Variedades

Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2014, 09h:29 | Atualizado: 06/02/2014, 12h:10

Dólares

Blairo e Pivetta na lista dos 5 políticos mais ricos do país, conforme Forbes

O senador Blairo Maggi (PR) é o segundo político mais rico do Brasil, segundo lista elaborada pela revista Forbes. Com patrimônio líquido estimado em 960 milhões de dólares, o republicano é citado como um dos homens mais poderosos da agricultura no país. É dono do Grupo Andre Maggi, companhia fundada por seu pai, hoje a maior produtora de soja do mundo, e ex-governador do Estado por dois mandatos (2003 – 2010).

O 4º colocado na lista é o prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT). O pedetista é o maior investidor individual da Vanguarda Agro e tem patrimônio líquido de 100 milhões de dólares. Ele está no terceiro mandato, tendo concluído dois consecutivos em 2008 e sendo eleito em 2012. Durante a campanha chegou a ser acusado de compra de votos, posteriormente inocentado das acusações pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em primeiro lugar está o suplente de senador, Lirio Parisotto (PMDB/AM), com fortuna estimada em 1,9 bilhão de dólares. O peemedebista é suplente de Eduardo Braga (PMDB/AM) e um dos maiores investidores do mercado de ações no país. O 3º colocado é o deputado federal Marcelo Almeida (PMDB/PR), que possui patrimônio líquido de 200 milhões de dólares. Ele é filho de Cecílio do Rego Almeida, fundador da construtora CR Almeida, uma das maiores do país.

No 5º e último lugar está o deputado federal, Paulo Maluf (PP/SP), que por diversas vezes foi acusado de corrupção ao longo de seus 40 anos na política. Foi condenado pela Justiça da Ilha de Jersey (situada no Canal da Mancha, ao lado do Reino Unido) a devolver 32 milhões de dólares em seu nome e no do filho à Prefeitura de São Paulo. A família Maluf é controladora de uma das maiores fornecedoras de materiais para a indústria e construção de móveis, a Eucatex e seu patrimônio é estimado em 33 milhões de dólares.

Lista

A Forbes utilizou dados do TSE para elaborar a lista e abordou na publicação os maçantes problemas de corrupção enfrentados pelos brasileiros – motivo de inúmeras manifestações em junho do ano passado em centenas de cidades. No entanto, destacou que a maioria dos políticos mencionados construiu fortuna antes de entrar na vida política.

De acordo com a revista americana, trata-se de donos de companhias abertas e que requerem maior transparência e governança corporativa mais rigorosa, daí a necessidade de permanecerem longe de escândalos – o que não é o caso de Maluf. Juntos, os cinco citados possuem patrimônio de aproximadamente 3,2 bilhões de dólares. (Com informações de Exame.com)

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Moreira_Cuiabá | Domingo, 09 de Fevereiro de 2014, 19h59
    0
    0

    Quanto ao Blairo sabemos que ele já era muito rico antes mesmo de ser governador. O que poucos sabem foi a sua evolução financeira quando assumiu o estado. Pois bem, estas condições são difíceis de se debater. O que marca mesmo seu governo foi o "estranho benefício" que suas empresas tiveram, justamente na época do seu governo, ainda mais depois de seu apoio ao governo do molusco. Quanto a esse Emídio de Souza, acho mais um "zé" por esse imenso Brasil, que não deu certo em nada e agora, na causa de "defensor da comunidade" quer achar uma brecha em algum cargo público...coisas do Brasil Varonil!. A verdade é uma só, esse Emídio, se caso ser eleito em alguma coisa, veremos futuramente mais um zé, se tiver boa intenções, ficar perdido no ninho das cobras, acabar se corrompendo, ou no mínimo, apenas se calar. Essa é a verdade. Precisamos de gente nova, com ideais, com estudo, e que seja realmente idealista de algo bom pra sociedade como um todo. O governo B. Maggi, assim como Silval, assim como o José Riva, não querem e nem pensam em investir na educação de nossas crianças, isso prejudicaria, no futuro, seus planos individuais de domínio.

  • PAULO | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 08h24
    0
    0

    MAS A REVISTA NAO DIVULGA QUANTO ESSES CIDADAO DEVE AO BNDS ,BANCO DOS MILIONARIOS COMO JBS EIKI BATISTA

  • Benedito cuiabano | Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2014, 16h48
    0
    1

    O Jorge e verdadeiro sangue suga para de viver nas custas de Blairo Maggi um dia você vai apóia os trabalho de Emidio de Souza esse e o verdadeiro líder comunitário de cabeça erguida.

  • jorge | Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2014, 15h29
    0
    0

    Emídio líder de nada, vai carpir quintal, e para de pedir esmola a político

  • Emidio de Souza Lider Comunitario | Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2014, 11h23
    0
    0

    emidio vai vencer os desafios ja esta determinado em nome de Jesus Quem de ria em 1984 no antigo PDS o recém formado Engenheiro a Família era considerado apenas Latifundiário, eu Emidio de Souza e Blairo Maggi, a apoiamos o ex Deputado Federal Jonas pinheiro que foi Reeleito 3 vezes e 2 vez para o senado, hoje senador Blairo Maggi (PR) é senador de MT é considerado o político mas Poderoso do mundo,deixou companheiro como Emidio de Souza Líder comunitário na estrada pegando carona acho que esta na hora senador Blairo Maggi (PR) de meda uma forcinha politicamente estou sofrendo perseguição de político Ligado a Pedro taques e mauro Mendes prefeito que nos Apoiamos em 2012 já comuniquei o mesmo e não deu a mínima para mim estou muito chateado.

  • Reinaldo | Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2014, 09h38
    3
    0

    Pergunta para o Taques de onde Pivetta conseguiu sua fortuna!!!!

  • Geraldo Marins | Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2014, 08h12
    2
    0

    Piveta ficou milionário com o rombo na Coperlucas, de onde ele desviou R$ 200 milhões através de calote ao banco do brasil, os jornalistas esqueceram disso?

  • Reinaldo | Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2014, 21h14
    1
    0

    Reinaldo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Zé Poxoréo | Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2014, 21h11
    3
    0

    É o que sempre digo, Mato Grosso é uma terra capaz de operar verdadeiros milagres. Aqui o sujeito chega com duas calças jeans na capanga e em pouco tempo se torna milionário.

  • Giba | Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2014, 13h52
    0
    1

    I eu?

Câmara cassará 3º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o terceiro vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.