GOVERNO DE MT

Minoria do PT lança pré-candidatura ao governo e reforça campanha Lula Livre

Arquivo

professor Domingos S�vio PT

 Pré-candidato, Domingos Sávio Garcia é ligado a grupo minoritário no PT de Mato Grosso

O agrupamento interno do PT denominado Diálogo e Ação Petista lança a pré-candidatura ao Governo do Estado do professor Domingos Sávio Garcia. A decisão foi tomada em reunião da corrente, que é minoritária dentro da sigla, realizada em 12 de maio. 

Domingos Sávio Garcia é o segundo petista a se lançar pré-candidato a governador. Ainda em abril, o servidor público William Sampaio, representando o chamado campo majoritário, também se colocou à disposição do PT para participar da disputa eleitoral.

Caso as duas pré-candidaturas se consolidem, o PT poderá realizar prévias para definir quem representará o partido no processo eleitoral. Tanto Domingos Sávio Garcia quanto William Sampaio são opositores do governador Pedro Taques (PSDB) e defendem que Lula (PT) seja colocado em liberdade para disputar a presidência da República.

O Diálogo e Ação Petista lançou manifesto destacando a trajetória de Garcia nos movimentos sociais. Lembra que o pré-candidato, que foi militante do movimento estudantil na UNB e na UFMT, participou da fundação da CUT e do PT nos anos 80.

Atualmente, ele é professor-doutor em História Econômica na Unemat, além de ser presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Adunemat). Também participa da coordenação do Fórum Sindical.

O Diálogo e Ação Petista ainda destaca que a pré-candidatura de Domingos Sávio Garcia ganhou importância diante da decisão do deputado federal Ságuas Moraes (PT) de não disputar cargo eletivo neste ano. Sustenta ainda que a campanha deverá expressar a defesa dos direitos da classe trabalhadora que considera ameaçados pelo que chama de golpe, das conquistas dos governos do PT e da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto.

“O agrupamento também reconhece a importância da pré-candidatura do companheiro William Sampaio e sua disposição de ser um soldado do partido. Por isso defendemos o diálogo na construção de uma chapa com candidato ao governo e dois candidatos ao Senado”, diz trecho do manifesto do Diálogo e Ação Petista.

Em relação à política de alianças, o manifesto admite apenas o PCdoB que tem a ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder como pré-candidata ao Senado. Promete também dialogar com William Sampaio para chegar a acordo até o encontro de tática eleitoral.

Além de Domingos Sávio Garcia, o Diálogo e Ação Petista reúne diversos outros sindicalistas ligados a área da educação que militam no PT. Entre eles, Vera Bertolini, Robinson Cireia, Carlos Almeida, Gibram Lachowisk, Júlia Tizziani e Leonardo Rondon.

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

Pivetta vai despachar em 2 gabinetes

otaviano pivetta 400 curtinha   O governador em exercício a partir desta quinta, empresário Otaviano Pivetta (foto), vai dividir o tempo no Palácio Paiaguás pelos próximos oito dias despachando em dois gabinetes. Ora sentará na cadeira do titular Mauro Mendes, que viajou numa comitiva para a Bolívia,...

Lei reconhece pacu como prato de VG

dilmar curtinha   O governador Mauro Mendes sancionou,  na última terça (17), a lei 10.944/2019, de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (foto), que reconhece o Pacu como prato típico da culinária de Várzea Grande. Antes mesmo de o parlamentar legislar sobre o tema, os várzea-grandenses já...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.