Desde 2006
Romilson Dourado
Romilson Dourado é jornalista há mais de 20 anos. Escreve neste blog desde 2006. Formado em Letras e em Comunicação Social.
Foi professor. Trabalhou como repórter, editor e apresentador de TV. Neste Blog, acompanha e comenta os bastidores da política, com notícias exclusivas, e outros temas relevantes.
Política
Poderes
Bastidores
Negócios
Análise
Opinião
O líder do governo na Assembleia, Wilson Santos (PSDB), está tentanto garantir que a sabatina de Eduardo Moura (PSD) para ocupar o cargo de diretor-presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) seja realizada amanhã (7). O governador Pedro Taques (PSDB) só espera a aprovação dos deputados estaduais para remanejá-lo do Gabinete de Desenvolvimento Regional, que será extinto na segunda etapa da reforma administrativa.
Eduardo Moura substituirá o interino Robson Pereira Fagundes. Sobrinho do senador Wellington Fagundes (PR), ele assumiu a presidência interina a partir da renúncia do então presidente da Ager Carlos Carlão Nascimento (PSD). O ex-gestor deixou o cargo em fevereiro deste ano, antes de concluir o mandato. À época, Carlão alegou problemas de ordem pessoal.
.
Eduardo Moura deve ser sabatinado na quinta para assumir o comando da Ager pelo prazo de 4 anos
Outras pautas
Wilson Santos também articula para garantir que pelo menos quatro Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo sejam votados antes do início do recesso previsto para o próximo dia 17. A pauta inclui o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, a normatização do auxilio-alimentação dos PMs, a estimulação da produção de fertilizantes em Mato Grosso por meio de incentivos fiscais e um correção na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016.
"São quatro matérias praticamente consensuais. A aprovação acontecerá sem maiores dificuldades", declarou Wilson Santos, após a sessão ordinária desta terça (05), que foi suspensa por falta de quórum.
Apesar da ausência da maioria dos deputados, que inviabilizou qualquer deliberação, Wilson Santos evitou falar em recesso branco antes da data oficial. "Só posso garantir que o líder do governo estará presente nas quatro sessões desta semana", concluiu.
JLSiqueira/ALMT
Líder Wilson Santos vai tentar colocar 4 projetos do Executivo em pauta para votar antes do recesso
Reforma Administrativa
A segunda etapa da reforma administrativa, que deve ser enviada para apreciação da Assembleia somente após o recesso parlamentar. Ela resultará na extinção do Gabinete de Desenvolvimento Regional e Gabinete de Assuntos Estratégicos. A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) também será extinta.
Para aprimorar a interlocução com os Poderes, Taques já anunciou a criação do Gabinete de Articulação Política. O nome do titular ainda está sendo definido, mas a tendência é que Paulo Taques seja remanejado da Casa Civil para a nova pasta.
Com a provável saida de Paulo Taques, o adjunto do Turismo Luiz Carlos Nigro deve assumir a chefia da Casa Civil. Outras mudanças também devem acontecer, inclusive com o ingresso de deputados estaduais na equipe.
Os mais cotados são Max Russi (PSB) e Dilmar Dal Bosco (DEM). O socialista deve substituir Eduardo Chiletto na secretaria estadual de Cidades (Secid) enquanto o democrata assume o comando da secretaria estadual de Meio Ambiente (SEMA) no lugar do vice-governador Carlos Fávaro (PSD).
Outros remanejamentos aconteceram no último período. Paulo Brustolin deixou a secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) e foi substituido por Seneri Paulo, que deixou a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A pasta passou a ser dirigida pelo ex-presidente da Aprosoja Ricardo Tomczyc.
Já Gustavo Oliveira deixou o Gae e foi efetivado na secretaria estadual de Planejamento (Seplan) na vaga do interino José Bussiki. A mudança ocorreu quando Marco Marrafon foi redesiginado para a secretaria estadual de Educação (Seduc), com a saída de Permínio Pinto após a Operação Rêmora, que investiga irregularidades na pasta.
competente, honesto e grande líder. São alguns predicados que fazem parte da vida de Eduardo Moura. Boa escolha do Governador
Ednilson Aguiar
Prefeito Cláudio Ferreira, de Rondonópolis
O prefeito rondonopolitano Cláudio Ferreira (PL) tem adotado uma postura diferente das dos demais colegas bolsonaristas que comandam municípios em Mato Grosso.
Ao invés de se prender a questões ideológicas, fomentando intrigas, com ataques ao Governo Lula, a opositores e à chamada esquerda e ao PT, Cláudio prefere a neutralidade e o pragmatismo. E, com isso, sua gestão tem colhido resultados, que são as entregas.
O prefeito lançou, por exemplo, a construção de 1.483 casas populares, no residencial Vida Rondonópolis, na região do Pedra 90, em parceria com os governos estadual e federal, cujos investimentos superam a R$ 320 milhões. As obras já começaram. As unidades serão entregues dentro de dois anos.
Empolgado, o prefeito bolsonarista, chamado de trator, promete construir 10 mil casas com essas parcerias. Além destas 1.483, outras mil unidades estão sendo feitas.
