A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal(STF) acusando prefeito diplomado de Cuiabá, deputado federal Abilio Brunini (PL), por declarações ofensivas contra a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP). A ofensa teria sido proferida durante sessão da CPI Mista dos Atos Golpistas em julho do ano passado.
A fala de Abilio não chegou a ser captada pelos microfones. No entanto, foi testemunhada por parlamentares presentes na sessão.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) acusou Abilio de ter dito que Érika Hilton estaria oferecendo serviços de prostituição durante o discurso dela. A parlamentar é a primeira mulher trans a comandar uma bancada na Câmara, dos Deputados, da Federação PSOL-Rede.
A denúncia foi enviada ao STF na semana passada e distribuída à ministra Cármen Lúcia, que determinou a realização de audiência com Abilio para oferecer a possibilidade de acordo de transação penal, que permite encerrar o processo mediante o pagamento de multa ou cumprimento de alguma outra medida. Esse tipo de acordo só é permitido em crimes com pena máxima de dois anos.
O gabinete de Cármen Lúcia marcou a audiência para o dia 22 de janeiro. Caso Abilio não concorde com um acordo, o STF deve analisar se transforma o caso em uma ação penal
Quando esse episódio ocorreu, o Grupo de Trabalho sobre Violência de Política de Gênero, ligado à Procuradoria-Geral Eleitoral, encaminhou à PGR um pedido de investigação contra Abilio e apontou a suposta prática dos crimes de transfobia e violência política de gênero contra Érika Hilton. Os delitos preveem, respectivamente, penas de dois a cinco anos de prisão e de um a quatro anos de prisão
Entretanto, a denúncia apresentada pela PGR, imputa apenas o crime de injúria, que prevê pena de detenção de um a seis meses. Como a pena é baixa, pode ser celebrado acordo para que o alvo não responda ao processo.
Outro Lado
À época, Abilio negou ter sido transfóbico ou cometido injuria contra Érika Hilton. Além disso, prometeu acioná-la na Comissão de Ética por calúnia e difamação, que segundo ele, “destruiu sua imagem”.
Hoje, em contato com
, Abilio informou que não foi notificado da audiência no STF. Além disso, lembrou que o caso já foi arquivado pela Comissão de Ética e que o laudo da perícia feita pela Polícia Legislativa não comprovou qualquer fala ofensiva contra a parlamentar.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse








Marcos Barriga 20/12/2024
Este deputado é um abismo mesmo né. A única coisa que ele sabe fazer é prezepada, ofender as pessoas, cometer crimes. E ainda é apoiado pela grande parcela de cuiabanos que são igualmente ignorantes, cometem os mesmos crimes, e ainda prestam um trabalho mediocre no mercado de trabalho. Esse abismo só faz prezepada, agora pergunta se sabe salvar um PDF?
João Benedito Souza 19/12/2024
Primeiro ele nao falou na tribuna e quem acusa e um Deputado Petista..Agora a mídia fala mulher trans.Mas ela não mulher e sim trans..Ela Piu Piu e saco então não e mulher e sim um trans não seria o correto???
Air Francisco Costa 19/12/2024
É outra b... igual ao Bolsonaro. Senta que até chora.
alexandre 19/12/2024
MIMIMI.. vamos trabalhar gente a economia está afundando..
4 comentários