Previsão do tempo ??°C Cidade

Judiciário Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014, 15:49 - A | A

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014, 15h:49 - A | A

Ararath

MP propõe 5 ações judiciais e pede afastamento de conselheiro do TCE

Jacques Gosch

TCE

ricardo-tce

 Sérgio Ricardo é alvo de ação proposta pelo MPE sobre compra de vaga no TCE

O Ministério Público Estadual (MPE) propôs, nesta sexta (19), cinco ações civis públicas por improbidade administrativa relacionadas à Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal para investigar esquema de lavagem de dinheiro por meio de operações ilegais com factorings e empresas envolvendo autoridades dos três Poderes. Uma delas requer o afastamento do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Sérgio Ricardo pela suposta compra da vaga que pertencia a Alencar Soares.

Documentos apreendidos pela Operação Ararath e as declarações de Júnior Mendonça a partir da delação premiada indicam que em 2009, o então governador Blairo Maggi (PR) teria obtido por meio do ex-secretário de Estado Eder Moraes, empréstimo de R$ 4 milhões para beneficiar o conselheiro   Alencar Soares em suposta negociata de vaga no Tribunal de Contas com o ex-deputado estadual pelo PR Sérgio Ricardo. O compromisso de ajudá-lo teria sido firmado em setembro daquele ano, durante viagem à África do Sul.

À época, Blairo e uma comitiva de 35 pessoas que incluía Alencar e Eder  foram conhecer os preparativos do país para Copa 2010.  O governo do Estado anunciou que o objetivo principal era saber como os sul-africanos fizeram para cumprir o cronograma de exigências da Fifa e, principalmente, observar os erros para não cometê-los.

No depoimento ao MPE, Júnior Mendonça relata que Alencar teria sido questionado por Blairo sobre os motivos para sair do TCE antes do tempo da aposentadoria.  Então, teria  relatado ao governador que já havia recebido um adiantamento de Sérgio Ricardo no valor de  R$ 2,5 milhões pela vaga de conselheiro e pretendia devolver o dinheiro para permanecer no cargo.

Júnior Mendonça também revelou na oitiva que ficou sabendo do contexto do empréstimo já no gabinete de Alencar quando foi entregar o cheque. Declarou ainda que se sentiu “desajeitado” pois viu que estava entrando em “briga de cachorro grande”.  

A negociata pela vaga no TCE teria se arrastado por quatro anos. Em 2009, Rdnews chegou a noticiar que Alencar Soares cogitava se aposentar e que seria substituído por Sérgio Ricardo.  Entretanto, a hipótese acabou não se concretizando.

O assunto voltou à tona em 2010, mas contrariando as expectativas, Alencar permaneceu no órgão controlador. Em 2011, o assunto ficou “abafado” até que a aposentadoria se concretizou em maio de 2012 e Sérgio Ricardo sentou na cadeira de conselheiro do TCE.

 Alencar usou o pretexto de concorrer à Prefeitura de Barra do Garças pelo PSD para deixar o Pleno, mas acabou preterido na convenção partidária. De todo modo, segue recebendo do TCE a “polpuda” aposentadoria. 

Além de Sérgio Ricardo, outros “figurões” de Mato Grosso são alvos das cinco ações movidas pelo MPE. Entre eles, o governador Silval Barbosa (PMDB), o senador Blairo Maggi (PR)  e o deputado estadual José Riva (PSD). Empreiteiras que prestam serviços ao Estado também foram acionadas.

PF abre inquérito contra conselheiro por possível compra de vaga no TCE

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

MOREIRA 20/12/2014

Moralização do TCE-MT já! Humberto Bosaipo deveria ressarcir o erário de cada centavo que ganhou como conselheiro, pois assim como janete, não preenche os requisitos para tal função; Corte da aposentadoria vitalícia. Para Sérgio ricardo o mesmo, e prisão, caso haja a comprovação de compra de vaga neste órgão. Assim, começaremos a ter justiça.

positivo
0
negativo
0

Dornele$ 20/12/2014

E assim tem inicio o fim da thurma da botina. Pra mim, isso tinha que ter acontecido bem antes!

positivo
0
negativo
0

mario 19/12/2014

esse sergio ricardo, brincou com a naturesa, fez papel de preservar o rio cuiaba, e na primeira oportunidade, largou tudo e foi para o tce-mt, depois do blairo , o outro que me decepcionou foi o sergio ricardo...

positivo
0
negativo
0

Almante 19/12/2014

Aperta PF o Alencar ta aqui na Barra do Garças morrendo de medo, vcs já acharam o caminho onde o dinheiro que o Junior Mendoça emprestou para ele passou, na conta dos filhos isso segundo o MP do Estado de Mato Grosso viu RDNEWS, então não sou eu que estou falando, inclusive teve matéria aqui veiculada.

positivo
0
negativo
0

Elifas Ribeiro 19/12/2014

Quando penso que já vi de tudo ai que fico mais surpreso....Deus me livre!!!

positivo
0
negativo
0

Tomé 19/12/2014

Duvido muito que alguém envolvido vai sofrer alguma punição, só acredito vendo.

positivo
0
negativo
0

JOAO CERQUEIRA 19/12/2014

È isso aí. Tem de acabar com essa mamata de querer sempre mamar na tela da vaca do Estado. Tem de ir pra cadeia. Não ter direito a aposentadoria, etc, etc. Conselheiro mtem de ter qualificações, Ficha Limpa. Cadeiaa Neles.

positivo
0
negativo
0

Alonso 19/12/2014

Vamos ou não moralizar o TCE?

positivo
0
negativo
0

8 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br