O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) formou maioria para demitir a juíza Tatiana dos Santos Batista, da Comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade, durante sessão administrativa na tarde dessa quinta-feira (23). Ela respondia a sindicância aberta pela Corregedoria-Geral de Justiça, sob o desembargador José Luiz Leite Lindote.
Apesar da maioria formada, o julgamento ainda não foi concluído em razão de pedido de vista. A sessão deve ser retomada apenas no próximo mês. Após o fim do julgamento, ela deve perder o cargo, mas poderá recorrer.
Tatiana dos Santos Batista foi afastada em junho do ano passado, também pelo Órgão Especial do TJMT. Como informado pelo
, a magistrada foi alvo de sindicância da Corregedoria-Geral por supostas irregularidades operacionais na tramitação de processos, como despachos genéricos.
Além disso, também foi investigada por passar a maior parte do tempo fora de Mato Grosso, sem autorização do TJMT. Conforme os autos, em uma das ocasiões, ficou mais de 50 dias sem comparecer à comarca. Conforme o relatório, foram constatadas anomalias em procedimentos. “Isso porque, a análise realizada revelou a existência de irregularidades procedimentais e operacionais na tramitação dos processos, que ensejam apuração mais aprofundada”, diz trecho.
Entre as anomalias, estão: despachos genéricos e sem o devido impulsionamento efetivo do processo, o popular “despacho balão”. “Trata-se da infeliz prática de ‘despacho balão’ para burlar conclusões dos cem dias e impedir a entrega da prestação jurisdicional”, consta no relatório.
Além disso, a correição também verificou expressivo volume de processos pendentes na unidade – mais de 2 mil, dos quais aproximadamente 1.347 ainda se encontram na fase de conhecimento.
Além das questões com os processos, houveram conversas de que a juiza não permanece na Comarca de Vila Bela. “Inclusive com relatos, segundos os quais, permanece a maior parte do tempo fora desta Unidade da Federação, sem, aparentemente, qualquer autorização do Tribunal de Justiça”.
“Tais inconsistências demonstram falhas na gestão da Unidade, no cumprimento de determinações normativas e dos deveres funcionais previstos no Código de Ética da Magistratura Nacional”, completa.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse








OTÁVIO HENRIQUE 29/04/2026
O ESTADO DE MATO GROSSO, POSSUI UM JUDICIARIO QUE CARECE DE COMPETENCIA. INCLUSIVE TENHO AÇÕES CONTRA O ESTADO DE MATO GROSSO, ANTE A LEILÃO DE VEICULO COM PLACA DUBLE ORIUNDA DE PROPRIO FORO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO, OU SEJA, O JUDICIARIO DE MATO GROSSO PRECISA EVOLUIR MUITO PARA UMA EFICIENCIA JURIDICA E ATIVIDADE PRESTACIONAL A SOCIEDADE.
Marcos Cesar Luz Alves 28/04/2026
O bom do juízo final é que o julgador será Jesus Cristo.
Eduardo de Morais Silva 27/04/2026
Na minha opinião tamos lascado na política e no judiciário tá todo mundo corrupto tenho uma causa na 11primeira vara civil onde comprovei que outra parte estava cobrando valores sem eu dever e mesmo tá lá até agora parado sem movimentação aqui e Brasil manda quem pode obedecer quem tem juízo kkkk
THAYANE PEREIRA RABELO 25/04/2026
A maioria desse juízo deveriam ser investigados por negligência eles aceita acusações falsas sem precisar de provas não tem interesse em saber se a pessoa está falando a verdade ou está mentindo prejudicam as vidas das pessoas e crianças cada dia que passa eles só prova que eles gostam de ficar do lado errado e ainda fazem afirmações descabíveis não dão direito das pessoas cê defenderem. A pergunta é quem é o mais culpado o mandante ou executor
Kesia Kiss Nunes 24/04/2026
Será que o racismo não está impactando na decisão? Morosidade na entrega jurisdicional e despacho genérico tem aos montes no judiciário e nunca ouvi falar em demissão de magistrados de tez branca em razão disso. Por que uma medida tão enérgica contra uma mulher negra? Se fosse um homem branco teria o mesmo desfecho? Precisamos refletir...
Valmir Luiz de brito brito Brito 24/04/2026
Brasil país das falcatruas Tanta corrupção ninguém tem compromisso com nada.e o povo aceita esses e essas canalhas aí.brasil j virou um bostil
cuiabano 24/04/2026
Demitir nada. Vão é dar aposentadoria compulsória vitalícia. A justiça é boazinha com o s pares, a senhorinha que não fazer a prova de vida do INSS, por estar doente, essa vai perder a aposentadoria.
Wilson 24/04/2026
tem que ser demitida e ressarcir o estado pelas faltas
JOAO J 24/04/2026
DEMITIR POR FALTA...TEM Q DEMITIR TBEM...OS JUIZES E MINSTROS QUE ROUBAM TBEM,,,INCLUINDO MINISTROS DO STF
9 comentários