Previsão do tempo ??°C Cidade

Eleições 2026 Terça-feira, 06 de Outubro de 2026, 19:15 - A | A

Terça-feira, 06 de Outubro de 2026, 19h:15 - A | A

ALIADOS PELO CAMINHO

Mauro e Fabio rejeitam versão de "fracassso" do UB e apontam eleitos

Gabriel Rodrigues e Kleyton Agostinho

Faixa - selo eleições 2026

O ex-governador e senador eleito Mauro Mendes (UB) e o deputado federal reeleito Fábio Garcia (UB) rechaçaram a versão de que o partido tenha fracassado ou sido desorganizado na construção das chapas proporcionais para as eleições deste ano. Para eles, o resultado demonstra êxito, com a atual bancada formada por dois deputados federais, dois estaduais, um senador e uma vice-governadora. Os dois participaram da reunião “suprapartidária” convocada pelo PL para a formação de um arco sólido de apoio ao senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Mauro, na condição de presidente da Federação União Progressista, formada por UB e PP, minimizou o questionamento sobre a falta de organização e apontou que os dois deputados estaduais reeleitos, Dilmar Dal Bosco e Sebastião Rezende, teriam feito a lição de casa. O deputado Júlio Campos não se reelegeu, assim como Eduardo Botelho, que trocou o UB pelo MDB em busca de sobrevivência eleitoral, mas acabou naufragando nas urnas.

Victor Ostetti/MidiaNews

Fábio Garcia, desiste Vice, Pivetta

“No caso específico, dentro da União Brasil, nós já sabíamos que fariam dois. Isso já era de domínio comum aí no mercado político. E aqueles que elegeram porque foram mais eficientes e conseguiram obter mais votos. Um partido sai com um senador, dois deputados federais e dois deputados estaduais. É um dos partidos que tem uma boa expressão política no estado de Mato Grosso”, pontuou Mauro.

Questionado sobre a falta de organização na chapa para deputado estadual, que, mesmo após o fechamento da aliança com o PP, teve apenas 9 das 25 vagas preenchidas, Fábio apontou que o cenário sempre foi difícil para atrair novas lideranças. Evitando apontar um culpado, embora deputados tenham reclamado da falta de empenho do presidente Mauro Mendes, que também teria interesse no fortalecimento do partido, ele atribuiu o problema à baixa perspectiva de eleição para os novos integrantes.

“Era difícil atrair alguém para uma chapa onde a perspectiva de eleger as pessoas que vinham de fora para participar dessa chapa era muito pequena”, relatou Fábio, que foi reeleito para a Câmara Federal juntamente com a esposa de Mauro, Virginia Mendes, estreante na disputa por cargo eletivo. A ex-primeira-dama superou 100 mil votos, assim como Fábio, que quase chegou aos 140 mil.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br