Um novo vídeo mostra policiais militares agredindo um suspeito durante uma confusão na noite dessa quarta-feira (3), na Praça Popular, em Cuiabá. Conforme o boletim de ocorrência, a guarnição teria pedido apoio de outros policiais para a detenção do suspeito, pois ele seria mais forte que os policiais presentes. Entretanto, a filmagem mostra o momento em que três PMs imobilizam o suspeito, que aparenta não resistir à abordagem e chega a dizer que já estava sem ar.
O suspeito agredido, que responde pela alcunha de “Neguinho”, teria chegado ao bar Tatu Bola após causar tumulto e assediar mulheres no bar Ditado Popular, que fica na mesma região. O boletim de ocorrência aponta que ele chegou ensanguentado no estabelecimento, para onde a PM foi acionada.
Reprodução
À esquerda, "Neguinho" sendo imobilizado pelos PMs; à direita, o momento em que o defensor André Renato sendo detido
Pelas imagens, é possível ver três militares realizando a abordagem com “Neguinho” já preso ao chão. Havia um policial pisando em seus tornozelos, outro sentado em seu quadril e o último pressionando o pescoço do suspeito com o joelho. O suspeito chega a gritar “eu estou sem ar” e “tá matando eu” várias vezes durante a ação.
A partir desse momento, o procurador do Estado de Mato Grosso, Daniel Gomes, e o defensor público André Renato, que estavam no bar, aparecem questionando a guarnição sobre o que “Neguinho” tinha feito. O boletim de ocorrência também aponta que houve xingamentos por parte de um dos clientes, que usaria tornozeleira eletrônica e teria chitado um dos policiais.
De acordo com informações da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), o defensor teve seu celular tomado por um dos policiais enquanto filmava a agressão. André Renato foi para o lado de fora do bar tentar reaver o telefone, momento em que recebeu voz de prisão e foi algemado.
O procurador e o tornozelado também foram presos, sendo o último com o uso de algemas. Já “Neguinho” foi encaminhado para o Pronto Socorro Municipal, onde foi constatado que ele teve escoriações na boca e um ombro deslocado.
Outro lado
O Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Alexandre Mendes, informou, por meio de nota, que abrirá uma sindicância contra os agentes envolvidos.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou ao
que não irá se pronunciar sobre o assunto.
Já a DPMT emitiu nota afirmando que não irá tolerar qualquer tipo de abuso contra os defensores e defensoras, assim como seguirá atuando para coibir situações de violência ou abuso de poder. Além disso, a instituição ressaltou a confiança na integridade de seus profissionais.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse







João do caminhão 06/07/2024
Pessoal vamos parar de beber cerveja, pois está bebida só traz malefícios a nossa sociedade, se todos do bar estivem em uma igreja, nada disso teria acontecido... Isso é pura realidade, pois a pessoa que bebe qualquer bebida alcoólica sempre acha que está com razão, então vamos diminuir esse álcool no sangue...
Joaquim Silva 06/07/2024
Coronel Mendes, no calor da ocorrência muita coisa pode acontecer, o Sr. já foi em muitas ocorrências e sabe disso. Desprestigiar seus homens assim vai fazer com que cada vez mais todo mundo perca o respeito pela polícia. Digam-me por que o Defensor foi botar o bico ali? Não sabia que é uma atribuição legal do defensor entrar em ocorrências, e nem que existe lotação da DPE em casas noturnas como plantonista de serviço.
Aroldinho 06/07/2024
Cala a boca, alexandre PETEBA-PETRALHA-FASCISTINHA DE MERDA! Vai defecar tua diarreia cerebral no meio dos teus capangas. Ainda não criou vergonha na cara?
alexandre 06/07/2024
Tem muito ego ferido nessa historia...
Zé da juquira 06/07/2024
E por isso que os milicos não querem câmeras nas fardas .
Jr 05/07/2024
Se tivesse ido na primeira vez que foi chamado, nada disso teria acontecido.
alexandre 05/07/2024
quiseram defender o problematico...interferindo no trabalho da PM..
7 comentários