O chefe da Representação de Mato Grosso em Brasília Carlos Fávaro (PSD) deve ser empossado no Senado caso o Tribunal Regional Eleitoral atenda ao pedido do Ministério Público Federal e casse o mandato da senadora Selma Arruda (PSL), determinando que ela deixe o cargo imediatamente. Isso porque, sendo cassada a chapa, deverá ser realizada nova eleição, mas o terceiro colocado assume como interino até a conclusão do processo eleitoral para que o eleito de forma suplementar tome posse definitivamente.
Gilberto Leite
Carlos Fávaro (PSD), ex-vice-governador, ficou em terceiro lugar da disputa por duas vagas
O terceiro colocado assume de forma interina porque Mato Grosso não pode ficar com apenas dois senadores até que seja realizada nova eleição. Isso porque seria desrespeitada a isonomia da representação dos estados no Senado. Esse tem sido o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral.
Fávaro não tem se pronunciado sobre o caso. Já seu advogado Elvis Klauk Júnior acredita que, depois de toda a instrução processual, ficou claramente demonstrado todas as irregularidades tanto do abuso do poder econômico quando do caixa 2.
“A quebra do sigilo veio só para corroborar com isso. O julgamento da prestação de contas, que foi unanimidade por sete a zero, no próprio TRE, também deixou configurado que os gastos, feitos na pré-campanha são gastos típicos de campanha. Nós acreditamos que o resultado final do julgamento será a cassação da chapa e a inelegibilidade”, avalia Elvis Klauk.
O imbróglio, entretanto, deve se arrastar por mais um tempo já que, mesmo cassada pelo TRE, Selma poderá recorrer às instâncias superiores. Podendo, inclusive, obter uma liminar de efeito suspensivo, o que lhe garante a permanência no Senado até que a situação seja julgada em todas as instâncias.
Outro ponto que precisa ser resolvido é relacionado ao financiamento da eventual eleição suplementar com custo estimando em R$ 20 milhões.Em geral, a própria Justiça banca a realização do pleito.
Cassação
O procurador regional eleitoral Raul Batista Leite, do MPF , reforçou que Selma cometeu crime de abuso de poder econômico e caixa 2 em sua campanha eleitoral. Pediu que a Justiça Eleitoral casse a chapa da juíza aposentada, a torne inelegível por oito anos e realize novas eleições para a vaga.
As informações constam nas alegações finais da Procuradoria-Regional Eleitoral (PRE) sobre a ação que apura suposto caixa 2 praticado pela senadora. A expectativa é de que a ação seja julgada pelo TRE até meados de março.
Resultado
Nas eleições de 2018, Selma foi a primeira colocada entre 12 candidatos ao Senado. Obteve 678.542, o que representa 24,65%. O segundo colocado, Jayme Campos (DEM), fez 490.699 votos, ou 17,82%. Na terceira colocação, Fávaro teve 434.972votos, 15,8% do total.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse







Zeca 28/02/2019
Selma reponderá tudo no cargo. Só sairá daqui a 08 anos!
Antonio 28/02/2019
A ex- juiza ficou tã envolvida com corrupção que acabou sendo contaminada!!! E quem diz pro Favaro tirar o Jayme do senado não entende nada de nada. Pelamordedeus!!!!
GILMAR DE PAULA 27/02/2019
O "embaixador" de araque de Mato Grosso em Brasília tá querendo ser senador no TAPETÃO. Ganhe eleição! Mas acho que você é muito medíocre para tamanho êxito.
Gutemberg Abreu 27/02/2019
O congresso tem acabar com esse sistema de eleição para senador, onde os dois suplentes não são votados e as vezes só ficamos sabendo quando o mesmo se afasta ou é afastado do cargo, logo o mais justo seria o terceiro mais votado proporcionalmente. Chega desse joguinho sujo nas eleições!
jorge luiz 27/02/2019
Tem efeito suspensivo no TSE, a jurisprudencia é pacífica.
Celso Ferreira de Souza -Tangara da serr 27/02/2019
Carlos Favaro um homem íntegro e com certeza vai trabalhar muito no Senado em prol do nosso MT.
joaoderondonopolis 27/02/2019
Vai ficar só na vontade de assumir o senado. O seu desgaste é muito grande que vai refletir na próxima campanha.
Jose Angelo 27/02/2019
Essa "senadora" deveria se chamar: "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" hipocresia reina
Marilia Nobrega 27/02/2019
Deus nos livre do Favaro! Homem oportunista, traidor e invejoso. Deixe a justiça agir, não precisa puxar o tapete daqueles que tiveram mais voto que você. Trapaceou Nilson Leitao, Jayme e agora quer derrubar Selma! Seu tombo será maior! Quem viver verá!
mauro santana 27/02/2019
A Senadora Selma vai ficar os 8 anos respondendo o processo e nada vai mudar. KKKKK
Paulo 27/02/2019
ENGRAÇADO É VER A IMPRENSA DO ESTADO DE MATO GROSSO, EM SUA MAIORIA, DAR ENFASE A ESSA TRAMOIA FEITA PARA DENEGRIR A IMAGEM DA SENADORA ELEITA SELMA ARRUDA.... ESSE GRUPO POLÍTICO NÃO ACEITA PERDER ESPAÇO PARA UMA PESSOA QUE SEMPRE LUTOU CONTRA A CORRUPÇÃO.... ALGUNS ATÉ DESSE GRUPO.... A SOCIEDADE PRECISA SE MOBILIZAR PARA IMPEDIR ESSA ABERRAÇÃO.... SÓ EM MATO GROSSO AS CONTAS DE UMA CANDIDATA É JULGADO POR UM ADVOGADO QUE TEVE SEUS CLIENTES CONDENADOS PELA CANDIDATA.
Robson Souza 27/02/2019
A defesa a Senadora já foi ouvida várias vezes e sempre fala nada do mesmo, ou seja, não tem defesa, esta claro nos auto que foi comedido o ilícito descaradamente. Resumindo: a ex-juíza achava que estava acima do bem e do mau, isso foi a sua atitude desde de quando começou a escolher processos polêmicos para fazer pirotecnia para enganar a população e se passar por "Sergio Moro de Saia" e buscar a eleição.
Djcuiaba 27/02/2019
Gostaria de saber porque a edição não ouviu a defesa da senadora. Vejo Rdnews e o tenho em alta conta mas tem que ouvir as partes. Um pouco estranho
13 comentários