O advogado Rodrigo Cyrineu avaliou que o vídeo produzido por inteligência artificial com a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro e exibido na convenção do PL no último sábado (25), em São Paulo, onde foi oficializada a candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República, deve configurar como irregularidade de campanha.
Segundo o jurista, que tem base em Mato Grosso, o uso de IA é permitido pela Justiça Eleitoral, desde que observado o cenário de aplicação. Ele sinalizou que Bolsonaro está com os direitos políticos suspensos, devido à condenação de 27 anos e três meses por tentativa de Golpe de Estado e outros crimes, por isso, não pode ser usado como cabo eleitoral.
"O Bolsonaro está impedido de se manifestar politicamente. Então nesse caso, o uso da inteligência artificial se deu como forma de ludibriar as decisões do Supremo Tribunal Federal e também como forma de burlar uma proibição expressa na legislação eleitoral que diz que pessoas com direitos políticos suspensos não podem fazer manifestação de apoio eleitoral e político. Portanto, é sim irregular esse vídeo que foi divulgado na convenção do pré-candidato a presidente Flávio Bolsonaro", comentou ele, em postagem nas redes sociais.
No vídeo gerado por IA, a imagem do ex-presidente afirma que a prisão não irá "calar milhões de brasileiros" e expressa total apoio ao filho mais velho na corrida eleitoral contra o presidente Lula (PT). Os petistas já acionaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a veiculação do vídeo feito com o uso de IA, pois enxergam tentativa de burlar as restrições.
Jurista de MT vê irregularidade em uso de IA com Bolsonaro pic.twitter.com/cTIFhsm43p
— RDNews (@_rdnews) July 27, 2026
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse








José Antônio de Castro Leite Nogueira 28/07/2026
A questão é que o artigo 9º do Decreto nº 23610/2029 condiciona a proibição de tal artifício à propaganda eleitoral. E a convenção, a rigor, não constitui propaganda eleitoral, tratando de reunião formal de filiados de um partido político para escolher candidatos e deliberar sobre coligações.
Eduardo S. 28/07/2026
Enquanto alguns defendem o ladrao condenado em 3 instancias por crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, lava jato, mensalão, petrolão..tudo que rouba a população...E ainda vem aqui dizer que o que BOLSONARO em um vídeo é crime ? Voltam para a escola de direito e vão estudar...O mal desse país é o Judiciario corrupto. Se fosse sério , teriamos uma eleição limpa e politiocs safados na cadeia.
alexandre 28/07/2026
não é, 1: convenção é interna,não é propaganda segundo: o video começa, falando que é uma IA, portanto, não é o bolsonaro, ninguem esta se passando por ele terceiro: onde esta previsto na CF e no CPP, proibição de carta, comunicação, proibição de receber ADVOGADOS CONSTITUIDOS E familiares ?, lula recebeu PEPE MUJICA E TAXAD qando estava preso, durante a campanha, tem dois pesos e duas medidas ?
João Cuiabano 27/07/2026
Manda o líder delinquente golpista voltar para o presídio da Papuda que acaba o mi-mi-mi.
4 comentários