O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, oficializou a aposentadoria da desembargadora Maria Erotides Kneip. O despacho foi publicado nesta terça-feira (2), dois dias antes da magistrada completar 75 anos, idade máxima permitida para atuar na magistratura.
O ato de aposentadoria entra em vigor imediatamente, mas será referendado pelo Órgão Especial do TJMT.
Nascida em Juiz de Fora (MG), Maria Erotides ingressou na magistratura em 1985. Ela atuou nas comarcas de Alto Garças, Alto Araguaia, Dom Aquino, Jaciara, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande, onde presidiu o Tribunal do Júri entre os anos de 1992 a 2011, quando ascendeu ao cargo de desembargadora.
No TJMT, a magistrada foi corregedora-geral da Justiça no biênio 2015-2016 e vice-presidente no biênio 2023-2024. Durante todo o tempo em que integrou o Poder Judiciário, ela sempre lutou pelos direitos das mulheres.
Nessa segunda-feira (1٥), Maria Erotides foi homenageada em uma cerimônia que contou com dezenas de autoridades, advogados, servidores, amigos e familiares. Ao agradecer a cada um que participou de sua trajetória, a desembargadora agora aposentada afirmou que seguirá lutando por um mundo melhor.
“Eu aposento da magistratura formal, mas os meus propósitos, os meus ideais de justiça, esses vão ficar. E eu espero mesmo que esses propósitos sejam levados, como nós fizemos na Corregedoria, na Vice-Presidência, na Coordenadoria da Mulher, que esse seja o nosso direcionamento, na certeza de que é possível construir um mundo muito mais justo, muito melhor”, afirmou.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse








dalva 03/06/2026
tomara que o goernandor atual promova um desembagador sem ajudinha como maurinho malvadesa fez no caso da oi, que o advogado que mexeu no caso foi promovido a desembargador.
Claudio Campos 03/06/2026
Excelente parabéns RAINHA pelos relevantes serviços prestados a nossa \"Justiça\" e principalmente a sociedade Mato Grosso-MT com certaza a senhora merece descansar agora por essa momento, porém em breve como uma guerreira uma Leoa brava e corretissima se coloque a disposição para candidata a Prefeita da nossa valoroza Várzea Grande uma missão difícil e cheio de desafios em todos os sentidos, porém para ajustar essa cidade só uma pessoa como a senhora msm sem dúvidas e sem receios.
2 comentários