Cidades

Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2019, 17h:10 | Atualizado: 11/10/2019, 17h:19

vaticano

Mártir João Burnier, assassinado em MT, é venerado no Sínodo da Amazônia - vídeo

Divulgação

Jo�o Burnier

O mártir João Burnier, assassinado em Ribeirão Cascalheira, em 1976

O mártir João Burnier, assassinado em Ribeirão Cascalheira (a 890 km de Cuiabá) em 1976, foi homenageado pela delegação de Mato Grosso presente no Sínodo da Amazônia, que acontece no Vaticano, até 27 de outubro. O Papa Francisco convocou cardeais e bispos do mundo todo para discutir o cuidado com a natureza. 

“Ribeirão Bonito, cruz do Padre João, Alta Cascalheira, gente do sertão, o suor e o sangue, fecundando o chão”, diz trecho da canção entoada pelos religiosos.

Jesuíta, João Burnier foi morto no dia 11 de outubro de 1976 por policiais em Ribeirão Cascalheira, na época chamada de Ribeirão Bonito. O padre estava visitando a cadeia junto a outros padres e o bispo Dom Pedro Casaldáliga, quando foi baleado ao interceder em favor de duas mulheres presas que estavam sendo torturadas. 

Segundo relato histório de Dom Pedro Casaldáliga, as mulheres eram ameaçadas com um caititu bravo que poderia despedaçá-las. O assassino foi o soldado Ezy Ramalho Feitosa, que lhe deu um soco, uma coronhada e um tiro. Seu corpo permanece sepultado no seminário menor, Jesus o Bom Pastor, em Diamantino.

Com 33 anos de atraso, o Governo Federal admitiu, no início de dezembro de 2009, através do trabalho da Comissão da Verdade, que o assassinato do Padre Burnier foi provocado pela ditadura militar. O reconhecimento oficial da culpa do Estado na morte repara um erro histórico e abre caminho para a indenização dos familiares de Burnier, já considerado mártir pela Igreja Católica.

Durante o Sínodo da Amazônia, o Papa Francisco também vai canonizar a Irmã Dulce. A baiana, que se dedicou a obras de caridade em Salvador, morreu em 1992, aos 77 anos, e será a 37ª santa brasileira - a primeira nascida no Brasil.

Comitiva

A comitiva de bispos de Mato Grosso é liderada pelo Bispo da Diocese de Sinop, Dom Canísio Klaus, presidente da Regional Oeste 2. Os demais integrantes são  Dom Juventino Kestering (Diocese de RondonópolisGuiratinga),  Dom Derek John Christopher Byrne (Diocese de Primavera do LesteParanatinga), Dom Neri José Tondello (Diocese de Juína), Dom Vital Chitolina (Diocese de Diamantino), Dom Jacy Diniz Rocha (Diocese de São Luiz de Cáceres),  Dom Protogenes José Luft (Diocese de Barra do Garças) e Dom Milton Antônio dos Santos (Arquidiocese de Cuiabá). Outros religiosos do Estado acompanham os bispos.

 

 

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • lecindo pedro da silva | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 21h46
    0
    0

    Padre João Bosco Burnier assim que era chamado eu com apenas 10 anos mas as lembranças ficaram marcadas e fui uma semana muito triste para os Diamantinense naquela época, me lembro muito bem.

  • Aloir Pacini sJ | Sábado, 12 de Outubro de 2019, 00h28
    2
    0

    Dom Vital de Diamantino chorou nesta oração ao lembrar da dedicação do Padre João Bosco Burnier aos povos indígenas e os testemunhos que ouve em sua diocese a este respeito por onde passa.

Matéria(s) relacionada(s):

Misael nem espera janela e sai do PSB

misael partido 400 curtinha   Misael Galvão (foto), presidente da Câmara de Cuiabá, nem esperou chegar a janela partidária de março para oficializar a saída do PSB, onde esteve filiado por três anos. Para não colocar o mandato em risco, o parlamentar consultou a Justiça Eleitoral e obteve...

TCE-MT aprova e elogia gestão Binotti

binotti 400 curtinha   O conselheiro interino do TCE, Isaías Lopes, rasgou elogios ao primeiro ano de mandato do prefeito e empresário Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Relator das contas do exercício de 2018 da prefeitura, com aprovação unânime pelo Pleno, Isaías destacou que os resultados...

Primavera fará 4 intervenções na BR

leonardo 400 curtinha   Com recursos próprios, a Prefeitura de Primavera do Leste fará quatro intervenções na BR-070, no perímetro urbano, com readaptação e construção de trevos para ajustar o trânsito a uma nova e moderna realidade do município com quase 100 mil...

Vice do DEM-Cuiabá elogia gestão EP

joao celestino 400 curtinha   O advogado João Celestino (foto), vice-presidente da comissão provisória do DEM de Cuiabá e ligado ao senador Jayme Campos, se mostra simpático à gestão Emanuel Pinheiro, do MDB. Aliás, na segunda, Celestino fez uma visita ao prefeito e elogiou a...

Prefeito Beto faz mistério sobre apoio

beto farias 400 curtinha   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (foto), que está no segundo mandato e com a popularidade em alta, não revela quem apoiará para a disputa à sucessão, nem para aqueles aliados mais próximos. Quando perguntado, o emedebista costuma dizer que não está...

Filho de ex-prefeito, enfim, é cassado

thomaz 400 curtinha   Quase dois anos depois de cassado, enfim, o vereador tucano de Chapada dos Guimarães, Thomas Jefferson Xavier (foto), deixa efetivamente o cargo. O juiz Ramon Fagundes Botelho, da 34ª Zona Eleitoral, determinou, em decisão da última quinta (7), que a presidência da Câmara convoque de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.