Desde 2006
Romilson Dourado
Romilson Dourado é jornalista há mais de 20 anos. Escreve neste blog desde 2006. Formado em Letras e em Comunicação Social.
Foi professor. Trabalhou como repórter, editor e apresentador de TV. Neste Blog, acompanha e comenta os bastidores da política, com notícias exclusivas, e outros temas relevantes.
Política
Poderes
Bastidores
Negócios
Análise
Opinião
Deputada federal eleita Rosa Neide (PT)
Reconduzida à Câmara Federal para exercer o segundo mandato não consecutivo, a professora Rosa Neide (PT) obteve 140.351 votos (15.654 a mais se comparado ao pleito de 2022), saindo das urnas deste ano com a segunda maior votação.
Somente em Cuiabá, a petista conquistou 32.068 votos e outros 11.153 em Várzea Grande e mais 8.824 em Rondonópolis. Portanto, foram 52.045 nestes três maiores municípios mato-grossenses.
Amiga pessoal do presidente Lula e uma das principais vozes da esquerda no Estado, Rosa recebeu votação em todos os 142 municípios.
Registrou boa votação também em outras cidades pólos, inclusive em redutos da direita e do bolsonarismo, como Sinop, onde obteve 3.241, Lucas do Rio Verde (2.427) e Sorriso (2.077). Rosa conquistou 3.280 em Barra do Garças, 3.158 em Tangará da Serra, 2.796 em Cáceres, e 2.935 em Alta Floresta, além de Peixoto de Azevedo (2.274), Poconé (2.157) e Primavera do Leste (2.107).
As menores votações ocorreram em Araguainha (27) e Novo Santo Antonio (34).
Coronel Fernanda se reelege deputada federal com votação histórica
Deputada federal mais votada da história de Mato Grosso, a Coronel Fernanda (Rubia Fernanda Diniz Robson Santos de Siqueira), reeleita para o segundo mandato com 205.064 votos, arrancou votação em todos os 142 municípios.
O seu trabalho voltado à regularização fundiária, com entrega de títulos definitivos e investimentos, buscando integrar prefeituras, associações de moradores, assentados e produtores, rendeu a ela essa votação histórica.
Os municípios que deram a Coronel Fernanda as maiores votações foram, pela ordem, Cuiabá (39.207), Várzea Grande (12.601), Sinop (13.047), Lucas do Rio Verde (7.687), Rondonópolis (6.910), Primavera do Leste (5.942), Sorriso (4.905), Tangará da Serra (4.175), Nova Mutum (3.972), Campo Verde (3.877), Guaranã do Norte (3.403), Barão de Melgaço (3.324) e Cáceres (3.173).
Sua menor votação foi registrada em Nova Nazaré, que tem 3.521 eleitores. Ali, a deputada conseguiu 37 votos.
Deve estar ASSUSTADA e supresa com a votação estrondosa que obteve em 2026, foi muito mais pela sua lealdade ao BOLDONARISMO doque pelo seu trabalho na Câmara dos Deputados neste atual mandato. Outro que está sem acreditar é o Cel Assis que foi reeleito por ter mudado do UB de Mauro Mendes para o PL do Bolsonaro. E’ mole ou quer mais??? Kkkk
Com certeza foi bem avaliada e teve o reconhecimento dos eleitores ! o povo quer política de resultados e entregas!
Como dizem o velho ditado \" quem planta colhe\". Parabéns Deputada.
Os senadores eleitos Mauro Mendes e Zé Medeiros
Mauro Mendes (União) deixou para abraçar a campanha de Zé Medeiros (PL) faltando três dias para as eleições, tornando a candidatura do deputado liberal a sua segunda opção de voto ao Senado.
Jogando pesado para bloquear a ascensão de Janaina Riva (MDB), o ex-governador só não pediu voto para Medeiros antes por uma simples razão: temor do Zé do Bolsonaro, contagiado pela onda bolsonarista e crescendo bastante na reta final, superá-lo em votação. Contra aliança com MDB de Janaina, Medeiros, por sua vez, já vinha fazendo dobradinha com Mauro.
