A imprensa internacional destacou neste domingo (4) a polarização política e os impactos das eleições presidenciais brasileiras para a América Latina. A cobertura também abordou a crise do Banco Master e o temor de interferência dos Estados Unidos no pleito.
O jornal americano The New York Times afirmou que a disputa pode “definir o futuro da América Latina” e citou preocupações com uma possível interferência do governo de Donald Trump. Segundo o veículo, o escândalo do Banco Master, que envolve integrantes da elite política e do Judiciário, esfriou o ânimo dos eleitores. O jornal incluiu Flávio Bolsonaro entre os nomes ligados ao caso.
O NYT também destacou as diferenças entre os projetos dos dois principais candidatos. Entre os pontos citados estão o acesso dos Estados Unidos à exploração de terras raras, a proteção da Amazônia e as relações do Brasil com a China.
A agência Reuters avaliou que uma vitória de Flávio Bolsonaro ampliaria a sequência de triunfos da direita latino-americana alinhada a Trump. Já a reeleição de Lula poderia representar “uma dor de cabeça para Washington”, diante do histórico de atritos em questões comerciais e de segurança. A agência também abordou a crise do Banco Master e a renovação do Congresso brasileiro.
O jornal espanhol El País ressaltou a polarização e a apatia do eleitorado. Já a revista britânica The Economist descreveu a escolha como uma disputa entre um “herdeiro político vingativo” e um “esquerdista fragilizado pela idade”. (Com informações do g1)
Jornais que citaram a eleições brasileiras
-
The New York Times — Estados Unidos
-
Reuters (agência de notícias) — Reino Unido
-
El País — Espanha
-
The Economist (revista) — Reino Unido
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse







