Cuiabá, 01/11/2026

Rondonopolitana integra Seleção Brasileira de Futebol Feminino

Atleta se prepara para Mundial Sub-17, na Jordânia; Vitória já foi convocada por mais de 20 vezes

Rafael Ribeiro/CBF

Ana Vitória foi novamente convocada para a Seleção Brasileira sub-17. Esta é a 20ª convocação

A atleta rondonopolitana Ana Vitória Kliemaschewsk acaba de ser convocada para mais uma temporada na Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Desta vez, o foco são os preparativos para a Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17, que será realizada em setembro, na Jordânia.

Esta não é a primeira vez que Ana Vitória compõe o grupo canarinho. Desde os 13 anos ela é convocada para representar a Seleção Brasileira Feminina de Futebol. Já são mais de 20 convocações no currículo, incluindo dois sul-americanos e a conquista de um título internacional.

Neste novo desafio, a atacante sonha em trazer o título inédito para  o país. “Estamos nos preparando muito. Conseguimos o segundo lugar no sul-americano, realizado em março. Isso nos motivou, a equipe está forte e focada em trazer essa vitória para o Brasil".

Para conquistar o feito, o treinamento tem sido pesado. Todos os dias, ela treina cerca de 5 horas. Além dos treinos técnicos, intercala musculação e pilates. Neste período, também toma cuidados com a alimentação, tudo para que o desempenho seja o melhor possível nos próximos jogos.  

A Copa do Mundo terá a participação de 16 seleções qualificadas previamente por meio dos campeonatos continentais da categoria. A brasileira é comandada pelo técnico Luiz Antônio Ribeiro. Além de Ana Vitória, ele convocou outras 24 atletas para a quarta etapa de treinamento da Seleção, realizada no Centro de Treinamento João Havelange, em Pinhal (RJ). A delegação está concentrada desde o dia 11 e segue até o próximo dia 30.

Galeria: Atleta é destaque na Seleção

 Histórico

De família simples, a menina Ana Vitória sempre foi apaixonada por esportes. E, desde muito nova, recebeu o incentivo e apoio dos familiares para praticar o que mais gosta: o futebol. Começou jogando aos 5 anos, na escolinha do Caiçara Tênis Clube, com o professor Carlos Noroel. Foi ele quem levou Ana, aos 8 anos, para a escolinha do Rondonópolis Esporte Clube (R.E.C). E, aos 11 anos, ela já conquistava sua vaga na categoria de base.

Arquivo pessoal

 Ana Vitória, que mora em Rondonópolis, revela que também prioriza os estudos

Aos 16 anos, a atleta avalia que muitas crianças só pensam em jogos eletrônicos e considera esse costume um desafio para os pais modernos. “É preciso levar os filhos para praticar uma atividade física. É preciso incentivar porque o esporte é a base para um cidadão melhor, para uma saúde melhor”.

Mesmo aficionada pelo esporte, a atacante faz planos para o futuro e leva os estudos como prioridade. Pretende cursar uma faculdade nos Estados Unidos (EUA). Ela enfatiza que é preciso saber unir o esporte e o aprendizado. “Futebol traz disciplina que a gente utiliza na educação. Infelizmente, no Brasil, costumam separar um do outro”.

Quando perguntada sobre de onde tira tanta determinação, a jogadora cita uma mulher, a ex-campeã do UFC, Ronda Rousey. Mas afirma que as veteranas do futebol feminino também são grandes exemplos, como é o caso das jogadoras “Formiga”, que há 20 anos está na Seleção, Marta, detentora de títulos de melhor jogadora do mundo, e Fernanda Benites. 

Acompanhe o trabalho da atleta aqui.