou o Santos, Chera rodou por Genoa, Flamengo, Atlético-PR, Cruzeiro, Oeste, Universitatea Craiova, da Romênia, Paniliakos, da Grécia, Buelna, da Espanha, Cuiabá, Santos B, Portuguesa Santista e Sinop. Atualmente, está sem clube.

Outros casos

Conforme o Globo Esporte, neste ano o Santos viveu um escândalo com revelações de acusações de abuso sexual. Um ex-jogador, chamado Ruan Petrick, acusou Ricardo Crivelli, o Lica, de abuso. O caso, segundo a denúncia, aconteceu em 2010, quando o menino tinha dez anos.

Lica foi olheiro do Santos e este ano exercia cargo de coordenação das categorias de base do clube – foi afastado da função em abril, após a acusação de Ruan Petrick. Ele também foi sócio do presidente do Santos, José Carlos Peres, em uma empresa focada em agenciamento de jogadores, mas a parceria foi desfeita quando os casos vieram à tona.

Em maio, um jogador que não quis se identificar revelou ao Esporte Espetacular que também foi vítima de Lica, quando tinha 13 anos.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br