Judiciário

Sábado, 04 de Julho de 2020, 21h:03 | Atualizado: 06/07/2020, 14h:04

IMAGEM COMPROMETEDORA

Vídeo mostra Teis descendo escadas para descartar cheques no lixo e o flagra da PF

Reprodução

Waldir Teis

Imagem da câmera de segurança do Edifício Maruanã mostra conselheiro afastado Waldir Teis sendo abordado por policial, após descartar cheques

Imagens do circuito interno de segurança do Edifício Maruanã, em Cuiabá, monstram o momento em que o conselheiro afastado do Tribunal de Contas (TCE-MT), Waldir Teis, é seguido por um policial federal e flagrado descartando mais de R$ 450 mil em folhas de cheque em uma lixeira. O vídeo foi enviado para o na noite deste sábado (4).

Preso desde quarta (1º), Teis foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), por embaraço à investigação de infração penal, no âmbito da Operação Gerion (16ª fase da Operação Ararath), deflagrada dia 17 de junho.

O escritório de Teis foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão. Às 8h40, conforme as câmeras internas do prédio, o conselheiro sai da sala e começa a descer as escadarias em velocidade moderada. Atrás dele, um agente da PF o segue.

Teis desce alguns lances de escada e ao chegar em determinado andar tira rapidamente do bolso os talões de cheque. Enquanto ainda tentava jogar os papeis no lixo, o conselheiro afastado é abordado pelo policial, que tira fotos e apreende a lixeira com os talões dentro. Toda a ação demora mais de 3 minutos.

Segundo o MPF, só não houve prisão em flagrante porque o conselheiro tem imunidade que restringe prisão quando se tratar de crime afiançável, semelhante ao que acontece com magistrados.

Conforme a defesa do conselheiro, representada pelo advogado Diógenes Curado, Teis foi à sede da PF no dia seguinte da operação e prestou esclarecimentos. De acordo o defensor, os cheques em questão pertenciam a um genro do conselheiro. A ação desesperada teria ocorrido porque “a família vem sofrendo muito desde o afastamento” de Teis do cargo de conselheiro e ele teria ficado “nervoso e desesperado por conta disso”. Os cheques não teriam relação com quaisquer ilícitos.

O pedido de prisão preventiva teria sido feito pela PF e pelo MPF antes do depoimento, em que explicou a situação dos cheques, segundo a defesa de Teis. O advogado informou que deve entrar com um habeas corpus para tentar reverter a decisão do ministro do STJ Raul Araújo.

16ª fase da Ararath

Na Operação Gerion, o MPF e a PF buscaram reunir provas para comprovar suspeita de que conselheiros afastados do TCE-MT e pessoas próximas teriam comprado imóveis e empresas para ocultar o recebimento de propina do ex-governador Silval Barbosa (sem partido).

Na petição enviada ao STJ (que autorizou os mandados), a subprocuradora-geral da República Lindôra Araujo descreve a atuação dos próprios conselheiros e de pessoas ligadas a eles em um esquema complexo que inclui dezenas de operações comerciais financeiras. É o caso de compra de imóveis e empresas como um motel, que teria como sócio um dos conselheiros investigados, e um buffet. No documento, a autora destaca que, embora, parte dos investigados já tenha sido alvo de medidas cautelares, as novas buscas são necessárias para o esclarecimento completo do esquema criminoso.

A investigação envolve os cinco conselheiros afastados: José Carlos Novelli, Sérgio Ricardo, Antonio Joaquim, Valter Albano e Teis.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • Eleitor | Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 06h25
    6
    0

    Concordo com o Mario , porque estes sujeitos chegam aqui em Mato Grosso sem nada na bagagem e como professores de Deus, se aproxima dos políticos e em dois tempos estão milionários e termina assim acossados pela Policia Federal. Acho que deveria ter uma lei que um sujeito desse que deveria zelar pelos recursos públicos e age com desvio de conduta deveria ser expulso do nosso Estado. E, isso é porque o chefão dele dizia esta na palma da mão esta mão de quem sabe, agora o povo esta vendo o que eles sabem!!!!Cadeia nessa turma e em qualquer um que desviar recursos públicos.

  • Que feio... | Domingo, 05 de Julho de 2020, 22h45
    15
    0

    Vamos ver se esse aí ficará preso... Pq umas imagens de dinheiro no Paletó acabou em pizza!!!

  • marcos cesar | Domingo, 05 de Julho de 2020, 20h47
    8
    0

    tem mais gente pra ir junto

  • joaoderondonopolis | Domingo, 05 de Julho de 2020, 19h03
    7
    0

    Que situação difícil, o que falar para a família? Estas imagens jamais a população esquecerá. E os filhos perante aos amigos? E quem indicou para o TCE deve estar morrendo de vergonha.

  • Mário Figueiredo | Domingo, 05 de Julho de 2020, 15h47
    12
    0

    Vagabundo desse chega em MT com uma mão na frente e outra atras, recebe todas oportunidades do mundo e como agradecimento crava a faca nas costas do povo de MT!.......vaia acabar em samba!

  • joao | Domingo, 05 de Julho de 2020, 15h37
    7
    0

    Quem deve estar com a cara no chão de vergonha, é quem indicou para o TCE.

  • O atalaia | Domingo, 05 de Julho de 2020, 15h34
    8
    0

    Essa descida de escadaria do prédio demonstra a culpabilidade do conselheiro, alem de denotar sua confiança na existência de um protetor poderoso que garante sua atitude criminosa. Isso é uma vergonha!...

  • Crítico | Domingo, 05 de Julho de 2020, 12h03
    10
    0

    Parabéns a PF Parabéns ao STJ

  • Servidores públicos | Domingo, 05 de Julho de 2020, 09h48
    13
    0

    Valdir Teis só tinha cara de Santo, o policial foi mais esperto do que ele, agora o advogado dele dizendo que é da terceira idade e está doente, mais quando desviou o nosso dinheiro público não pensou nisso? Agora é cadeia mesmo, aguarde os outros seus amigos conselheiros afastados irão fazer companhia para vc em breve, temos que acabar de vez com tanta corrupção neste órgão fiscalizador e no estado de MT

  • Os Matogrossenses | Domingo, 05 de Julho de 2020, 09h38
    13
    0

    Parabéns a esse policial que flagrou este Conselheiro, que vergonhoso um Conselheiro do TCE ter essa atitude, a que ponto chegamos Mato Grosso? Agora não tem mais volta para o TCE, vai perder o cargo e não vai conseguir se aposentar, só assim ele e outros conselheiros afastados irão aprender

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

Contrato em VG sob irregularidades

jaqueline jacobsen curtinha 400   O TCE mandou a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, suspender qualquer pagamento à empresa Lidyfarma Comércio de Produtos Farmacêuticos referente a um contrato sem licitação para compra de 50 mil comprimidos de Azitromincina 500 mg para combate ao coronavírus....

Fabio deve mesmo tentar prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   O DEM do governador Mauro aposta todas as fichas na candidatura do empresário Fábio Garcia (foto) a prefeito de Cuiabá. Até sexta ele deve responder "sim" ao partido. Fabinho, como é conhecido, é um dos integrantes do núcleo de confiança do governador. Inclusive foi...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.