Ele está certinho. É dessa direita que prioriza a praticidade, a eficácia e os resultados concretos que precisamos. Se Abílio não acordar pra vida e se atentar a isso não vai reeleger aqui.
Assessoria
O rondonopolitano Zé Medeiros, que deixa a Câmara para ocupar cadeira de senador
A região Sul (Grande Rondonópolis), que já teve 9 federais nas últimas cinco décadas, fica sem representatividade na Câmara pela primeira vez.
No pleito deste ano não elegeu ninguém.
Enquanto isso, a força política regional que emergiu das urnas consolida ainda mais a Baixada Cuiabana, com seis das oito cadeiras, a serem ocupadas, a partir de fevereiro, na nova legislatura, pelos coronéis Assis, Fernanda e Roveri, além de Fabinho Garcia, Rosa Neide e Virginia Mendes.
A bancada mato-grossense se completa com Juarez Costa (Nortão) e Thiago Boava (Médio-Norte).
Com 72 anos de emancipação politica, Rondonópolis, que hoje tem na Câmara Rodrigo da Zaeli, derrotado à reeleição, e Zé Medeiros, eleito senador, já teve como porta-vozes na Câmara Afro Stefanini, Percival Muniz, Augustinho de Freitas, Wellington Fagundes, Carlos Bezerra, Teté Bezerra, Adilton Sachetti e, hoje em final de mandato, Medeiros e Zaeli.
Tirando Rosa Neide e Barranco o resto e inuteis, nao servi para nada ,so atacam o governo e stf , mais tambem o povo matogrossense merece estipo de inutil doram ele que elegeram, por isso Cuiaba nao tem VLT, BRT , BUD eu la mais o que , pobre nao tem vez na direita so nao enxerga que e burro
Gilberto Leite
Deputado Paulo Araújo, derrotado à reeleição
Derrotados à reeleição, os deputados Eduardo Botelho (MDB), Júlio Campos (União), Juca do Guaraná (PSDB), Elizeu Nascimento (Novo) e Paulo Araújo (Republicanos), além de Janaina Riva, que perdeu para o Senado, começam a limpar as gavetas.
Eles participam das última sessões ordinárias na Assembleia. Alguns já dispensaram vários assessores, aqueles que, dentro e fora dos gabinetes, estavam na folha de pagamento.
Enquanto estão se despedindo do Legislativo mato-grossense, onde atuaram por 12 anos, como Botelho e Janaina, outros seis começam a montar equipe.
Vão tomar posse em fevereiro os novatos Léo Bortolin (MDB), Alessandra Ferreira, Ulysses Moraes e Adelcino Lopo (os três do Podemos), Alcino Barcelos e Samantha Íris (ambos do PL), se juntando aos 18 que se reelegeram.
Paulo Araújo plantou sim , plantou plantou só coisas boas pra nós nos municípios , quanta coisas boas ele fez , deputado Paulo Araújo Deus é a prova de tudo
ADEUS PAULO ARAÚJO, PLANTOU PLANTOU E COLHEU, DJULINHO CHEGA NÉ PRIMO VAMOS CUIDAR DOS NETOS, JUCA VOLTA PRA FREIRA VENDER PEPINO QUE TU GANHA MAIS, JANAINA NOS DE UM TEMPO VÁ CUIDAR DAS COISAS QUE TEU PAI CONSEGUIU NA POLITICA.....
E o povo continua a votar em candidatos tik toks, como Alcino e Ulisses por exemplo. Estão cansados de saber que esse tipo de político não sabem fazer outra coisa a não ser postar vídeos jogando pra plateia. Mais é a democracia, fazer o que né?
Os Deputados com maior numeros de Mandatos na AL -MT : Sebastião Resende vai para o 7° mandato e Dilmar Dalbosco, vai para o 5° mandatos, são candidatos fortes a ocuparem umavaga no TCE MT com a possibilidade de cassação,renuncia ou aposentadorias antecipadas de vários Conselheiros-Enrolados com a corrupção no TCE sob investigação da Policia Federal, Ministério Publico Federal e Superior Tribunal de Justiça, com essa possibilidade o 1° Suplente do União Brasil, o Julio Campos tem tudo pra continuar por mais 4 anos na Assembleia Legislativa de MT.
eita, muita namoradinha, perdeu a boca livre
Com mais de 37 mil votos o Botelho e Paulo Araújo com mais de 30 mil votos ficaram de fora, ai me vem Wilson Santos com 19 mil votos e Chico Guarnieri com 18 mil votos e conseguem a reeleição. É a DEMOCRACIA POLÍTICA BRASILEIRA.
Desses agente ouve a população falando que Mato Grosso perdeu com a não reeleição do Deputado Botelho.
Não vão fazer a menor falta..
AINDA VEM SURPRESAS AI COM O IMBRÓGLIO DO TRIBUNAR DE CONTAS DO ESTADU DO MATU GROSSSU OCES VÃO VER. MAX RUSSI CONSELHEIRO E POSTERIORMENTE GOVERNADOR. PEGA A VISÃO E AS CENAS DOS PRÓXIMOS.
