Reprodução/Instagram
Candidato a presidência pelo PL, Flávio Bolsonaro, candidato ao Senado José Medeiros e Odílio Balbinote, coordenador da campanha do partido em MT
O deputado federal José Medeiros (PL) e seu suplente na chapa ao Senado, Odílio Balbinotti, afirmaram nesta terça-feira (4), durante coletiva de imprensa em Rondonópolis, que a aliança entre PL e MDB em Mato Grosso ficará restrita à disputa pelo Governo do Estado. Segundo eles, filiados do Partido Liberal não serão obrigados a apoiar a candidatura de Janaína Riva (MDB) ao Senado.
O entendimento foi definido após reuniões em Brasília com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e com o senador e candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro. Na prática, embora os partidos estejam unidos na eleição ao Governo, cada legenda seguirá com candidatura própria ao Senado. O PL concentrará seus esforços na campanha de José Medeiros, enquanto o MDB conduzirá, de forma independente, a candidatura de Janaína Riva.
"Houve uma coligação para o Governo do Estado. O PL continua com um único candidato ao Senado e o MDB vai ter a candidatura dele. Cada um toca o seu barco. São candidaturas independentes e não coligadas entre si. Não queremos passar uma mensagem truncada para o nosso eleitor. O nosso eleitor perguntou se nós iríamos com o MDB, e a resposta é: nós não vamos", afirmou José Medeiros.
Os dois políticos afirmaram ainda que a direção nacional do partido compreendeu a posição de prefeitos e lideranças do PL que manifestaram resistência à aliança com o MDB. Segundo eles, Valdemar Costa Neto garantiu que não haverá punições aos filiados que optarem por não fazer campanha ao lado dos emedebistas.
"Nós tentamos convencer o presidente Valdemar de que o MDB não seria uma boa composição, não pelo PL, mas pelos eleitores. Os nossos eleitores enxergam no MDB os nossos adversários e o impacto dessa aliança foi muito negativo. A minha preocupação sempre foi com o eleitor", declarou Odílio Balbinotti.
Acenos bolsonaristas
Nas últimas horas, um vídeo publicado por Flávio Bolsonaro reforçou José Medeiros como o nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar uma vaga ao Senado por Mato Grosso. Logo depois, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro compartilhou o mesmo conteúdo e escreveu na legenda que Medeiros é o candidato que o "meu marido escolheu".
Nos bastidores, as duas manifestações foram interpretadas como um recado de que nem Flávio nem Michelle deverão estender esse mesmo apoio à candidatura de Janaína Riva ao Senado.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse






