O ex-número 2 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Lacerda revelou que não vai apoiar o presidente da República Lula (PT) no projeto de reeleição. Pré-candidato a deputado federal pelo PSD, decidiu seguir a orientação do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, em favor do ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado, um dos principais críticos do governo petista, que colocou o nome à disposição para a corrida presidencial.
Em visita à sede do
para entrevista ao Rdtv Cast, o ex-secretário executivo do Mapa e aliado direto do senador Carlos Fávaro, que comandou a pasta na gestão petista, defendeu que seu apoio a Caiado não representa nenhum tipo de contradição, embora tenha atuado na gestão do presidente Lula. Irajá Lacerda esteve na equipe de Lula desde 2023 até abril deste ano quando se desincompatibilizou do cargo para disputar a eleição de outubro.
"Não sabemos quem estará no segundo turno, vamos trabalhar no primeiro turno para que o nosso presidente Ronaldo Caiado esteja no segundo turno. Iremos acompanhar 100% a orientação do meu presidente nacional, Gilberto Kassab", declarou.
Questionado se não haveria contradição no posicionamento, já que sua campanha a deputado federal deve elementos da sua passagem pelo Mapa, como a abertura de mercado ao agro brasileiro, que somaram 555, Irajá Lacerda argumentou que mesmo fazendo parte da gestão, nem sempre concordou 100% com Lula. Como exemplo, citou a oposição às demarcações de novas terras indígenas em Mato Grosso.
"Não significa que eu não ache que o Governo Lula acertou muito, não significa que eu não vou defender os acertos do governo do presidente Lula. Quando estávamos ocupando o cargo de secretário executivo e às vezes como ministro, nenhum dos nossos posicionamentos foram voltados 100% ao governo", disparou, sinalizando ter autonomia e legitimidade para também apoiar os interesses do seu partido neste cenário eleitoral.
A posição de Irajá é divergente de outra ala do PSD no estado, liderada por Fávaro. Ele apoiará Lula e também receberá apoio da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, para o Senado Federal. Esse bloco também receberá apoio à pré-candidatura da médica Natasha Slhessarenko (PSD), ao Governo de Mato Grosso, dentro do palanque alinhado ao presidente Lula.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse








Wagner 11/07/2026
O Bandido que temos como candidato , é o ; Pai tá preso , filho foragido , outro ninguém quer em S.Catarina , outro irmão namora o primo , a madrasta tá solta cozinha prá fora , briga com a família toda , principalmente com o candidato . Este candidato trai o próprio País, pede Intervenção Militar a outro País, e pede Taxação aos nossos Empresários , Bancos e Produtores Rurais . Envolvido a té o pescoço com a Bandidagem do Rio e comandou até estacinamentos de Hospitais , verbas e contratações em toda rede hospitalar no Rio de Janeiro , condecorou Milicianos , o Pai mora ao lado deles em um Condomínio ...ufa , tem mais depois eu conto muito mais ,
Aldair 10/07/2026
João j, como você é imbecil! A respeito, Lula é muito menos bandido e larápio que você. Entendeu? Ou precisa desenhar?
ROBSON 10/07/2026
Muita gente já sabia quem era essa fulano, é um extrema direita disfarçado, confirmado após esse apoio ao Ronaldo Caiado, um dos piores políticos do Brasil. Ainda bem o presidente Lula não precisa desse fulano para ser reeleito.
Mauro 10/07/2026
Até "ontem" estava usufruindo das benesses do Atual Governo Federal, e simplesmente acorda e muda de lado, é no mínimo sem coerência, não tem lado, é o poder pelo poder, ou só é sem vergonha na cara mesmo, ficou ridículo essa atitude dele, não é de confiança de nenhum dos dois lados.
Bob 10/07/2026
Porcaria, cospe no prato que comeu. Politicamente nunca foi nada, está fadado ao ostracismo igual ao pai.
cnparecis@hotmail.com 10/07/2026
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Luiz Barbosa 10/07/2026
Mais um ZÉ RUELA traidor, não tem voto nem moral para falar nada do LULA.
Francis 10/07/2026
Irajá está certo. Votei e pedi votos para ele na eleição passada. Assim como eu, muitos não votariam mais devido ao rumo que ele tomou em juntar-se ao Fávaro, Lula, et caterva. Poderá reconquistar seus votos em Mato Grosso.
amarildo 10/07/2026
ESSE MARAJÁ SÓ TEM O VOTO DELE.....QUAL A DIFERENÇA APOIAR O NOSSO LULA E O CALHARDO??? VÁ E NÃO VOLTE ......NOSSOS TETRA....
JOAO J 10/07/2026
GENTE SEM DEMAGOGIA...TEMOS TANTOS NOME A CANDIDATOS A PRESIDENTE DA REPUBLICA...TEM PESSOAS ILUDIDO COM ESSE BANDODO DE LULA....VAMOS ACORDAR BRASIL...INDEPENDENTE DE A OU B...CGEDA DESSE LARAPIO
Tonhao Pedregal 10/07/2026
Esse Marajá Lacerda é um dos seres mais abomináveis da política, o cara foi \"vice\" ministro da agricultura e vem dizer que não concordava 100% com o Lula, cada uma que escutamos, usou o pai Lula (ministério da agricultura) para se promover, agora é contra. Cada uma, vamos prestar atenção nesse moço e quem esta com ele, pois são todos farinha do mesmo saco. Marajá, nesse ano faça as contas da camapanha direito, para não ficar sem pagar a turm,a como na outra eleição.
11 comentários