Previsão do tempo ??°C Cidade

Legislativo Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2015, 16:33 - A | A

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2015, 16h:33 - A | A

Por 10 a 7, contas de ex-governador Silval são aprovadas na Assembleia

Eduarda Fernandes e Jacques Gosch

Mário Okamura

contas_silval 

Após muito bate-boca e cobrança de voto aberto. As contas do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), referente ao exercício de 2014, foram aprovadas pelos parlamentares.

O placar foi de 10 a 7, em votação secreta. Contudo, 6 dos que votaram pela reprovação das contas declararam o voto.

Entre os que afirmaram ter se posicionado contrários ao peemedebista estão o líder do Governo Wilson Santos (PSDB), Zé do Pátio (Solidariedade), Pery Taborelli (PV), Zeca Viana (PDT), Leonardo Albuquerque (PDT) e Oscar Bezerra (PSB) - veja no quadro.

Eduardo Botelho (PSB), não declarou seu voto, mas sabe-se que ele votou contra, pois já havia se manifestado contrariamente na Comissão de Orçamento nesta manhã (18). A Comissão, por sua vez, emitiu parecer favorável a aprovação das contas de Silval.

Ao todo, 17 deputados estaduais estavam presentes na sessão. Além dos já citados, estavam Max Russi (PSB), Gilmar Fabris (PSD), Pedro Satélite (PSD), Saturnino Masson (PSDB), Emanuel Pinheiro (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Mauro Savi (PR).

Polêmica

Durante a sessão, Taborelli chamou Silval de “corrupto” e “ladrão” e disse que as contas do ex-governador estão “bichadas” e “fraudulentas”. Destacou ainda que jamais aprovaria “essa aberração”. O deputado Zé do Pátio avaliou que, com a aprovação das contas, os deputados que votaram favoráveis perderam autoridade para fazer qualquer crítica contra Pedro Taques (PSDB), atual governador.

Já o deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que foi líder do governo Silval durante a maior parte do mandato, agradeceu a Comissão pelo parecer favorável e disse que o parecer do Tribunal de Contas demonstrava que Silval cumpriu todos os ditames constitucionais. Antes da votação ter início, Romoaldo pediu para os deputados aprovarem as contas do ex-governador.

Por fim, o presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB) fez questão de dizer que espera que, em breve, não exista mais o "voto secreto" no Parlamento. Com a decisão, o Parlamento endossa o parecer do TCE, que também foi pela regularidade do balancete.

Comissão

Pela manhã, por 3 a 2, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária emitiu parecer favorável às contas de Silval, seguindo mesmo posicionamento do TCE.

Wagner Ramos (PR), relator, emitiu parecer favorável ao balancete do peemedebista, assim como os correligionários de Silval, Silvano do Amaral e Baiano Filho. Botelho e Pátio votaram contra.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

MAURO FIGUEIREDO 20/12/2015

O QUE O SILVAL FEZ POR CUIABÁ E VÁRZEA, NENHUM PREFEITO, NEM EM 30 ANOS FARIA. ACONTECE QUE TEM MUITA PROPAGANDA CONTRA. SE ELE COMETEU ERROS TEM QUE PAGAR E A JUSTIÇA CUIDA DISSO. AGORA SE O TCE E OS DEPUTADOS APROVARAM AS CONTAS DELE É PQ MERECIA A APROVAÇÃO. OU VC ACHA QUE TANTO O TCE E ASSEMBLÉIA ESTADUAL COMETERIAM O MESMO ERRO? OU VC ACHA QUE PROPAGANDA CONTRA É QUE TEM RAZÃO?

positivo
0
negativo
0

Carlos 19/12/2015

Gostaria de saber como funciona um parecer do tribunal de contas de mt, onde inicia e por quem incia, a parte intermediária quem faz, e se o técnico que redigiu o texto é contrariado pelo parecer final apresentado a al mt na sua conclusão pelo conselheiro, que é indicado politicamente e nem sempre tem o perfil técnico necessário para o caso, sem discutir a altas regalias que este último tem.

positivo
0
negativo
0

jose alves 18/12/2015

não entendo como aprovar as contas do silval com tanto rolo que teve no governo dele escandalos atraz de escandalhos é preciso verificar melhor essa parada ai.

positivo
0
negativo
0

mteus 18/12/2015

Justiça foi feita. O que Silval Barbosa já fez por Cuiabá merece ter suas contas aprovadas. Cara., eu até não entendo como pode um governar ter feita tanta obra gigantesca dentro de Cuiabá, e continua preso. Eu quero fazer uma comparação entre o Pedro Taques e o Silval sim que Pedro virar ex-governador. Quero comparar qual dos dois fez mais obra dentro de Cuiabá. É lógicos que ela, por estarem paralisadas apedido da atual gestão para fazer auditorias, ha um ano, necessitará de reparas pelo atua gestão. Obra lançadas nos dois ultimo ando do mandato do governo do Silval que não deu tempo para terminar dentro do mandato.

positivo
0
negativo
0

Tobias de Aguiar 18/12/2015

VERGONHA; PARLAMENTO MANCHADO DE IMORALIDADE: Max Russi (PSB), Gilmar Fabris (PSD), Pedro Satélite (PSD), Saturnino Masson (PSDB), Emanuel Pinheiro (PSB), Mauro Savi (PR), Zé do Pátio, Wagner Ramos , Silvano do Amaral ,Baiano Filho, Romoaldo Júnior (PMDB) E Botelho. NÃO VAMOS NOS ESQUECER DESTES NOMES!!!!!!

positivo
0
negativo
0

odenir ferreira 18/12/2015

Esses deputados que votaram a favor da aprovação das contas do Silval,"é a mais fina CORJA de CORRUPTOS"!Inclusive o Max Russel;esse se vcs levantarem a vida dele como prefeito de Jaciara,vai descobrir 'coisas do arco-da-véia'!

positivo
0
negativo
0

odenir ferreira 18/12/2015

É lamentável;essa Assembléia Legislativa e o Tribunal de Contas são o maior exemplo do que não se pode confiar.Por isso que,os Estados,o País nada vai pra frente!No BRASIL está "decretada a falência da administração pública"!

positivo
0
negativo
0

7 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br