O ex-governador de Mato Grosso e candidato ao Senado Mauro Mendes (UB) é um dos alvos da operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quinta-feira (06), para apurar supostas irregularidades envolvendo o acordo celebrado pelo governo e a empresa de telefonia Oi. Ao total, são 25 mandados judiciais.
Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão e medidas cautelares no âmbito da Operação Heritage, que apura a suposta prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, peculato, lavagem de dinheiro e uso indevido de informação privilegiada.
Os policiais estiveram na residência do ex-governador em um condomínio de luxo, na Capital. Procurada, a assessoria de Mauro informou que deverá se pronunciar em breve.
Além da casa de Mauro, agentes cumprem ordens na sede da Procuradoria Geral do Estado, que fez o acordo judicial; e em um escritório que fica em edifício na Avenida do CPA.
Caso
As investigações, após denúncia formulada pelo ex-governador Pedro Taques, tiveram origem na análise de um acordo celebrado entre o estado de Mato Grosso e empresa privada de telefonia, a Oi, envolvendo a restituição de valores decorrentes de disputa tributária.
Há indícios de que a operação financeira tenha sido utilizada para viabilizar o desvio de recursos públicos superiores a R$ 308 milhões, mediante a utilização de estrutura financeira composta por fundos de investimento em cascata e pessoas jurídicas interpostas, com o objetivo de ocultar e de dissimular a origem, a movimentação e a destinação dos recursos.
Os fatos investigados podem caracterizar, em tese, os crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e uso indevido de informação privilegiada, sem prejuízo de outras infrações penais que venham a ser identificadas ao longo da investigação.
*O
errou. Inicialmente, a informação era de que havia sido cumprida ordem de busca e apreensão na residência de Mauro, mas, em verdade, agentes estiveram no local para confiscar o passaporte do ex-governador. A matéria foi retificada às 14h57 do dia 06/08/2026.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse









Ze da juquira 06/08/2026
Nossaaaa ,nao acreditooooo. Mauro Mendes o paladino da moral o rei dos reis o homem de familia ,ilibada ,homem tradicional que concertou MT kkkk Ja pensou Maurinho se a PF resolver mexer nas obras da BR163 no emprestimo de 5 bilhoes que vc fez e deixou para nos a conta . E reizinho vc usou e abusou dos mais pobres humilhou os Cuiabanos jogando fora o VLT prontinho para rodar e so ajudou os fazendeiros e mega empresarios , mais a conta chega ne , pode demorar mais chega reizinho, nao se preocupa nao MT tem im monte de restardado adorador do.ladrao de joias vc ainda vai ganhar , pelo menos vai ter immunidade para nao ser preso , mais pode parar de xhamar os outros de ladrao agora vc faz parte da lista
Quico 06/08/2026
VOCÊS SABIAM QUE ESSE PRECATÓRIO É FURA FILA? FOI PAGO NA HORA ENQUANTO PRECATORIOS DE 30 MIL EM DIANTE ESTÃO NA LISTA DE PAGAMENTOS (CONFORME A LEI) E TEM ESPERAR 2 (DOIS) ANOS PARA RECEBER....
Denilza Ribeiro 06/08/2026
E fiquem com o olho bem aberto pq esse pivetta é pior em dobro.....oi Mauro agora quero ver vc se explicar tem que tomar tudo oq ele roubou.
Maria do Socorro 06/08/2026
Quando vai acontecer a Operação das obras do BRT?
ELEITOR 06/08/2026
Uai o ex - Governador disse que o Pedro Taques estava mentindo é que iria processá-lo, e agora com a operação da Policia Federal parece nao restar duvida que o Pedro Taques tem razão na denúncia apresentada, porque se fosse mentira o STF não iria por a Policia Federal para perder tempo e recursos em operação. Pedro Taques voce tem o meu respeito e meu voto e de minha família porque precisamos mudar esse congresso com pessoas que contribua para moralizar esse nosso país.
Alexandre 06/08/2026
OIIIII Mauro panho
Luis barbosa 06/08/2026
TOC, TOC, TOC, CHEGOU. E AI, PANHOU OU NÃO PANHOU.
Fabio Olhar Verdadeiro 06/08/2026
Pizza, vai acabar em pizza
ELEITOR 06/08/2026
Eu sou leigo mais pelo jeito esse candidato alvo da Policia Federal é do PT né? Porque os bolsonarista acusam o povo da esquerda de serem desonestos e aqui no Estado a esquerda nunca ganhou para Governo, os bolsonaristas aqui dizem que são mais de 70% a turma do: Deus, pátria e família.
FERNANDA MORAES 06/08/2026
Acho que Panhô hein!!!
Gegê 06/08/2026
Se comprovar os crimes, que os culpados paguem caro por isso. O povo de MT merece respeito porque não é justo pagarmos os impostos mais altos do mundo para sermos surrupiados.
Augusto 06/08/2026
So safado. Quer ganhar para Senador para ter fórum privilegiado. Falava tanto que a polícia nao batia so na sua porta. Tai. Ele e Fabinho, Berimho e Cidinho. Agora vai votar nesse cara, vai com o Pivetta levar rodo o dinheiro do Estado de Mato Grosso. Mentiroso de estar com Flavio Bonsonaro la atrás era PT roxo. So mentiroso Essa turma quer pegar guarda sol com o no d da família bonsonaro. Deus tarda mas não falha..Taques para o Senado. Fora turma de ladrões, saqueadores dos cofres públicos. Essa turma vai cair cedo ou tarde. So mentira
Cuiabano 06/08/2026
Demorou. Pedro Taques é o cara.
JORGE LUIZ 06/08/2026
PEDRO TRAQUES JÁ TINHA CANTADO A MÚSICA, MAS O TRIBUNAL DE INJUSTIÇA DE MATO GROSSO MANDOU PEDRINHO MALVADEZA SE CALAR SOBRE ISSO E AGORA MAURO MENTE, PIVETA, FABIO GRACINHA E COMPANHIA COMO EXPLICAR ISSO LÁ EM CASA, UMA HORA A CASA CAI
14 comentários