O governador Silval Barbosa vai tentar resolver esta semana alguns "pepinos" e impasses que têm provocado desgaste à administração, fora as problemáticas corriqueiras registradas na segurança pública, educação, meio ambiente e infraestrutura. Uma de suas preocupações é quanto à polêmica sobre a gestão e estrutura para condução dos projetos preparativos de Cuiabá para a Copa-2014.
O Palácio Paiaguás decretou o fim da Agecopa e precisa ver aprovada, para transferência de atribuições, a mensagem que cria a secretaria extraordinária da Copa (Secopa). A decisão agora é dos deputados e alguns "engrossaram" o discurso. Mandaram recado ao governador, com várias perguntas e questionamentos.
Preocupado, Silval acionou o líder do Executivo na Assembleia, Romoaldo Júnior (PMDB). Pediu que este conduza as articulações para o Executivo não ser derrotado. O teste virá na sessão de quarta, quando o projeto entrará na pauta para votação.
Assim que sancionar a lei que inclui na estrutura a nova pasta, Silval precisa nomear oficialmente 4 adjuntos. Além do secretário Eder de Moraes, 3 deles já estão praticamente escolhidos: Yênes Magalhães, Jefferson de Castro e Djalma Mendes, que perde o status de secretário, já que conduz desde janeiro a pasta extraordinária de Apoio Institucional às Ações da Agecopa e PAC, que será extinta. Como Cuiabá não se transformou ainda num canteiro de obras, dentro da expectativa de receber quase 200 obras estruturantes rumo ao Mundial de futebol de 2014, a população acaba descarregando sobre o governo uma dose de desconfiança e isso gera desgaste e crises.
O governo se vê acuado também por causa da decisão de terceirizar a gestão da saúde pública por meio de OSS. A Justiça mandou o Executivo suspender o contrato com uma dessas organizações que assumiu o hospital Metropolitano, de Várzea Grande. Silval escalou seu secretário Pedro Henry para "peitar" a Justiça e, por enquanto, não vai cumprir a ordem judicial. Espera reverter a situação no julgamento do mérito.
Outro problema jogado para o governador é a disputa interna no PT, inclusive de uma mesma corrente. Depois de perder a cadeira de deputado federal, Ságuas Moraes renunciou ao cargo de presidente estadual da legenda petista no último sábado para, assim, ficar livre para reassumir a secretaria de Educação do Estado. Acabou criando impasses. A titular Rosa Neide, que foi adjunta de Ságuas, não quer deixar o primeiro escalão. O governador, por sua vez, reprova a articulação precipitada de Ságuas, que, nos bastidores, está loteando cargos e anuncia que retornará ao staff, mesmo sem ter aval do chefe do Executivo.







Costa 27/09/2011
Joao, que PSD o que ? O PMDB quer ver o PSD pelas costas, pois só ficam conspirando, querendo emplacar o candidato à Governador em 2014.
manoel soares 26/09/2011
A educação está indo muito bem , quem quiser verificar veja as nossas escolas , todas organizadas , assim está em quase todo estado . Creio que o governador é sábio , o ministério é do PT , ele conhece de política e sabe como encaminhar , Rosa é da área e se dá muito bem com Ságuas, ela disse outro dia aqui em nossa cidade , que o que o governador e o PT decidirem, assim será, penso que é melhor dexar este falatório para lá, precisamos de boas escolas e de boa educação, e parar com brigas.
joao 26/09/2011
bom, Silval está aguardando a definição do PSD tendo concretizado o partido ae fará as modiificações o PT é muito pequeno para a pasta que ocupa sem falar que é incopetente quem será o proximo secretaro de Educação será o Dep;. Eliene que por ora sedera o o espaço dele para saguas na SECITEC
Nair Santana de Amroin 26/09/2011
Essa situação do deputado Saguas ficou muito vexatória, se eu fõsse ele e o Deputado Brunetto começaria a defender o rompimento com este Governo do PMDB.Principalmente o Deputado Ademir Brunetto que terá sua esposa como candidata a Prefeita em Alta Floresta e de cara terá como adversário principal o lIder do Governo da Assembleia Deputado Romualdo Junior que é lider do Governo. O Governo do PMDB inteiro vai estar pronto para detonar com dona Lucimara lá em Alta Floresta.Acorda Sr Bruneto
Pedro Luiz 26/09/2011
O Ságuas que está comandando agora a Seduc, mesmo sem assumir a pasta efetivamente. Como? Indicando pessoas para assumir cargo comissionados, o exemplo maior, é o Assessor Jurídico da pasta, que retomou o cargo, depois perder seu cargo no gabinete do seu chefe da Câmara dos Deputados. Chegou mandando, desmandando e gritando, quando vai trabalhar, é fato.
