Previsão do tempo ??°C Cidade

Judiciário Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 16:25 - A | A

Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 16h:25 - A | A

DISPUTA INTERNA

TJMT escolhe dois novos desembargadores em sessão no dia 12; veja lista

Dois magistrados disputam vaga por antiguidade; segunda vaga é destinada a uma mulher e 15 juízas concorrem

Gabriel Rodrigues

O presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), José Zuquim Nogueira, definiu para o dia 12 de fevereiro, às 13h30, a sessão extraordinária para a escolha de dois novos desembargadores, sendo uma vaga masculina por antiguidade e uma feminina por merecimento. A escolha será feita pelo Pleno do Tribunal.

Alair Ribeiro/TJMT

Fachada do Tribunal de Justi�a de Mato Grosso - Fachada TJMT

A vaga por antiguidade foi aberta com a aposentadoria do desembargador Sebastião Barbosa de Farias, que completou 75 anos. Somente dois magistrados se candidataram para a vaga, sendo eles Sérgio Valério e Antonio Horácio da Silva Neto.

A vaga por merecimento foi aberta com a aposentadoria do desembargador Sebastião de Moraes Filho, que completou 75 anos - ele também sofria forte desgaste internamente, desde a execução do advogado Roberto Zampieri, em 2024, que revelou a existência uma esquema de venda de sentenças no Judiciário. As investigações indicavam que o desembargador mantinha amizade íntima com o falecido advogado.

No dia 4 de dezembro, o Tribunal Pleno do TJMT deferiu, por unanimidade, a inscrição de 15 juízas para concorrer à vaga de desembargadora pelo critério de merecimento, considerando o preenchimento dos requisitos legais. 

Confira a lista das juízas habilitadas:

  • Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro
  • Ester Belém Nunes
  • Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli
  • Milene Aparecida Pereira Beltramini
  • Maria Mazarelo Farias Pinto
  • Gleide Bispo Santos
  • Monica Catarina Perri Siqueira
  • Amini Haddad Campos
  • Ana Cristina Silva Mendes
  • Célia Regina Vidotti
  • Christiane da Costa Marques Neves
  • Tatiane Colombo
  • Angela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez
  • Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva
  • Adriana Sant Anna Coningham

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

APLAUSO 07/02/2026

Com certeza absoluta os íntegros desembargadores que compõe o Tribunal Pleno do egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso saberão indicar corretamente os que subirão ao desembargo. Que Deus ilumine a mente e a sabedoria de cada membro do TJMT para uma escolha certa e com votação eminentemente objetiva. Com relação a antiguidade, está definida não tendo razão para recusa do juiz Sérgio Valério, um integro magistrado de raiz. Com relação a promoção entre as mulheres, todas estão aptas a exercerem o desembargo e que a escolhida seja, efetivamente, pelo nível objetivo.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br