No fritar dos ovos, ambos venceram. Mauro, na primeira vaga, com 1.187.352 (33,21%) e, Medeiros, na segunda, com 977.777 votos (27,35%), uma diferença de 209.575 votos entre ambos.
Com 519.434 votos, Janaina ficou de fora, assim como Carlos Fávaro, quarto colocado, com 411.020.
O bom para a esquerda e Rosaneide,Ludio e Cia..seres que nunca trabalharam na vida. Daí vem falar do Mauro ...O duro ver estes mortadela burros com a mesma narrativa ...
Infelizmente quem perdeu com a eleicao desse dois malandros MAURO DA OI e Ze Medeiros Pilantra foi o povo de MT.
Se não fosse os ataques da Janaina Riva contra o Medeiros, ele seria o mais votado. O bom que o ataques da dona onça não tiveram tanto efeito assim, pelo contrário, ajudaram o Zé do Bolsonaro vencer pq ele se transformou na vítima. Esse povo do marketing da Janaina são muito ruins.
entendo o meu chefe votar nesses dois, eu não entendo os meus colegas trabalhadores terem votado nesses dois. Como todos estamos no mesmo barco, não somente eu irei sofrer pelas decisões erradas dos meus colegas, mas vou fazer questão de lembrá-los a cada cagada que esses dois e a familícia fizerem contra nós.
Janaina estava na frente de Medeiros na pesquisa. Mas quando o eleitor descobriu a amizade dela com o do STF, caiu fora dela.
Deputado sinopense Dilmar Dal Bosco garante o quinto mandato
Dilmar Dal Bosco (União), renova, com votação expressiva, a condição de único porta-voz de Sinop, a capital do Nortão, na Assembleia Legislativa.
Conquistou o quinto mandato com 56.294 votos. Destes, 7.756 foram em Sinop, onde ficou em quarto lugar, atrás do vereador do PSDB Marcus Vinicius (7.773), da ex-primeira-dama do município Scheila Pedroso (8.843) e do mais votado no município, sargento Casarim, com 9.936.
Com exceção de Dilmar, todos os demais candidatos sinopenses foram reprovados nas urnas à AL. A maior surpresa foi Casarin, que obteve 19.823 e ficou na segunda-suplência do Podemos.
O suplente de deputado Adenilson Rocha chegou a 10.152, sendo 6.682 no município, assim como Silvano Amaral, que somou 7.696, sendo 2.816 em Sinop. Os vereadores sinopenses que tentaram vaga na AL obtiveram as seguintes votações: Marcos Vinicius, do PSDB, 8.844; Ademir Debortoli, do Republicanos (3.950) e Hedvaldo Costa, do Novo (3.950).
Sinop não fez ninguém, refletindo a falta de líderes locais. Juarez e Dilmar se conquetizaram pelo trabalho que fazem em todo MT. Sinop é pobre politicamente.
Esse tal Silvano Amaral toda eleição leva taca, mas é teimoso, hein?
Então o Excelentíssimo Deputado Estadual Dilmar Dalbosco teria que ser muito mais reconhecido no município de Sinop, pois ajudou e muito o Prefeito Dorner.....Muito pouco votos de reconhecimento pois Dilmar sempre atendendo as demandas Sinopense.....Indiguinado dos poucos votos..
Reeleiçao merecida do DILMAR DALBOSCO, pois trabalhou muito pelos Municipios do Interior do Estado / mais a Baixada Cuiabana foi muito ingrata com a nao reeleiçao do Julio Campos, que foi o maior defensor de VG,Cuiaba\' e toda regiao, e o nossos eleitores votaram em candidatos de fora daqui e das midias sociais. Que loucura e\' essa??.
Assessoria
Ex-secretario estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo
Secretário estadual de Saúde por sete anos do Governo Mauro Mendes, Gilberto Figueiredo viu minguar sua votação para deputado estadual.
Conseguiu apenas 10.803, amargando a quinta suplência do Republicanos.
Gilberto obteve menos da metade dos votos de 2022, quando foi a estadual pelo União e conquistou na época 28.248.
Aqui no Hospital Regional de Caceres a quadrilha montada pelo Gilberto e Mauro Mendes está faturando horrores de dinheiro. Socorro TCE / MPE e Assembleia Legislativa Venhe aqui fiscalizar.
