Cuiabá, 01/11/2026

Prefeito critica cobranças e diz que parece viver no país das maravilhas

O prefeito Mauro Mendes (PSB) criticou o fato das pessoas que o cobram por mais produtividade. Em entrevista ao programa Chamada Geral, da Mega FM, o socialista afirmou que é preciso analisar o cenário de crise antes de alardear. “Tem gente que fala as coisas como se vivêssemos no país das maravilhas”, disparou o gestor na manhã desta quinta (10).

Mauro explicou que a maioria das prefeituras está lutando para pagar os salários. “Dá para contar nos dedos os gestores, no país, que estão entregando obras. É a dura realidade”, explanou o chefe do Executivo referindo-se a obras que estão em andamento e as entregues, como o Parque Tia Nair, inaugurada ontem (9).

Para exemplificar a situação econômica da prefeitura, o gestor afirmou que a secretaria de Esporte, Cultura e Lazer trabalha apenas com três veículos, além dos cortes de pastas e exonerações. Segundo ele, foi preciso cortar gastos em áreas com intuito de sobrar recurso para investir.

Nesse sentido, Mauro ressaltou que nesses três anos à frente da prefeitura asfaltou mais de 200 km e está realizando recuperação dos asfaltos de diversos bairros. “Tenho dinheiro para mais 100 km de pavimentação, que está guardado no Fundo de Pavimentação”, revelou.

De todo modo, o prefeito sustenta que a cada dia os recursos do Governo federal diminuem. Exemplifica que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente a dezembro é 30% menor que do mês passado. “Aí vem o Ministério Público diz o que você tem que fazer. Todo dia tem liminar para prender secretário. Imprensa fala também”, pontuou.

Em tom de desabafo, Mauro afirmou que tem prefeitos que não aguentam tanta pressão, ainda mais sem dinheiro. O prefeito refere-se aos gestores de Juara e Nova Xavantina, respectivamente, Edson Piovesan (PPS) e Gercino Caetano Rosa (PSD).

 Ao final da entrevista à Mega FM, Mauro compara o cargo de prefeito como um jogador de futebol: todo mundo quer ser, mas é preciso saber se tem condições para tal profissão. “Eu quero jogar no Barcelona, mas tenho capacidade, idade para ser?”, questionou o socialista.