ELEIÇÕES 2020

Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2020, 15h:08 | Atualizado: 19/10/2020, 19h:52

ABUSO DE PODER

Prefeito é flagrado oferecendo casa em troca de apoio à reeleição - ouça o áudio

selo elei�es 2020

O prefeito de Araguaiana (653 km de Cuiabá) e candidato à reeleição, Getulio Dutra Vieira Neto (PSB), foi flagrado em uma conversa na qual supostamente oferece uma casa em um loteamento da prefeitura para que um então pré-candidato a vereador desistisse da candidatura e do apoio ao Rodrigo Pirani (PDT) na eleição municipal. O PDT entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) em que pede a cassação do registro de candidatura de Getulio e do diploma, se ele for eventualmente reeleito.

A conversa aconteceu entre o prefeito e Jose Afonso Firmino De Souza, o “Buia” (PDT), que acabou não aceitando a negociação e registrou sua candidatura apoiando Rodrigo. Em 8 de setembro, Getulio foi até a casa do candidato a vereador. À época, o PDT ainda não havia realizado a convenção para confirmar sua chapa de concorrentes à Câmara Municipal.

“O abuso do poder político e econômico utilizado pelo prefeito em busca de apoio é corriqueiro, no entanto, dessa vez pôde ser materializado através de gravação de vídeo pelo celular do senhor José Afonso, popularmente conhecido como Buia, na data acima mencionada”, afirma o PDT.

O teve acesso ao vídeo, no qual é possível ouvir a conversa, apesar de a câmera estar aparentemente escondida. Não é possível ver a situação. A transcrição da conversa foi registrada no Cartório do 2º Ofício da Comarca de Barra do Garças como forma de comprovação pelo partido.

O prefeito começa falando que já conquistou o apoio de diversos ex-opositores e que estaria “pronto para ajudar” o então pré-candidato da oposição. Cita que os ex-adversários estão com casa própria.

“Negócio é o seguinte, você me chamou pra vir aqui na sua casa uns dias aí, eu falei que vinha, mas essa vida é uma enrola, quando pensa que não. Eu sai pra vir aqui, parei ali, já tava Nayara, Rodrigo, Raimundo, xingava tudinho, nos conversou, tudo, agora tá mostrando a casinha dela lá, terminar ali. Então, eu tô pronto pra ajudar você cara. Você não tem nada pra falar mal de ninguém, não fala mal de candidata sua, nem do Rodrigo, nem dela e nem de ninguém, cada um tem direito de ser candidato né”, diz.

Reprodução

Getulio Neto, prefeito de Araguaiana

O prefeito Getulio Neto é acusado de abuso de poder econômico e abuso de poder político

Getulio tenta desqualificar o opositor Rodrigo dizendo que ele não teria compromisso com a cidade e que na eleição passada, ao final do pleito, sequer ficou em Araguaiana.

“E vai ser de novo do mesmo jeito, ele nem para fazenda vai mais, ele vai para Goianésia, onde eles têm terra, trocou. Então, é assim, não tem compromisso com ninguém não. O que ele puder usar as pessoa nesse momento, ele vai usar. Né, e as pessoas fica e esse povo vai embora. Queria ver. Essa casa aqui é da sua mulher, não é sua né”, afirma.

Continua dizendo que Buia precisaria de um lugar seu e pensar em seu futuro financeiro. Depois começa a falar do loteamento da prefeitura. Ressalta que não pode entregar os lotes no período eleitoral, mas que pretende entregar em breve.