Esse é o resultado da qualidade da saúde fora as falcatruas para não dizer roubalheira
Esse aí e o procurador Mauro são eternos perdedores.
Chegou quebrado no Sistema S, andava no carro do irmão, salário de servidor, não deixa ninguém rico, fica a dica.
Lugar de corrupto como e\' o Gilberto , e\' na Cadeia e nao na Assembleia Legislativa. A Saúde na sua gestao foi um horror de safadezas.
Uma pena, pessoa muito correta e de trabalho prestado. Que Pivetta o reconduza à secretaria de Saúde do Estado..
Esse cara e a vergonha da SAUDE de MT
Esse pegou o BATEAU-MOUCHE de vez........
Merecido não dá população devido os escândalos de corrupção da saúde.
Ex-deputado Zé do Pátio obteve a menor de todas as suas votações à AL
Dos cinco ex-deputados estaduais que tentaram retorno à Assembleia, apenas Ulysses Moraes (Podemos) obteve êxito nas urnas.
Garantiu eleição pelo Podemos com 56.207. Na primeira vitória, em 2018, Ulysses registrou 18.721.
Zé do Pátio, que atuou na AL 20 anos, obteve a menor de todas as suas votações ao Legislativo mato-grossense. Conquistou 15.353, pelo PV, e ficou na primeira-suplência da federação PT/PV/PCdoB.
Mauro Savi (Podemos), que já presidiu a AL, conquistou 15.663; Allan Kardec (Podemos), 15.368; e Gilmar Fabris (PSD), 15.541.
Realmente a disputa por uma das 24 cadeiras na AL MT em 2026 foi duríssima, pois pela Lei Eleitoral do Brasil pelo numero de Habitantes e Eleitores Mato Grosso deveria ter agora 10 Deputados Federais e 30 Estaduais. Mais lamentavelmente o STF por decisão do Ministro FUX para beneficiar o Nordeste e o Rio postergou essa mudança para 2030. Isso prejudicou o Estado que está pouco representado no Congresso Nacional.
imagem gerada por IA
José Riva e as filhas Jéssica e Janaina Riva, derrotadas nas urnas
Está sendo um baque para o clã Riva o fim de três décadas de atuação e de forte influência política em Mato Grosso.
Somente José Riva, ex-prefeito de Juara e deputado por cinco vezes, foram 20 anos ditando as regras na Assembleia Legislativa. Saiu em 2015, mas foi sucedido pela filha Janaina Riva, que encerra neste ano o terceiro mandato e, com a derrota ao Senado, sai da vida pública, ao menos por enquanto.
O que seria um triunfo do Riva nestas eleições, eleição da filha mais velha senadora e da caçula à deputada estadual, virou uma tragédia com a dupla derrota. Queria tudo e ficou sem nada.
Também a onça brincou. Lançou a irmã, trocou os suplentes por bandidos e embarcou na barca furada do sogro. Agora é ser vice do Ludio em 2028 e a irmã voltar a fazer strogonoff com a mãe.
Avisar eu avisei quando ela cogitava sair candidata, ela ignorou a força do bolsonarismo pra eleger medeiros e da máquina do estado que elegeu MM. Deveria ter se mantido na AL MT ou câmara federal, um bom nome como defensora dos servidores do estado, mas ignorou a realidade política do estado e país. Na AL seria a mais votada, como sempre, e na câmara ganhava fácil, olho grande e falta de leitura pessoal e dos seus aliados a derrubou.
Nós Poconeanos sentimos a não eleição do Júlio Campos, que foi um dos mais votados aqui e foi traído pelo povo da VG e Cuiabá. Perdemos um grande padrinho de Poconé no Legislativo de MT, fiquei muito triste. Quem perdeu foi Mato Grosso.
