Previsão do tempo ??°C Cidade

Legislativo Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018, 16:05 - A | A

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018, 16h:05 - A | A

Allan e Janaina recusam indicação para CPI e querem esperar formação de novo bloco

Jacques Gosch

Os deputados oposicionistas Allan Kardec (PT) e Janaina Riva (PMDB), indicados pelo presidente da Assembleia Eduardo Botelho (PSB) para compor a CPI dos Fundos, não concordam com o encaminhamento adotado pela presidência. Defendem que a indicação dos membros deveria aguardar a formação dos novos blocos parlamentares atendendo o desejo dos signatários do requerimento.

Assessoria

allan e janaina

Deputados estaduais Allan Kardec (PT) e Janaina Riva (MDB) recusaram as indicações para titular e suplente na CPI

Um dos articuladores do requerimento, Allan foi escolhido por Botelho para titularidade na CPI. Janaina, que não atendeu a solicitação de indicar integrantes na condição de líder do Bloco Independente, foi indicada para suplência.

Botelho chegou a divulgar que Janaina seria titular e Allan suplente. A mudança na formação atendeu solicitação da própria emedebista.

Ao , Allan declarou que não concorda com a decisão de Botelho. Sustenta que a composição da CPI deveria aguardar a formação dos novos blocos parlamentares após o retorno do recesso em fevereiro. “Eu quero fazer parte da CPI para investigar o desvio de finalidade dos fundos. Mesmo assim, não abro mão de aguardar a composição dos blocos, que vai mudar a correlação de forças e alterar a maioria governista”, pontuou.

Já Janaina divulgou nota se recusando a participar da CPI. Ressalta que é contra a composição de maioria governista. “A parlamentar considera desperdício de dinheiro público instaurar uma CPI fictícia com o objetivo de não investigar e que claramente não está comprometida com a verdade dos fatos’, diz trecho da nota divulgada por Janaina.

Ocorre que o líder do bloco governista Integração Dilmar Dal Bosco (DEM) indicou os componentes da CPI pela base de sustentação do governador Pedro Taques (PSDB). São eles Adriano Silva (PSB), Mauro Savi (PSB), Leonardo Albuquerque (PSD) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD).

Apesar de integrar a base do governo, Adriano e Savi assinaram o requerimento da CPI. Leonardo e Nininho se recusaram a assinar. 

Dos escolhidos, Botelho deve definir na próxima semana quais parlamentares ocuparão os cargos de presidente, vice e relator. Pela correlação de forças, os governistas devem ficar com a presidência da CPI.
Na suplência ficaram Janaina, o líder do governo Dilmar, Guilherme Maluf (PSDB), Romoaldo Junior (MDB) e Wagner Ramos (PSD). Com exceção da emedebista, todos são da base, mas estão descontentes com Taques.

Blocos

O deputado Oscar Bezerra (PSB), que liderou junto com o petista Allan a coleta de assinaturas para instalação da CPI dos Fundos, está à frente da articulação para formação do novo bloco que será independente do governo e sem fazer oposição sistemática. Oscar admite, no entanto, que dificilmente conseguirá agregar 10 integrantes como foi previsto inicialmente porque muitos governistas que assinaram a CPI já estão se reaproximando de Taques.

Já o Bloco Integração (governista) deve permanecer com os parlamentares que se recusaram a assinar o requerimento enquanto o Bloco Indepedente (oposição) ficará com os mesmos quatro membros. A formação do novo bloco, que também altera as comissões permanentes, deve ser confirmada na próxima semana.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Dr Davi 26/01/2018

A deputada está coberta de razão, o correto diante do Regimento Interno da assembleia seria a formação atual dos blocos, que deve acontecer no início de cada ano para somente depois formar as comissões. Com a manobra o Botelho conseguiu manter somente os deputados aliados de Taques na CPI, que certamente será FICTÍCIA, MALVERSAÇÃO DE USO DE RECURSOS PÚBLICOS.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br