“Nós temos ali, frente aquele coleginho, perto da cerâmica, eu comprei aquela área ali. Ali é 200 lotes, eu não dei pro povo agora, porque agora eu não posso dar, esse ano eu não posso doar nenhum lote, esse ano político, só depois que acabar a política né. Mas eu quero pegar umas pessoas que. Tem muita gente lá, vai ganhar o lote tem condição para construir, tem gente que não tem, tem que ajudar. Nós vamos fazer um projetinho de casa lá, uma casa de 4 partes, 4 cômodos, uma cozinha americana, dois quartos, uma arinha, né, pra ficar tudo igual, não ficar, ai o cara constrói uma casinha mais ou menos e vem outro constrói outra meia água torta, despadroniza tudo, fica tudo feio. Então nós vamos fazer isso, pegar 80 lotes, entregar no alicerce e aqueles que não tiver condição de fazer, a gente vai ajudar. Agora aqueles outros que tem. Tem muita gente que tem condição. Aí o cara... tô com R$ 20 mil para comprar um lote, guarda seu dinheiro, vou te dar um lote e você constrói, tem um monte e daí você guarda. Que assim eu passar a eleição vou pegar e doar os lotes”, relata na conversa.

O prefeito diz que faz um “compromisso” com Buia, se ele apoiar sua tentativa de reeleição. Destaca que a conversa tem que ficar “entre nós”, “morre aqui”, e conta vantagem em relação a pesquisas eleitorais que mostrariam que ele tinha preferência de 79% dos eleitores da cidade. Também destaca que tinha diversos apoios de ex-prefeitos, igrejas, padre, pastores e comerciantes. “A gente tem uma aceitação muito boa, perder a eleição só se for um castigo de Deus”.

Então eu faço um compromisso com você. Te ajudar. Você, pode, eu o Maximino (candidato a vice-prefeito), que quero que você me dá um prazo assim que a gente ganhar, vai começar a chover no começo de janeiro, fevereiro, março, quando for mês de abril, maio, a gente entrega essa casinha pra você, né, eu te dou o título, você vai na prefeitura, te dou o título em seu nome, ai você vai ajudar também, pelo menos no areiar lá, arrumar um pedreiro

Prefeito Getulio Neto

“Então eu faço um compromisso com você. Te ajudar. Você, pode, eu o Maximino (candidato a vice-prefeito), que quero que você me dá um prazo assim que a gente ganhar, vai começar a chover no começo de janeiro, fevereiro, março, quando for mês de abril, maio, a gente entrega essa casinha pra você, né, eu te dou o título, você vai na prefeitura, te dou o título em seu nome, ai você vai ajudar também, pelo menos no areiar lá, arrumar um pedreiro”, promete.

Buia questiona se o prefeito está, de fato, oferecendo a casa em troca do apoio na eleição municipal deste ano. O que é confirmado pelo prefeito.

“Te dou na chave. Mas você vai ajudar, colocar o pedreiro lá, ser oreia, ajudar, porque daí fica melhor para mim, para nós, porque o material, compra tijolo, as portas, deixo no jeito para você. Não é casona grande não, é uma casa, com a cozinha americana, sala e cozinha ao mesmo tempo, dois quartos, banheiro no meio e uma arinha”, afirma.

Getulio explica que o loteamento é um projeto “dele”, da prefeitura. Se fosse do Governo Federal, destaca, demoraria mais tempo, passar 1 ano, 2 anos, você vai falar o cara é mentiroso”. “Se amanhã eu sair do governo, pelo menos esses 80, isso aqui tá garantido, não fica esperando a inscrição, cadê? Até hoje não saiu. Então, isso eu garanto pra você. Até maio. Entregar pra você”.

Ele ainda pede que o então pré-candidato não venda o imóvel recebido logo em seguida, ainda que a escritura seja prometida para próprio nome de Buia. O então pré-candidato continua a questionar se a casa seria uma troca pelo apoio.

“Na chave, mas igual falei pra você, tem que me ajudar, só entre nós, amanhã ou depois você ficar, ah, pensei em desistir, pensei bem, mexer com isso não. (....). Eu não tenho candidato lá no... Vou fazer o sorteio, vou pegar e votar nele, eu gosto de ser honesto com todo mundo, oh, vamos lá com Divaldo, vambora, eu não tenho candidato não, a vereador, eu tenho 28 lá”, diz trecho do áudio.

