Cidades

Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 09h:00 | Atualizado: 15/09/2020, 11h:13

FELINOS ACUADOS

Fogo já queimou mais de 85% do parque das onças; satélites captam avanço vídeo

Mário Friedlander

onça-pintada

O fogo já destruiu, até esta segunda (13), mais de 92 mil hectares do Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal, onde é registrada maior ocorrência de onças-pintadas no mundo, quanto à visibilidade. Na reserva, vivem cerca de 80 delas, agora acuadas pelas chamas.

Neste contexto, circulam na rede fotos de animais com patas em carne viva, perda de peso visível e abatidos. Apesar de muito ágeis, é possível afirmar que pelo menos 3 onças estão feridas. Uma foi resgatada e inclusive mostrada em reportagem do Fantástico, no domingo (12). As outras duas sobreviventes já foram observadas por binóculo e estão "se virando", mesmo machucadas.

Mario friedlander

fogo pantanal

A área que já queimou representa 85% do total do parque, que tem 108 mil hectares. A análise é da ONG ambiental Instituto Centro de Vida (ICV), com base em imagens de satélite. Imagens, que são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Nasa, mostram a escalada do fogo, entrando para dentro da reserva, acuando a fauna e devastando a vegetação. 

Veja

Predator importante

A ONG norte-americana Phantera, que atua no mundo há mais de 10 anos na proteção de felinos, como a onça-pintada, tem uma sede, no Brasil, em Porto Jofre, no Pantanal. Fica em uma fazenda chamada Jofre Velho.

Biológo responsável pela Phatera Brasil, Fernando Tortato, vê muitas razões para a gente defender a vida da onça-pintada. "Tem a questão ecológica, porque é um predador que dá equilíbrio à toda cadeia, tem um papel cultural muito forte e faz parte do Pantanal. Não tem como imaginá-lo, sem a onça-pintada, tuiuiu, as araras. Tem a questão ética, de garantia da vida apenas por existir e a questão econômica, já que é um dos principais atrativos do eco-turismo. Muitas pousadas do Pantanal têm pacotes exclusivos para observação de onças".

Fernando explica que é mais fácil observar onças-pintadas no Pantanal por conta da densidade da vegetação e também por estarem mais habituadas à presença humana, diferentemente de se deparar com uma delas em meio à floresta.

Segundo ele, elas são realmente muito ágeis, correm muito, mas a dimensão do fogo que atinge o Pantanal, agora, é muito alto e jamais visto. Para saber os impactos disso, as perdas, será preciso pesquisar mais.

Em condições de normalidade, uma onça, que é um felino, como os gatos, vive de 12 anos a 15 anos. Em meio a incêndio desta proporção, de acordo com Fernando, ainda não é possível saber se houve mortes precoces, quantas exatamente estão feridas, em que condições estão.

Antes desse cenário devastador, a reportagem do foi ao pantanal conhecer o projeto Phantera Brasil.

Veja vídeo

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Igor | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 10h01
    0
    0

    Que tragédia, meu Deus! Vamos destruir mais a natureza, depois seremos os próximos! Cadê Mauro Mendes sabe tudo? E esse DesGoverno Federal que não faz nada?

Trentini perde de novo para Pitucha

roland trentini 400 curtinha   Na queda-de-braço nos bastidores, o ex-prefeito por três mandatos de Alto Garças, Roland Trentini (foto), perdeu de novo para o rival político histórico, o também ex-prefeito Júnior Pitucha. Ambos, que já protagonizaram disputas acirradas, tensas e...

2 maiores líderes sob crise partidária

mauro mendes 400 curtinha   Os dois maiores chefes de Executivos em MT hoje enfrentam problemas partidários internamente. O governador Mauro Mendes (foto), mesmo sendo a principal estrela do DEM no Estado, não está confortável dentro do partido por causa de conflitos com os irmãos Júlio e Jayme Campos....

MM e deputados derrotados do MDB

carlos bezerra 400 curtinha   Por coincidência, deputados do MDB que tiveram seus candidatos derrotados nas urnas estão de afagos com o governador Mauro. E até convidaram-no para deixar o DEM e migrar para o MDB, numa articulação do cacicão do partido, o federal Carlos Bezerra (foto), que puxou a corda da...

Os Maia fincam força no Legislativo

silvio maia 400   O ex-prefeito por quatro vezes de Alto Araguaia, Maia Neto, perdeu nas urnas na majoritária, mas ganhou na proporcional. De um lado, a irmã Martha Maia, seu braço-direito durante todos os mandatos, foi derrotada à prefeita por Gustavo Melo, que se reelegeu. Por outro, Maia Neto viu dois dos seus...

Reeleito, Gustavo derruba o clã Maia

gustavo melo 400   O jovem prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), de 36 anos, manteve mesmo o "apertado" favoritismo, conforme mostrou na reta final a pesquisa do instituto Analisando, e derrotou o clã Maia. Venceu por 962 votos de diferença. Filiado ao PSB, Gustavo chegou a 4.805, enquanto Martha Maia (PP) registrou 3.840...

Nivelando para cima o debate em VG

emanuelzinho 400   Em discurso na Câmara Federal, Emanuelzinho (foto), 3º colocado a prefeito de Várzea Grande, disse ter ajudado a nivelar, por cima, o debate eleitoral, com grandeza e altivez e se mostra entusiasmado. Destaca que "política se faz com seriedade, transparência e com o coração sintonizado...