Cidades

Domingo, 04 de Novembro de 2018, 21h:36 | Atualizado: 05/11/2018, 09h:00

Garimpo em Aripuanã

Garimpo deixa o comércio aquecido, mas ouro escasso faz invasores desistem veja

Reprodução

Garimpo Aripuana Record

Reportagem da Record mostra cratera e pessoas em busca de ouro em fazenda de Aripuanã

O programa Domingo Espetacular, da Record, deu destaque, na noite deste domingo (04), ao garimpo ilegal localizado na Fazenda Dardanellos, em Aripuanã (a 1,2 mil km de Cuiabá), que nos últimos dias tem sido destino de uma centena de pessoas de todos os cantos do país em busca de ouro.

O acompanha a ocupação e exploração irregular.

A matéria da Record constatou no local a escassez de ouro, a decepção de alguns garimpeiros que se agrupam há dias escavando sem parar e aquecimento na economia do município que tem, no momento, se movimentado de forma diferente devido ao fluxo de forasteiros.

A fazenda invadida desde o final de outubro tem uma jazida imensa, o que eleva as expectativas de viajantes e garimpeiros experientes. Ao todo, Trata-de 2,8 mil hectares, em área amazônica, tamanho considerado de pequeno porte.

No entanto, algumas pessoas relatam à reportagem que há dias cavam e, quando encontram o mineral, ele está agarrado com outras pedras e não em “pepitas” como muito se imagina. O ouro encontrado é em pó e a quantidade quase insignificante, pelo menos para ser comparada com Serra Pelada - maior garimpo do Brasil.

Um padeiro em entrevista à TV confessa que para ele a situação tem sido positiva. “Mudou a rotina da cidade. Hoje vendo 3 mil pães por dia, antes era uma média de 1500”.

Em imagens, a reportagem mostra que milhares de pessoas ainda se acomodam em barracas ou como podem. Um garimpeiro relata que há quatro dias escava a terra, mas até agora não encontrou nada. “Depois de 5h trabalhando, começando a aparecer agora. Ainda assim, é muito pouquinho”, diz.

Veja a reportagem do Domingo Espetacular:

Minério na fazenda e pesquisas

O empresário Luiz de Almeida Saliez, dono da fazenda Dardanellos, explica que possui um contrato de 23 anos de uso da área com o grupo Votorantim, que é uma multinacional brasileira. O grupo é concessionário, autorizado pelo Governo Federal, tem alvará, e, de acordo com o fazendeiro, conduz projeto mineral na fazenda milionário. Além disso, explica que são 30 quilômetros de pesquisa, do rio Aripuanã ao rio Branco, é uma serra que vai de um rio a outro e em toda a serra tem minério, a quantidade maior é zinco, mas lá tem outros minérios, tem cobre, tem ferro, tem ouro". No entanto, assegura que não tem minério superficial e sim intermediário.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

Prefeito, efeito pandemia e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Mesmo com o poderio da máquina, considerada preponderante para cooptar partidos e aliados por causa da oferta de cargos e do assistencialismo, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, terceira em população e segunda no ranking da economia estadual, terá muitos...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.