Previsão do tempo ??°C Cidade

Judiciário Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2023, 09:50 - A | A

Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2023, 09h:50 - A | A

ESTADO LAICO

MPE apura legalidade de escola com nome de Assembleia de Deus em MT

Prédio foi inaugurado com a presença do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia

Jacques Gosch

A 1º Promotoria Civil do Ministério Público Estadual (MPE)  de Barra do Bugres instaurou procedimento para apurar se o nome da Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus não está em desacordo com o princípio da laicidade na educação. A questão entrou em debate após o Governo do Estado divulgar a reforma do prédio da unidade de ensino.

Divulgação

Escola Assembleia de Deus

A noção de estado laico no Brasil não é recente. A separação oficial entre instituições religiosas e o Estado ocorreu há mais de 130 anos no país, motivada pela Proclamação da República. De acordo com a Constituição Federal, sendo o Brasil um estado laico, a educação oferecida em instituições públicas também deve respeitar essa laicidade.

Com base no princípio constitucional, o nome da Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus passou a ser objeto de debate no ambiente virtual. Ativistas diziam que a solenidade de inauguração do  prédio reformado representa o “enterro do estado laico”.

Diante da situação, o Governo do Estado emitiu nota explicando a situação. Alega que a escola mantém o nome há 36 anos e que apenas respeitou a história da comunidade.

A assessoria de comunicação do Governo explicou o nome da escola com uma resposta às críticas feitas pelos internautas.

"Olá. Tudo bem? O nome da escola é referência à história da instituição e da própria comunidade local. O nome foi idealizado pelo pastor Walter dos Santos, que sempre teve uma visão inovadora da educação como objeto de desenvolvimento humano. Já sobre o funcionamento da unidade, a escola é mantida com recursos dos governos estadual e federal e administrada pelo Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar", pontou.

Segundo o Governo do Estado, a unidade já existe com esse nome há 36 anos e foi criada pelo Decreto nº 2.126 de 22 de julho de 1986 e reconhecida pelo decreto nº 2.943 de 12/03/2004. 

“A exemplo da gestão compartilhada que já acontece entre a Seduc-MT e as escolas confessionais, ligadas à Igreja Católica, mantivemos essa parceria em Barra do Bugres, na qual o novo prédio da escola foi construído em um terreno pertencente à Igreja Assembleia de Deus", explica.

 As Escola Souza Bandeira,  em Cuiabá, e Sagrado Coração de Jesus,  em Rondonópolis, são mantidas em parceria entre Governo de Mato Grosso e Igreja Católica. As informações são da própria Seduc.

Inauguração

Mayke Toscano

Mauro futebol escola

Governador Mauro Mendes conversa com estudantes e "joga bola" na quadra poliesportiva da recém inaugurada na Escola Estadual Assembleia de Deus

Apesar da polêmica, o prédio foi inaugurado na última sexta (24), com a presença do governador Mauro Mendes (União Brasil), da primeira-dama Virginia Mendes e de diversos secretários de Estado e parlamentares. O educandário agora conta com 18 salas de aula, quadra poliesportiva e refeitório. O investimento foi de R$ 5,4 milhões.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Sidnei 28/02/2023

Um simples nome gera tanto discurso de ódio contra os evangelicos, mas cotra professores militantes não dizem nada. Povo mimizento é hipócrita.

positivo
0
negativo
0

Afonso 28/02/2023

nome de politico ladrão pode né

positivo
0
negativo
0

ESTADO LAICO PARA QUEM 27/02/2023

Me perdoem, mas acredito que não estamos num Estado laico e muito menos existe dentro das escolas. O mesmo MPE deveria garantir aos professores que são EVANGÉLICOS, CRENTES o direito a serem tratados com a mesma dignidade, respeito com que os mesmos tratam os que optaram por outras formas de crenças. Não é o que tem ocorrido em algumas escolas, em especial, na tão famosa dalgisa de barros após o episódio da militarização. Os professores cristãos são hoje colocados como objeto de desdém por suas crenças. Então MPE há dois lados .....verifique de forma imparcial as verdades, basta colhê-las. Imagino, se um professor sente-se desrepeitado por seus pares, pergunta que não quer calar, e um aluno(a) cristão como é tratados, com imparcialidade.....

positivo
0
negativo
0

suzi 27/02/2023

Não concordo tbém. A não ser que a grade curricular seja respeitada como todas as escolas estaduais. Que não queiram induzir religião aos alunos.

positivo
0
negativo
0

Leo bartz 27/02/2023

MM cada vez mais ridículo

positivo
0
negativo
0

Esperidião 27/02/2023

Estado laico é um estado que não é teocrático. Assim é o Brasil, que permite o credo e a prática religiosa de todas as religiões. Logo o nome da escola não tem nada a ver com estado laico, mas se afirma por ser uma das religiões praticadas legalmente no Brasil. Ignorantes, procurem saber antes de falarem besteiras. Está certo o governador e sua equipe.

positivo
0
negativo
0

Haroldo Assunção 27/02/2023

Identity politics Não morro de amores por Meu Rei, mas aí é exagero identitário. À beira da intolerância religiosa - doutrinas à parte...

positivo
0
negativo
0

7 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br