Previsão do tempo ??°C Cidade

Polícia Quinta-feira, 06 de Agosto de 2026, 13:49 - A | A

Quinta-feira, 06 de Agosto de 2026, 13h:49 - A | A

"HERITAGE"

Desembargador alvo de operação da PF teve passaporte retido, diz TJMT

À época advogado, Ricardo Almeida foi um dos responsáveis pelo acordo de R$ 308 milhões celebrado entre o Governo de Mato Grosso e a operadora Oi

João Aguiar

O desembargador Ricardo Gomes de Almeida, que foi alvo da Operação Heritage deflagrada na manhã desta quinta-feira (06) pela Polícia Federal, teve apenas o passaporte retido. A informação é do próprio Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

À época advogado, Ricardo Almeida foi um dos responsáveis pelo acordo de R$ 308 milhões celebrado entre o Governo de Mato Grosso e a operadora Oi.

Reprodução

Ricardo Almeida e Mauro Mendes

 No detalhe, o desembargador Ricardo Gomes de Almeida e o ex-governador Mauro Mendes

Em nota, o TJMT esclareceu que não houve nenhum mandado cumprido na sede do Poder Judiciário Estadual. “O Poder Judiciário de Mato Grosso permanece à disposição para colaborar com as autoridades competentes, caso seja solicitado”, completa.

O caso

Além de Ricardo Almeida, como já informado pelo , o ex-governador de Mato Grosso e candidato ao Senado Mauro Mendes (UB) também foi alvo da ação. Policiais federais cumpriram estiveram na residência de Mauro, onde cumpriram medida cautelar, apreendendo o passaporte do ex-governador.

Também foram alvos da ação: o deputado federal e ex-secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia e o conselheiro Ulisses Rabaneda, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Fabio Garcia foi escolhido para concorrer como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Otaviano Pivetta (Republicanos).

Montagem

Ulisses Rabaneda, Fábio Garcia

Ulisses Rabaneda e Fábio Garcia, alvos da operação da PF

Em nota, Rabaneda esclareceu que a diligência da PF aconteceu no escritório de advocacia em que ele atuava antes de se licenciar da profissão para assumir o cargo de conselheiro do CNJ. “Importa esclarecer que sua relação com os fatos apurados decorre exclusivamente da sua atuação como advogado, em período anterior ao ingresso no CNJ”.

Polícia Federal também esteve na sede da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que diz confiar na PF e que o caso será esclarecido. Conforme apurou o , os agentes teriam recolhido documentos em uma sala utilizada por um familiar de Fábio Garcia. A reportagem tentou contato com a assessoria do deputado, mas ainda não obteve posicionamento.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Operação Heritage, PGE, Polícia Federal

Ao todo, foram expedidas 25 ordens judiciais, autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

Segundo a Folha de S.Paulo, os investigados também foram alvo de outras medidas cautelares, como a proibição de comunicação entre si, a apreensão de passaportes e a quebra dos sigilos fiscal e bancário, todas autorizadas pelo ministro. Os mandados são cumpridos em Mato Grosso, São Paulo, Rondônia e Ceará.

________

*O errou. Inicialmente, a informação era de que havia sido cumprida ordem de busca e apreensão na residência de Mauro, mas, em verdade, agentes estiveram no local para confiscar o passaporte do ex-governador. A matéria foi retificada às 14h49 do dia 06/08/2026.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Gutemberg Abreu 06/08/2026

Agora começam a pipocar denúncias contra tudo e contra todos! depois da eleição sao arquivados! ja vi esse filme várias vezes!

positivo
4
negativo
2

Fabio Olhar Verdadeiro 06/08/2026

ihhh, parece que marmita azedou pra esses ai,........... kkkk

positivo
2
negativo
0

Wagner 06/08/2026

308 Milhões é só uma pequena parte do desvio do Estado . Olhem o tamanho do aumento da arrecadação , desde que Mauro Master entrou . Gente o buraco é mais fundo do que podemos imaginar .*** \" fechados com bolsonaro e flávio \" , no Páscoal ou na Papuda !!!

positivo
3
negativo
1

3 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br