Com 8 milagres, Vaticano estuda o caso para canonizar religioso - veja um relato
Considerado o primeiro mártir do Movimento Sacerdotal Mariano, padre Nazareno Lanciotti, pode virar santo, o primeiro indicado por Mato Grosso. No Vaticano, o processo de beatificação dele está na primeira fase, após já ter sido considerado Servo de Deus. Pelo menos oito milagres já foram anexados à ação. O vice postulador, espécie de advogado, que tem a tarefa de investigar detalhadamente a vida do candidato para conhecer sua fama de santidade, monsenhor padre Celso Duca, recebeu o #rdnews na casa paroquial em Araputanga, onde mora, e explicou em que pé está toda a situação.
Rodinei Crescêncio
Maura Ferraz acredita ter sido beneficiada com 1 dos milagres do padre Nazareno Lanciotti
“Quando a causa é iniciada, o candidato recebe o título de Servo de Deus, que é o caso do padre Nazareno. A primeira fase do processo é o das virtudes ou martírio. Este é o passo mais demorado, porque o postulador deve investigar minuciosamente a vida do Servo de Deus. Em se tratando de um mártir, devem ser estudadas as circunstâncias que envolveram sua morte para comprovar se houve realmente o martírio”.
O monsenhor destaca que foi o bispo de Cáceres (a 223km de Cuiabá), Dom José, que o designou a documentar o Martírio de padre Nazareno. Duca preparou todo o processo diocesano e o introduziu em Roma. “Eu trabalhei e juntei todos os documentos necessários. Foi encaminhado para Roma, analisado e aprovado. Foi assim que ele se tornou Servo de Deus", explica o trâmite.
Agora, quem toca as investigações é o postulador Enzo Gabriele, que já veio de Roma por duas vezes. A última foi ano passado, quando esteve em Jauru para conversar e tomar depoimentos das pessoas que afirmam ter recebido um milagre por intercessão de Nazareno.
O #rdnews encontrou um dos milagres anexados ao processo de beatificação do Servo de Deus. A ministra Maura Ferraz narrou com exclusividade como foi objeto de graça . Veja o relato. (Após o vídeo) Atualmente o filho dela, Gabriel cursa medicina, 6 º semestre, na Bolívia.
Veja vídeo
Entenda o processo
Antes somente o papa podia promover uma causa de canonização, mas hoje em dia os bispos têm autoridade para isso. Portanto qualquer diocese do mundo pode iniciar uma causa de canonização.
No caso do padre Nazareno, ele já foi considerado Servo de Deus, título dado ao investigado quando o processo é instaurado e primeira fase das apurações está terminando. Depois disso, virá a segunda parte, que é o milagre da beatificação.
Para se tornar beato é necessário comprovar um milagre ocorrido por sua intercessão. No caso dos mártires, não é necessária a comprovação de milagre. Isso, porque significa que ele viveu as virtudes cristãs de forma heróica, ou então, se é o caso de um mártir, ele recebeu um martírio verdadeiro.
O Catecismo da Igreja Católica, em seu número 828, diz que: “Ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heróicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está em si e sustenta a esperança dos fiéis, propondo-os como modelos e intercessores.“
Obras
Quem vai a Jauru pode conhecer o túmulo de Nazareno, que está ao lado direito do altar da Igreja Matriz da cidade. Em cima do jazigo, há várias fotos de pessoas enfermas pedindo por uma graça de cura ou libertação. Ao longo do ano, milhares de pessoas passam pelo túmulo e pelo quarto do martírio. “Ele é preservado exatamente igual, desde o dia do atentado”, detalha Franca Pinni, que mantém intacta a sala onde jantavam quando ocorreu o latrocínio ou atentado.
Rodinei Crescêncio
Padre Haroldo Quintiliando vê crianças reproduzindo a fé em Nazereno
Para o vice postualdor Celso Duca, Nazareno foi um homem santo, de postura firme, sempre devoto de Nossa Senhora e que dedicou a vida às obras, às crianças e aos jovens e à família. “Padre Nazareno morreu como um mártir, um arauto, morreu pelos seus jovens, sua paróquia, suas ovelhas. Até mesmo na hora de morrer disse ao criminoso: Se tem que fazer o mau a alguém que faça a mim. Ele ofereceu a vida, derramou seu sangue”, acrescenta.
O atual padre da cidade Haroldo Renoutt Quintiliano conta que não chegou a conhecer pessoalmente o Padre Nazareno, pois chegou em Mato Grosso três anos após a morte dele. Vindo de Minas Gerais, destaca a importância da memória de Nazareno que passa de pai para filho em Jauru. Explica o quanto é interessante ver as crianças com 10 anos rezando a consagração (oração destinada ao padre Nazareno) com muita veneração e carinho pelo padre.
“Então é uma coisa que não vai morrer (com a morte do corpo) e cada dia mais vai crescendo (em força espiritual). Tive uma reunião aqui com os jovens, e você vê o amor, carinho que eles têm que é imenso. Ele era aquele que conseguia reunir entorno de si 600 jovens durante a semana aqui. Então todo esse complexo que ele construiu há 40 anos foi em prol da juventude e das famílias. Isso sempre foi o ponto primordial da vida do padre Nazareno”.