Executivo

Sexta-Feira, 21 de Agosto de 2020, 16h:43 | Atualizado: 21/08/2020, 20h:13

NORMAS SANITÁRIAS

Decreto que libera eventos exige uso de máscara, termômetro e lista de regras

divulgação

eventos festas crise

O Governo do Estado acaba de publicar, em edição extra do Diário Oficial, decreto que autoriza a retomada dos eventos e atividades esportivas em Mato Grosso. A medida já havia sido anunciada nessa quinta (20).  

Para funcionar, os estabelecimentos que realizam eventos devem observar os  protocolos de saúde e as normas sanitárias. Entre elas, medição da temperatura corporal das pessoas na entrada dos estabelecimentos, impedindo sua entrada em caso de registro igual ou superior a 37,8º, além do distanciamento mínimo necessário entre as pessoas, a utilização de máscaras, a disponibilização de materiais de higienização (álcool na concentração de 70% e/ou água e sabão), limpeza e desinfecção do local antes e após a realização de cada evento/sessão.  

Pelo decreto, fica permitida a retomada gradual, responsável dos jogos e treinamentos de futebol profissional. No entanto, continua vedada a presença de público externo.  

Como já foi anunciado, os  eventos sociais com no máximo 100 pessoas, respeitado o limite de 50% da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5 metro entre pessoas  passam a ser permitidos.

 Eventos corporativos, empresariais, técnicos e científicos, com no máximo 200 pessoas, respeitado o limite de 50% da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5 metro entre pessoas também estão liberados, conforme adiantou nesta quinta.

Os  eventos realizados no formato “drive-in”, com capacidade máxima de até 500 carros por evento poderá ser realizados em todo o Estado.

Divulgação

Novo decreto libera festas 21 de agosto

Cinemas e teatros

O novo decreto prevê também  que  cinemas e teatros, respeitado o limite de público correspondente a 40%  da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5 metros entre pessoas poderão retomar o funcionamento.

 Liberação

A liberação é resultado da articulação do secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto 2x1 (DEM), que atendeu o pedido do Sindieventos-MT. A entidade representa os profissionais e  Buffet do Estado. 

Parados há mais de 5 meses, donos de buffet, garçons, cerimoniais e artistas passam por dificuldades e vêm pedindo a reabertura.

 “Agora que acabou a vigência da autorização para suspender os contratos, meus funcionários retornam e eu não sei como vou fazer para pagar os salários. A gente está sangrando, não é justo abrir restaurantes e outros estabelecimentos e nós não podermos realizar eventos com segurança”, desabafou a presidente do sindicato que representa profissionais de eventos e buffet, Alcimar Moretti, ao na terça (18).

Mato Grosso contabilizou até ontem (20) 79.715 casos confirmados da Covid-19, com 1.480 registros em 24 horas. No mesmo período, foram mais 37 mortes, somando 2.518 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado desde o início da pandemia. Os dados constam de boletim epidemiológico divulgado no início dessa noite pela secretaria estadual de Saúde (SES-MT). 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Rejeição a Abílio sobe e cai a de EP

abilio junior 400 curtinha   Nos últimos 15 dias, o candidato a prefeito da Capital, Abílio Júnior (foto), do Podemos, viu a rejeição aumentar 12 pontos percentuais, quase um por dia, saindo de 19% para 31%, de acordo com a nova rodada da pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta pela TV Centro América....

Fávaro deixa governador em saia-justa

carlos favaro 400 curtinha   O senador interino do PSD, Carlos Fávaro (foto), que busca a reeleição, deixou o governador Mauro Mendes (DEM) em uma saia-justa em Barra do Garças. Mendes, que já declarou apoio no horário eleitoral ao candidato à sucessão municipal Wellington Marcos, do mesmo...

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...