O PDT afirma que a conversa mostra abuso de poder político e econômico por parte de Getúlio. Além da cassação do diploma ou do registro, quer que ele fique inelegível por oito anos. O Ministério Público Eleitoral também deve ser intimado para entrar no processo.

Outro lado

Em resposta a contato feito pela reportagem nesta segunda (19), o prefeito disse que até o momento não tem conhecimento sobre a ação nem foi intimado a prestar esclarecimentos. Questionado se realmente esteve na casa do candidato a vereador em 8 de setembro, ele disse que não tem conhecimento do fato e que quando for intimado irá passar o caso para a assessoria jurídica.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • José Marques da Silva | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 17h47
    0
    1

    Paulo Antônio do Nascimento acredito que quem não sabe o que é certo ou errado é você. Pois eu sou o Secretário de Administração a muitos anos. Sou servidor de carreira. Se sou secretário a muitos anos é por competência, pois passa prefeito, entra prefeito e sempre sou convidado a assumir esse cargo. Tenho honra e orgulho e auxiliar prefeitos a administrar este município. Sevc tem competência pra isso apresente curriculum na prefeitura de repente podemos de conceder esse cargo. Isso que você tá fazendo é inveja. E inveja é sinônimo de incompetência.

  • Paulo Antonio do Nascimento | Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020, 16h31
    1
    1

    Sebastião Marques da Silva,, claro que o senhor não ve nada de ilegal, o senhor é secretario de administração em Araguaiana a quase 20 anos, entra prefeito e sai prefeito o senhor é o secretário de administração,, acho que o senhor não sabe mais o que é certo ou errado.

  • Sebastião Marques da Silva | Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020, 14h17
    0
    2

    Isso aí é armação de adversário. Não vejo nada de errado na conversa. Aliás, o que tá errado aí é a gravação sem autorização judicial. Isto é crime.

Com maioria na Câmara de Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   A prefeita eleita de Cáceres Eliene Liberato (foto), que conquistou 15.881 votos (38,16% dos válidos), terá apoio da maioria dos 15 vereadores. Destes, oito garantiram cadeira pela coligação da própria Eliene, o que representa 53%. As duas maiores bancadas são do PSB de...

Gamba quer Tuti presidindo a Câmara

tuti 400 alta floresta curtinha   O prefeito eleito de Alta Floresta, Chico Gamba (PSDB), tem se articulado para eleger presidente da Câmara o vereador reeleito do seu partido, Oslen Dias dos Santos, o Tuti (foto), que obteve a segunda maior votação, com 814 votos. Na tentativa de convencer os novos integrantes da próxima...

Várzea Grande paga a folha já na 6ª

lucimar campos 400   A prefeita várzea-grandense Lucimar Campos, prestes a concluir o segundo mandato, anunciou que na sexta, a três dias de fechar o mês, conclui o pagamento da folha de novembro. E, nesta quarta (25), já libera a diferença da correção do piso federal para os professores. No total...

Críticas à busca do poder pelo poder

marcia pinheiro 400   Em um ato realizado na praça Alencastro, nesta segunda à noite, a primeira-dama de Cuiabá Marcia Pinheiro disparou críticas aos adversários do prefeito Emanuel, que busca a reeleição. Segundo ela, as alianças formadas por Abílio neste segundo turno são...

Reeleição consagradora e base forte

leonardo bortolini leo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito Léo Bortolin (foto) mostrou nas urnas ser mesmo um líder político emergente da região. Ele assumiu o Executivo, após vencer a eleição suplementar em novembro de 2017, com 69% dos votos válidos. Agora foi à...

Vereador eleito diz não apoiar Abílio

eduardo magalhaes 400 curtinha   Release produzido pela campanha de Abílio Júnior anuncia que 13 dos 25 vereadores eleitos e/ou reeleitos estão apoiando o candidato do Podemos neste segundo turno em Cuiabá. E incluiu na lista Eduardo Magalhães (foto), do Republicanos. Mas o próprio Magalhães,...