Últimas

Terça-Feira, 24 de Março de 2009, 15h:32 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

RESGATE HISTÓRICO

Maria Muller deixa história na política, educação e literatura

Clique nas imagens para ampliá-las



 Maria Ponce de Arruda Muller faleceu em 2002, aos 104 anos. Era viúva do primeiro interventor de Mato Grosso, Júlio Muller, que também foi deputado federal. Ela entrou para a história como uma das personalidades-referências na política, educação e literatura. Neta de Generoso Ponce, Maria Muller conseguiu a proeza de vivenciar histórias de praticamente três séculos, pois nasceu em Cuiabá em 9 de dezembro de 1898 e passou pelos períodos de 1900 e início de 2000. Era filha do coronel João Pedro de Arruda e Adelina Ponce de Arruda. Começou a vida profissional como auxiliar de professora. Em abril de 1919, casou-se com Júlio Muller, interventor do Estado de Mato Grosso. Mãe de sete filhos, 23 netos, 57 bisnetos e 5 tataranetos, Maria Muller recebeu diversas homenagens, dentro e fora do país. As imagens acima registram solenidades em que ela, aos 90 anos, entra no plenário da Assembleia Legislativa, sob sorriso do ex-governador Júlio Campos, para receber mais uma homenagem em sessão solene, sob olhar dos deputados e outras autoridades, como o neto Júlio Muller e o ex-senador Gastão Muller.

 Em 2002, ela recebe do então ministro da Educação Paulo Renato de Souza a comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de Grande Oficial, como a mais antiga educadora do país. Na foto, estão os então senador Antero de Barros, reitor da UFMT Paulo Speller, ministro Renato e o governador Dante de Oliveira. Maria Muller veio a falecer no mesmo ano. Ela lançou diversas obras, uma delas a "Cuiabá ao Longo de 100 anos", publicado em 1994, quando já chegava aos 96 anos de idade. Foi a segunda mulher a tomar posse na Academia Mato-Grossense de Letras.
Fotos: Demóstenes Milhomem

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Martha da Costa Correa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gastão Muller, grande político, homem honrado, simples e fino, e d.Maria Muller, mulher de linha, grande professora, temos saudades daqueles tempos.

  • José Carlos Corrêa da Costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dona Maria Muller foi uma das Mulheres Matogrossense mais inlustre deste Estado

  • Oscar de Aquino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    D.Maria Muller ilustre mulher, educadora, como foi dito a segunda mulher a fazer parte da Academia de Letras, neste momento não se tem tal personalidade.

  • Liege Ferreira Gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nós professoras de Mato Grosso sentimos o orgulho de ter tido entre a gente uma mulher como Dona Maria.

    Foi a pessoa membro de uma Academia de Letras mais velha do país. Uma pessoa que mesmo sendo filha e esposa de governador sempre prezou pela humildade e respeito humano. Dedicando sua vida a alfabetização de jovens e velhos e contribuindo para entidades de assistencia - como o abrigo dos velhos.

    Nunca exibindo seu nome em colunas e ou festas. Um exemplo de uma mulher que representou esse estado com dignidade e sabedoria.

  • Luiz Maia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A sempre lembrada e inesquecivel Professora Maria de Arruda Múller,é descendente de duas da mais antigas e tradicionais familias matogrossense, Arruda e Múller,que prestaram relevantes serviços ao estado.Por isso sou admirador do ex-Governador Julio Campos, filho tambem de antigos politicos do velho PSD-seo Fiote e dona Amália, que sempre defendeu e honrou a amizade da familia Campos, com João Ponce de Arruda e Filinto Múller, duas grandes bandeiras da politica e do desenvolvimento de Mato Grosso.Talvez os próprios parentes de sangue de Ponce e do Filinto,não tem ppr eles a mesma lealdade politica como tem o ex-Governador Julio Campos,que para alegria dos seus correligionários do interior do estado vai voltar em 2010.

  • Esther da Silva Venci | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nos nossos dias não temos nenhuma mulher matogrossense do nível de D.Maria Muller, pois as que envolve com política, logo acham de aprontar como a Chica Nunes.

  • MARIA DO CARMO CARMIM | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NESTA FOTO VEMOS OEX-SENADOR GASTÃO MULLER (FALECIDO), MAS ERA UM HOMEM ÍNTEGRO, EDUCADO, SIMPLES, HONRADO E INTELIGENTE, TAMBÉM SE V~E O GRANDE HOMEM DAS DIRETAS JÁ, QUE PARA NÓS MORREU MUITO PREMATURAMENTE, MAS A HORA DE DEUS CHEGOU E TEMOS QUE CONFORMAR COM SUA PARTIDA.

  • Ricardo de Aquino Monteiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estas fotos nos mostra os tempos e as pessoas que possuiam muito caráter e respeitavam o dinheiro público, nós que já passamos dos 60 anos, ainda temos na lembrança bons políticos daquelas décadas, só temos que nos conformar com os políticos e a política brasileira.

Pode abandona Raye e pune Saggin

sandro saggin curtinha 400   Sandro Saggin (foto) amargou outra derrota em Barra do Garças. Inicialmente, seria candidato a prefeito pelo Podemos. Mas resolveu, por conta própria, levar o partido para uma coligação com partidos de esquerda que lançaram o ex-prefeito Paulo Raye, apoiado pelo PC do B, PT e Pros. A...

Ex-vereador recua para apoiar primo

divino 400 barra do bugres   Ex-vereador, ex-presidente da Câmara e empresário bem sucedido, Chico Guarnieri (PTB) não será candidato a prefeito de Barra do Bugres nas eleições deste ano. Guarnieri, que disputou a prefeitura em 2016, até ensaiou, mas recuou ao ver que o primo, pedetista Doutor Divino...

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

3 candidatos competitivos em Sinop

roberto dorner 400   Apesar da "inflação" de candidatos a prefeito de Sinop, com cinco no páreo, a disputa tende a se acirrar mesmo entre o empresário Roberto Dorner (foto), do Republicanos e apoiado pela prefeita Rosana Martinelli (PL), o ex-prefeito e deputado Juarez Costa, que atraiu 10 partidos para o palanque, e o...

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.