Cidades

Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2020, 16h:52 | Atualizado: 12/02/2020, 16h:56

PRECAUÇÃO

Casos de coronavírus no mundo levam MT a ter Centro de Emergência

A possibilidade da entrada do coronavírus no país, oficializou a criação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública de Mato Grosso na tarde de hoje (12), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Na semana passada, Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá) uma mulher foi internada após voltar de uma viagem para países asiáticos, o diagnóstico para a doença foi descartado. No entanto, oito casos ainda são investigados no Brasil. 

A comissão foi criada pela secretaria estadual de Saúde (SES-MT) obedecendo sistemática e iniciativa do Ministério da Saúde, que prevê a criação de um COE em situações de contingência que merecem tratamento especial, como no caso do novo coronavírus.

Conforme o secretario da Pasta, Gilberto Figueiredo, o grupo é formado por pessoas que representam importantes instituições na tomada de decisões referentes a vigilância em saúde. Os diretores dos 11 hospitais regionais e profissionais técnicos do estado também estiveram presentes na formalidade. 

O COE-MT poderá se reunir ordinariamente, a cada 15 ou 30 dias, e extraordinariamente para reuniões estratégicas. A primeira delas já aconteceu na tarde de hoje (12), no Palácio Paiaguás. O secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Melo, explicou que a comissão possui dois "níveis de resposta" ao coronavírus. 

A formalização e primeira reunião de preparação do COE-MT, por exemplo, fazem parte do nível 1, classificado como "prepração". Onde os membros do grupo simulam situações como se houvesse um caso de suspeita do vírus em Mato Grosso para determinarem estratégias. 

"O nível 2 é emergência de saúde pública, seria a presença de um caso confirmado no Estado. Dentro dele temos outros acionamentos que são feitos a partir do momento em que surgirem suspeitas internas sem conexão com pessoas que vieram de países foco do vírus. A situação de emergência aumenta", explicou Juliano. 

O secretario adjunto também ressaltou que o Hospital Júlio Muller já segue uma preparação para lidar com suspeitas de coronavírus e que, a qualquer momento, os hospitais regionais também podem ser acionaos para auxiliar em possíveis cenários de infecção pelo vírus. 

Suspeita em Rondonópolis 

Na semana passada, uma mulher de 34 anos, identificada pelas iniciais K.C., foi levada pelo Samu para o Hospital Regional do município com sintomas de coronavírus. No entanto, a SES-MT descartou a confirmação, já que a paciente não tinha febre ou problemas respiratórios. De acordo com Gilberto, a comissão também discutirá sobre abordagem e fake news na área da saúde. 

"Nunca foi sequer considerado um caso suspeito. Temos um protocolo estabelecido para tratamento desse assunto. Vamos fazer uma abordagem de fake news na área da saúde, que comprometem o desempenho de toda uma ação planejada, geram angústia e pânico na população", avaliou.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.