Nacional

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 11h:20 | Atualizado: 10/07/2020, 11h:23

Dona Francisca de 115 anos é reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil, veja!


Ceará

Reprodução

Francisca Celsa dos Santos

A cearense Francisca dos Santos é a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do mundo

A cearense Francisca Celsa dos Santos, de 115 anos, foi validada pelo Gerontology Research Group (GRG) - ou Grupo de Pesquisa em Gerontologia -, como uma das pessoas mais velhas do mundo. A validação foi concluída nesta sexta-feira (10) e, com isso, ela é considerada a pessoa mais idosa do Brasil e a terceira do planeta.

 O GRG trabalha desde o início da década de 1990 com a longevidade humana e é uma das entidades indicadas pelo Livro Guinness de Recordes para validar idades.

Moradora de Messejana, dona Francisca pode se tornar ainda a pessoa viva mais velha do mundo, título que, atualmente, pertence à japonesa Kane Tanaka, com 116 anos e 320 dias.

Para a neta de dona Francisca, Fernanda Aliny Barrozo, o reconhecimento é motivo de orgulho para a família. "Eu sou muito orgulhosa de ter uma parente tão próxima com tanta vida, que viveu bem. Minha avó tem uma família que a ama muito, e a gente também foi muito amado", conta.

O processo para a validação pelo GRG iniciou em abril deste ano, mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Fernanda relembra a dificuldade de conseguir os documentos necessários. "Nessa época da pandemia foi bem complicado, porque a família é de Pacajus. Conseguimos por um primo que pediu a uma moça que trabalha no cartório de lá", conta.

Rotina

Apesar de não ser cuidadora direta de dona Francisca, Fernanda garante que tem bastante convivência com a avó. "É uma benção para nós netos ainda termos ela. Nós a tratamos como um bebê, é a mascote da família", brinca.

Pela avançada idade, Francisca já não tem mais tanta mobilidade e depende de cadeira de rodas para se locomover. A alimentação da cearense também foi afetada e, hoje, é feita à base de leite e suplementações.
Mesmo com as limitações, ela ainda demonstra lucidez. No aniversário de 115 anos, dona Francisca cantou 'parabéns' para si mesma.

Pandemia

Durante a pandemia do coronavírus, Fernanda conta que os cuidados com a avó foram redobrados. "Meu primo Luzinei Monteiro, que é médico, é quem toma as decisões da saúde da minha avó. Apenas uma prima ficou direto com ela para cuidar", afirma.

A assistente administrativa afirma não ter sido um período fácil para a família já que a doença padeceu parentes próximos. "A saudade está grande, mas a minha avó é frágil e precisamos ter todos esses cuidados", finaliza.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Jogada de vereador pra conseguir vice

thiago muniz 400 curtinha   O vereador de 2º mandato Thiago Muniz (foto), primo do ex-prefeito Percival, resolveu se lançar pré-candidato a prefeito de Rondonópolis pelo DEM como estratégia para manter o nome nas discussões majoritárias e na esperança de ser convidado para vice de alguém....

MDB fechado com Pivetta à senatória

joao jose 400 curtinha   O médico e deputado estadual João José (foto), do MDB, disse nesta segunda, em entrevista às jornalistas Lídice Lannes e Andhressa Barboza, em live do RDTV, tv web do portal Rdnews, que o seu partido está fechado no apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao Senado, na...

Pátio punido por não licitar transporte

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (foto) vai concluir o mandato sem conseguir realizar a licitação do transporte coletivo urbano de passageiros, vencido desde março de 2014. Por essa irregularidade na concessão, já que a Cidade de Pedra, empresa que explora o...

Anelise só vai com respaldo de MM

anelise silva 400 curtinha   Filiada ao DEM, Anelise Silva (foto) deve desistir da disputa à Prefeitura de Cáceres, a não ser que o governador Mauro Mendes, com quem ela pretende conversar nos próximos dias, declare apoio irrestrito a sua candidatura. Nos bastidores, Mauro não dá sinais de que...

Deputados "adotam" pré-candidatos

franklin 400 curtinha   Deputados estaduais se transformaram em padrinhos políticos de quatro pré-candidatos a prefeito de Santo Antonio de Leverger. Considerado o nome mais forte eleitoralmente, o ex-vereador por três mandatos e derrotado ao Executivo em 2016, Franklin Silva (foto), do PSDB e sobrinho do ex-prefeito Edu, entrou...

Candidato da Reitoria sob desgaste

julio cesar 400 curtinha   O professor Júlio Cesar (foto), um dos dois candidatos a reitor, tem apoio carimbado do grupo que comanda a instituição há cerca de 20 anos - desde a Escola Técnica, passando pelo CEFET, até o IFMT. Mas, nas viagens e reuniões em busca de voto, e numa tentativa de evitar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.