GOVERNO DE MT

Minoria do PT lança pré-candidatura ao governo e reforça campanha Lula Livre

Arquivo

professor Domingos S�vio PT

 Pré-candidato, Domingos Sávio Garcia é ligado a grupo minoritário no PT de Mato Grosso

O agrupamento interno do PT denominado Diálogo e Ação Petista lança a pré-candidatura ao Governo do Estado do professor Domingos Sávio Garcia. A decisão foi tomada em reunião da corrente, que é minoritária dentro da sigla, realizada em 12 de maio. 

Domingos Sávio Garcia é o segundo petista a se lançar pré-candidato a governador. Ainda em abril, o servidor público William Sampaio, representando o chamado campo majoritário, também se colocou à disposição do PT para participar da disputa eleitoral.

Caso as duas pré-candidaturas se consolidem, o PT poderá realizar prévias para definir quem representará o partido no processo eleitoral. Tanto Domingos Sávio Garcia quanto William Sampaio são opositores do governador Pedro Taques (PSDB) e defendem que Lula (PT) seja colocado em liberdade para disputar a presidência da República.

O Diálogo e Ação Petista lançou manifesto destacando a trajetória de Garcia nos movimentos sociais. Lembra que o pré-candidato, que foi militante do movimento estudantil na UNB e na UFMT, participou da fundação da CUT e do PT nos anos 80.

Atualmente, ele é professor-doutor em História Econômica na Unemat, além de ser presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Adunemat). Também participa da coordenação do Fórum Sindical.

O Diálogo e Ação Petista ainda destaca que a pré-candidatura de Domingos Sávio Garcia ganhou importância diante da decisão do deputado federal Ságuas Moraes (PT) de não disputar cargo eletivo neste ano. Sustenta ainda que a campanha deverá expressar a defesa dos direitos da classe trabalhadora que considera ameaçados pelo que chama de golpe, das conquistas dos governos do PT e da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto.

“O agrupamento também reconhece a importância da pré-candidatura do companheiro William Sampaio e sua disposição de ser um soldado do partido. Por isso defendemos o diálogo na construção de uma chapa com candidato ao governo e dois candidatos ao Senado”, diz trecho do manifesto do Diálogo e Ação Petista.

Em relação à política de alianças, o manifesto admite apenas o PCdoB que tem a ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder como pré-candidata ao Senado. Promete também dialogar com William Sampaio para chegar a acordo até o encontro de tática eleitoral.

Além de Domingos Sávio Garcia, o Diálogo e Ação Petista reúne diversos outros sindicalistas ligados a área da educação que militam no PT. Entre eles, Vera Bertolini, Robinson Cireia, Carlos Almeida, Gibram Lachowisk, Júlia Tizziani e Leonardo Rondon.

3 estão fazendo pesquisa em Cuiabá

Três institutos de pesquisa entraram em campo na capital nesta semana para levantar as intenções de voto para prefeito. São eles: Malujoa Comunicações, que geralmente divulga os resultados no site Olhar Direto; a Voice Pesquisas e Comunicação, do site Midianews; e Real Time Big Data. A Voice poderá tornar públicos os números apurados da pesquisa a partir de segunda (26), enquanto os outros dois estão autorizados...

Marido enaltece Leitão para o Senado

marino franz 400 curtinha   O empresário e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (foto), anunciou apoio a Nilson Leitão (PSDB) para o Senado. Disse que conhece o candidato tucano de longa data, desde quando este foi prefeito de Sinop e assegura que Leitão é preparado, representa muito bem a região e o...

Magali de fora em General Carneiro

magali vilela 400   A ex-prefeita de General Carneiro, Magali Vilela (foto), que se lançou novamente à disputa ao Executivo, foi barrada pela Justiça. Teve o registro indeferido, já que está inelegível por ter sido condenada à suspensão de seus direitos políticos em...

Kalil, ausência e críticas de educadores

gilmar ferreira 400 curtinha   O candidato a prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) não foi a um evento realizado pelo Sintep para apresentar suas propostas aos técnicos e professores da educação básica. A ausência e sem apresentar justificativa deixou professores na bronca. O sindicalista...

Ibope vê falha na pesquisa de Cuiabá

abilio 400   A  última pesquisa Ibope sobre intenção de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada na sexta passada (16) pela TVCA, cujo resultado destoa muito de outras amostragens, foi feita por telefone. E, por causa disso, o próprio instituto, em nota de esclarecimento publicada no próprio site,...

Medeiros x Fernanda e o bolsonarismo

jose medeiros 400 curtinha   Não são apenas Carlos Fávaro (PSD) e Nilson Leitão (PSDB), que se auto-combatem, com um tentando desconstruir a candidatura do outro na corrida pela única vaga em disputa ao Senado. Como num ringue de boxe, José Medeiros (foto), do Podemos, e coronel Fernanda (Patriota)...

MAIS LIDAS