Janaína Riva perder para a arrogância e a estratégia errada de campanha. Ligada a ministros do STF, ela tentou emplacar um discurso de esquerda que não colou, de defensoras das mulheres, que também não colou. Além disso, atacou o Medeiros e a família dele. Atacou tanto pela imprensa que transformou o Medeiros em vítima e obrigou ele a atacar, mas ele foi mais eficiente. Até pq a família Riva e os suplentes possuem muita coisa para ser atacada. Enfim, esse marqueteiro da Janaína tem que ganhar um prêmio de como perder uma eleição. Até a aparência dela estava estranha no vídeo, uma candidata sem alegria…A aliança com o PL também foi um erro pq levou Janaína e Wellington Fagundes para o buraco da derrota. Essa eleição vai entrar para a história da política.
botelho depois que perdeu pra prefeitura de cuiaba só caiu em mdecadencia.....sera que nao e tbem resultado de quem frequanta o tranporte publico?
O Pierre é expert na Malandragem!! Tava no lugar certo, inclusive, penso que ele foi quem trouxe os Suplentes!
Essa derrocada se deve a própria Janaina, acreditando que poderia ser eleita tirando vaga de Mauro Mendes e de Medeiros, talvez ela até poderia ter ganho se tivesse mantido neutra poderia ter recebido fotos da esquerda que foram para o Favaro e Taques, pois a mesma começou a falar mal do Lula e apoiar Flávio, foi iludida pela fala do sogro que nunca ganhou uma eleição para o poder executivo, que foi enterrado politicamente não ganha nem pra vereador em rondonopolis e a Janaina terá que recomeçar
Demorou para o povo acordar, melhor tarde do que nunca.
Aqui em poconé o Botelho iria ser o mais votado, mas o primo dela que tem garimpo de ouro aqui, jogou de tudo na campanha de irmã dela pra deputada estadual e aí que prejudicou o Botelho que vinha e pedia voto pra ela Janaína.
Perdeu bastante Eleições pelo mal atendimento no seu gabinete, e no gabinete só tem Assessores Mentirosos, então está aí a resposta...
Me desculpem mas a escolha de um tal de Pierre, para coordenador de campanha, é pra matar qq razoabilidade, o cara vem de escândalos desde Silval, passando por trajetória de ludibriar o Wellington, foi de lascar!
BOM MESMO SERIA UMA REVIRAVOLTA E O CHEFE DESSE BANDO, MAIOR CORRUPTO DA GALÁXIA FOSSE PRESO POR UNS TRINTA ANOS.
Desses que perderam, o único que agente ouve o povo lamentar e dizer que merecia ter ganhado é o Eduardo Botelho.
Levou também o dinâmico e trabalhador o Botelho para derrota. Tanto verdade que nem a irmã dela consegui elegê-la, teve uma vergonhosa votação, os outros do partido foram cuidar da reeleição deles e o Botelho ficou levando o defendo o nome dela até mais que o dele., tanto que o material gráfico do Botelho foi impresso já com o nome dela. Bobeira de Botelho, com tanto trabalho prestado, com à reeleição garantida e medida que a Janaína foi derretendo, ele foi junto
O Riva se perdeu na ganância! As atitudes do clã durante esta campanha apenas demonstram que a era Riva chega ao fim e chega na hora certa. Riva e Janaina ja deram sua parcela de contribuição, agora chega a hora de aceitar que a política está se renovando! A Janaina que ja era candidata declarada ao senado desde sua reeleição para deputada, teve quatro anos para se planejar, porém deixou a soberba tomar conta de suas ações. Em quatro anos não conseguiu articular um suplente robusto, tanto que lançou o Aluízio apenas para segurar vaga e depois fez aquela lambança com a delegada e os ficha suja. Fora suas pautas que nunca se encaixavam em espectro político algum, por oportunismo, se dizia de direita mas passou o mandato flertando com pautas de esquerda. A Jéssica por sua vez foi mais uma candidatura sem lógica, sempre foi a mais antipática dos Rivas, sem nenhum carisma. Candidatura movida por pura ganância dos pais. Que cada um siga seu rumo e toque sua vida longe da política pois o eleitor demonstrou que não os quer mais.
E o Rdnws ainda fala que foi uma tragédia!!!!! Trgédia nada!!!! Foi uma bençao!!!! Chega desse povo
Não considero o fim da carreira política para os Riva. Opatriarca do clá e a Dep. Janaína tem muita experiência política. A Jéssica, ainda que novata, tende a ser também dotada de conhecimentos suficientes para uma nova arrancada. Eles saberão se reorganizar e retomar a vida pública.