MOSSUETO 26/09/2011
Quando temos um executivo fraco e indeciso, a casa vira isso, todos pensam que pode mandar por que o chefe não tem postura e atitude de um chefe de governo, capaz de chamar qualquer subordinado as falas e mostrar a este que é o chefe, sem ser ditador, mas uma pessoa firme, serena capaz de transmitir a seus comandados os seus desejos e objetivos, ter compromisso politico, mas também responsabilidades com o dinheiro publico, não nomeando incompetentes para cargos tão importantes como os da Secopa, Saúde e Educação onde o proprio governo fica comprometido com a ação desses falsos lideres, veja a resposta da população, quando estes foram convocados para entrega de medalhas para os vencedores da Etapa Sul Americana de Volei masculino em Cuiaba, quando deveriam ser aplaudidos de pé, tomaram uma sonora vaia, é a resposta do povão a todos esses desmandos, e o que é pior, em rede nacional, vaiados por um publico consciente, politizado e sabedor de suas necessidades e conhecedor de quem o está tolhendo, abre olho sr. Governador! A sua administração está seriamentente comprometida, se uma fachina não for feita com urgencia, a sua carreira politica se encerra com o seu mandato.
Paulo Mattos 26/09/2011
Ainda há tempo de Silval Barbosa assumir plenamente o Governo do Estado de Mato Grosso, muito embora esteja sofrendo, ao que parece, uma espécie de retaliação por parte de significativas lideranças políticas. Deve penitenciar-se em seguir ações impopulares, desgastantes e improdutivas, adotadas por gestores de sua administração, tendo como exemplos clássicos Éder Moraes, Pedro Henry, Curado e outros espécimes descompromissados com os reais interesses da sociedade e do governo matogrossense. A crise dessa tal Agecopa, comandada por Éder Moraes e subsidiada por Carlos Brito e outras correntes políticas, não conseguiram empanar em nenhum momento as demais existentes, como na Segurança Pública, na Saúde com as OSS do Pedro Henry, na Infra-Estrutura, na Educação, com a petulância inaceitável de Ságuas Moraes em se pretender proprietário da Secretaria, em detrimento à vontade do próprio Governador. Este, por sua vez, deve compor-se com as lideranças políticas que o perseguem atualmente (por quais motivos seriam, hem ?) e garantir apoio para tirar definitivamente do Governo aquelas figuras que estão sendo prejudicais ao seu governo e à tentiva de realização de políticas públicas que deem mais impulso ainda ao Estado de Mato Grosso. A retumbante e merecida vaia recebida pelo Governador, por Éder e Pedro Henry no Ginásio Aecim Tocantins no dia de ontem, soaram tão alto que extrapolaram as fronteiras de nosso Estado e alcançou toda a sociedade brasileira, que ouviram aquele som de repúdio à atua, administração pública do Estado de Mato Grosso. E a totalidade de pessoas presentes no Ginásio é um comprovante fático de que a maioria dos matogrossenses encontram-se injuriados com Silval e sua troupe.
BENEDITO 26/09/2011
SR GOVERNADOR A SOCIEDADE DO NOSSO ESTADO ESPERA DE VOSSA SENHORIA DEMONSTRAÇÃO DE LIDERANÇA , FORÇA E GOVERNABILIDADE. O QUANTO FOR NECESSÁRIO PARA EVIDENCIAR SUA LIDERANÇA CRESCERA PERANTE TODOS , DO CONTRARIO FICARA SEMPRE EM DESCREDITO SE SUJEITANDO A CERTOS ELEMENTOS. COLOQUE A CASA EM ORDEM .
Evandro 26/09/2011
Pena, estamos vendo como o Sr Governador esta nas mãos daqueles que se comprometeram a ajuda-lo, se continuar a ssim o Governador ficará reféns de seus aliados e ai a crise vai inviabilizar sua administração. Vejamos: Crise na Agecopa, Secopa, Pracopa, Semcopa; Crise na Saúde; Crise na Educação - Saguas Vs Rosa Neide = sem educação no estado; Crise na Sema; Crise Governo Vs Asembleia. Tomará que o governador junto com seus correligionarios possam colocar um fim neste muvuca que está atualemente no EStado.
Jedae 26/09/2011
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
JORGE LUIZ 26/09/2011
E o Governador Éder BMW não vai exonerar todos por causa do caos no Estado?
JOCA ABED PANTALEÃO 26/09/2011
O Governadoe não deve aceitar, caso contrário demonstra fraqueza.
Jedae 26/09/2011
Por que as vaias? Não votaram nesse sistema? Até comprade Banca daria uma surra nele, de tão fraco que é. Só mesmo uns idiotas, para acreditarem que Silval não iria dividir Mato Grosso em cinco capitanias hereditárias. Ele mesmo não ficou com nenhuma. Uma é do Blairo, o maggico. Outra é do riva. Uma outra ficou com Pedrão. Uma com Bezerra e a quinta com Eder "precaório" de Moraes, também conhecido como Zé BMW!
13 comentários