A votação expressiva de Alessandra Ferreira em Rondonópolis, cidade da qual é primeira-dama, a levou para o Top 10 dos que conquistaram cadeira na Assembleia Legislativa.
Ela conquistou nas urnas 50.802, dos quais 40.801 somente em Rondonópolis, o que representa 80,3% de sua votação total. O município é administrado pelo marido de Alessandra, o ex-deputado estadual Cláudio Ferreira (PL).
Concorrendo pelo Podemos, que garantiu a maior bancada, com seis cadeiras, Alessandra registrou 1.575 votos em Pedra Preta, 807 em Cuiabá, 687 em Itiquira, 450 em Várzea Grande e 359 em Água Boa.
Foi votada em 125 dos 142 municipios. Em 14 deles, obteve um voto cada. E em 17 não teve voto: Apiacás, Boa Esperança do Norte, Canabrava do Norte, Comodoro, Indiavaí, Itaúba, Juara, Lambari d'Oeste, Luciara, Nova Marilândia, Nova Maringá, Ponte Branca, Rio Branco, Rondolândia, Santa Terezinha e Vila Bela da Santíssima Trindade.
No geral, Alessandra, que disputou cargo eletivo pela primeira vez, ficou entre os 10. Perdeu em votação para Léo Bortolin, João José, Beto Dois a Um, Ulysses Moraes, Dilmar Dal Bosco, Samantha Íris, Gilberto Cattani, Lúdio Cabral e o campeão Max Russi.
Virginia Mendes e seu afilhado político Edio Martins, exonerado do cargo de 2º escalão
Determinado a consolidar uma reforma administrativa radical, de modo a enxugar a máquina, cortando cargos e servidores, o governador reeleito Otaviano Pivetta já passou o facão, de uma só vez, em mais de 115.
As maiores exonerações foram na pasta de Assistência Social e Cidadania, atingindo afilhados da ex-primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, entre eles Edio Martins de Souza, desligado da secretaria-adjunta de Assuntos Comunitários, e Marimax da Silva Almeida, do Escritório Diretivo de Projetos Estratégicos.
Hoje deputada federal eleita, Virgínia, mesmo sem ocupar oficialmente cargo no Executivo, era quem ditava as regras da área social durante a gestão do marido, ex-governador e senador eleito Mauro Mendes.
Pivetta determinou também exonerações em bloco na Educação e em outras pastas.
O Palácio Paiaguás alega que essas mudanças são "normais", primeiro, porque muitos cargos vão deixar de existir e, segundo, fazem parte da reorganização da estrutura da máquina. A ideia do governador é de iniciar a nova etapa do governo, a partir de janeiro, num ano em que o orçamento será de R$ 46 bilhões, com a reforma implantada.
O dono da UCAMB até que enfim saiu do governo!!! Vai tomar sua associação de novo?
Só acho que os governos só beneficiam a elite, só exoneram quem é do povo, se fosse da elite não seriam exonerados, mas o povo só gosta de votar em candidatos ricos pensando que podem fazer algo por eles, porque será?
Esses exonerados da Secretaria de Assistencia Social, amigos e cabos eleitorais de nova Deputada Viriginia Mendes , podem ficar tranquilos pois a partir de fevereiro estarão contratados pelo Gabinete dela na Camara dos Deputados, que tem uma cota para contratar até 60 funcionários em Brasilia e no Escritório de Cuiabá. Beleza
Parabéns! Esses daí usam o movimento comunitário em benefício próprio…
Esse só sabia fazer festa com sacolão. Totalmente inoperante.
Afilhado? Pq voto não tem, foi testado nas urnas em 2024, teve uma votação péssima.
bem feito vota nele kkkkk este cara nunca me enganou
Na SES tem que passar um pente fino,,,, muito cargo comissionado e pouca efetividade.... muitos apadrinhados políticos....
SEJUS também tem muitos pra exonerar e acabar com o cargo, é muito chefe, coordenador e gerente, sem necessidade nenhuma, simplesmente pra gastar dinheiro público, se fosse numa empresa privada, bastava o secretário e um diretor.
Léo Bortolin, deputado estadual eleito com 51.040 votos
Um dos seis "novatos" a conquistar mandato na Assembleia Legislativa, Léo Bortolin (MDB) se elegeu com quase 50% dos votos de Primavera do Leste, onde mora, foi assessor na Câmara Municipal, vereador por duas vezes e depois prefeito de dois mandatos.
Dos 51.040 que garantiram sua eleição, 21.948 foram de eleitores primaverenses. Ex-presidente da AMM, Léo conquistou mais de mil votos em outros quatro municípios: Poxoréu (1.388), Cuiabá (1.512), Várzea Grande (2.088) e Paranatinga (3.564).
Das 142 cidades mato-grossenses, o emedebista só não obteve voto em uma: União do Sul.
No geral, Léo foi o nono mais votado em todo o Estado. Ficou atrás de João José, Beto Dois a Um, Ulysses Moraes, Dilmar Dal Bosco, Samantha Íris, Gilberto Cattani, Lúdio Cabral e Max Russi.