Montagem/Reprodução
Desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho foram afastados pelo Conselho Nacional de Justiça por suposta venda de sentenças
A Corregedoria Nacional de Justiça determinou nesta quinta-feira (1º) o afastamento cautelar imediato das funções dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho. O Corregedor Nacional, ministro Luis Felipe Salomão, também determinou a instauração de reclamações disciplinares contra os dois magistrados, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e de servidores do TJMT, referente aos últimos cinco anos.
Há indícios de que eles supostamente mantinham amizade íntima com o falecido advogado Roberto Zampieri – o que os tornaria suspeitos para decidir processos patrocinados pelo referido causídico – e receberiam vantagens financeiras indevidas e presentes de elevado valor para julgarem recursos de acordo com os interesses de Zampieri.
“As investigações acenam para um cenário de graves faltas funcionais e indícios de recebimento de vantagens indevidas”, afirma o Corregedor Nacional de Justiça em sua decisão, e requisita das autoridades fiscais e monetárias documentos, sigilosos ou não, imprescindíveis ao esclarecimento dos processos.
A Corregedoria Nacional aponta ainda que, “em paralelo com a incomum proximidade entre os magistrados e o falecido Roberto Zampieri”, os autos sugerem, “efetivamente, a existência de um esquema organizado de venda de decisões judiciais, seja em processos formalmente patrocinados por Zampieri, seja em processos em que o referido causídico não atuou com instrumento constituído, mas apenas como uma espécie de lobista no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso”.
Consta também na decisão que o Corregedor Nacional de Justiça, diante da gravidade do cenário encontrado e da “premente necessidade de prevenir situações futuras em caso de permanência dos desembargadores na jurisdição, com condutas reiteradas”, manteve diálogo prévio com o presidente do CNJ, ministro Luis Roberto Barroso, “quando então foi reafirmada a urgência e a gravidade da situação, a demandar a necessidade da medida ora determinada, entabulada conjuntamente”.
A decisão da Corregedoria está relacionada à investigação dos vínculos mantidos entre os desembargadores com o advogado Roberto Zampieri, vítima de homicídio aos 59 anos, em dezembro do ano passado, em frente ao seu escritório, em Cuiabá. A investigação da morte do advogado tramita na 12ª Vara Criminal de Cuiabá e, segundo o Ministério Público do MT, pode ter relação com decisões proferidas pela Justiça de Mato Grosso.
Em razão das informações apresentadas pelo MPMT, a Corregedoria Nacional de Justiça havia determinado, em maio deste ano, o compartilhamento das provas apreendidas pela Polícia Civil do Estado de Mato Grosso e confiscadas na unidade judicial, especialmente o conteúdo extraído do celular da vítima e relatórios já produzidos pela Autoridade Policial.
Agora, os desembargadores terão vista dos autos e poderão, se quiserem, apresentar defesa prévia à eventual abertura de Processo Administrativo Disciplinar, no prazo de 15 dias.
Os processos tramitam em sigilo.
Caso
Em março, o CNJ determinou que o Juízo da 12ª Vara Criminal de Cuiabá encaminhe cópia integral do material apreendido no celular do advogado Roberto Zampieri. O material do celular da vítima e os relatórios do inquérito policial haviam sido confiscados pelo juiz Wladymir Perri, ex-titular da Vara.
Já em julho, o delegado Nilson Farias, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, revelou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estava investigando a possível proximidade entre o advogado Roberto Zampieri, com um desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Esse vínculo teria sido a motivação para a execução do jurista, que aconteceu em dezembro do ano passado, na Capital.
Outro lado
Procurado, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) afirmou que já está ciente sobre o afastamento e ressaltou que o processo tramita em segredo de Justiça.
“O TJMT recebeu a decisão do corregedor-nacional de justiça, afastando cautelarmente dois desembargadores de Mato Grosso. Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho. O processo tramita em segredo de justiça, infelizmente não temos acesso a outras informações”, declarou a assessoria em nota.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse







Elifas jose ribeiro 03/08/2024
EMERSON VAI TER QUE DESENHAR PRA VOCÊ ENTENDER....A É VOCÊ È PETISTA NÃO TEM FACILIDADES COM O CEREBRO E NÃO ENTENDE
Emerson 02/08/2024
Olha o Elifas defecando sua diarreia cerebral! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! "Conterrâneo de Poconé"... Algma relação com o "LA ATRAS"?
Claudino 02/08/2024
Foi por acaso, mas aí tem mais. Mas, parece o que vale é a revelação, e ponto final.
Pantaleão 02/08/2024
Vendo essa matéria, me causa uma repulsa. Mais uma vez o TJ-MT envolvido com suposta venda de sentença. O pior de tudo, é que, são tantos os impactos, diante de uma comprovação: Insegurança jurídica, Aposentadoria Compulsória dos desembargadores - e o pagamento para manter o benefício vitalício será com o dinheiro publico -, Sensação de impunidade entre tantas outras. Que este fato seja apurado e esclarecido para a população matogrossense.
Rafael Costa 01/08/2024
Vergonhosamente, o Poder Judiciário é o Poder mais CORRUPTO da República.
Elifas jose ribeiro 01/08/2024
MEU CONTERRANEO DE POCONÉ (L.M.A) JA FALAVA SOBRE ISSO LA ATRAS
Roberto rezende 01/08/2024
POR ISSO A VIÚVA TAVA DOIDA PRA PEGAR O CELULAR DO FALECIDO!
Yendis Pereira 01/08/2024
Tempos estranhos na justiça de MT. Para mim, é a justiça mais eficiente e correta do Brasil.
Sandro Barcellos 01/08/2024
Eu vou mandar o PIX desse de óculos, coitado parece tão necessitado, vamos ajudar o pobre desembargador. O PIX dele é "oespertodajustiça"
O Vigilante 01/08/2024
Leopoldino falou, Leopoldino avisou: são 30 picaretas com anel de doutor!
Roberto Cesar 01/08/2024
Eu como brasileiro e cuiabano de nascimento e raiz me recuso a creditar nessa notícia! Juiz não vende sentença, muito menos desembargador que recebe mais de R$100.000,00 de proventos mensais...QUEM FAZ ISSO É BANDIDO travestido...O que é mais reprovável nisso tudo é que, caso se comprove a veracidade das suspeitas, ELES SERÃO APOSENTADOS e continuarão recebendo mais de R$100.000,00 todo mês...VIVA O NOSSO BRASILLLLLLLLL
Rosa 01/08/2024
Sinceramente eu achava que só político que gostava de proprinas gente até o Judiciário por punição aposenta eles
APOLINARIO GENTIL USKNOV 01/08/2024
AH! NUM BRINCA XOMANO! Judiciário,,,,kkkkkk! kkkkkkkk! kkkkkkkk!
13 comentários