O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, afirmou nesta quinta-feira (11) que a rixa política entre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e o governador Mauro Mendes (União Brasil), foi o principal entrave para a continuidade e conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O modal havia sido projetado para a Copa do Mundo de 2014, que teve a Capital como uma das subsedes.
Mauro conseguiu autorização de trocar o modal para Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), porém, não conseguiu iniciar as obras em Cuiabá pela falta de apresentação de projetos para execução, conforme acusa o Município. Segundo Sérgio, a batalha entre os dois gestores tem prejudicado somente a população, que vive sem um transporte adequado e de qualidade.
"Eu entendo que se não tivesse a briga entre o prefeito e o governador, aí sim poderia ter sido realidade o VLT. Hoje nós poderíamos ter o VLT, eu classifico assim. A briga e os desententimentos do gestor do Estado e da Município contribuíram para que não tivéssemos e não tenhamos o VLT. Então, cada um que coloque a mão na consciência", disparou durante passagem pela Assembleia Legislativa.
Rodinei Crescêncio
O governador Mauro Mendes e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro: rixa política já dura anos
O presidente do TCE relembrou que na época em que deram início às discussões de um provável modal na Assembleia Legislativa, ele havia sido o responsável por indicar o VLT e, hoje, segue vendo como o melhor modelo para a cidade. No entanto, salientou compreender que há uma distância do desejo pessoal e daquilo que se pode colocar em prática.
"Eu fui o primeiro, não o segundo, mas o primeiro a falar de VLT aqui no Estado de Mato Grosso, então sei o que penso e o que defendo, que é o VLT. É maravilhoso, transporte de qualidade, é rápido, tem ar-condicionado, é o melhor. Mas é possível? Não adianta. Uma coisa é vontade, a necessidade e possibilidade. Qual é possibilidade que a gente tem?", questionou.
Durante conversa com a imprensa, Sérgio foi perguntado sobre o andamento das obras do BRT em Várzea Grande e a articulação do Governo do Estado na tentativa de vender os trilhos do VLT. Ele endossou dizendo que as obras na Cidade Industrial representam um ponto de partida para algo mais palpável e vê a venda dos trilhos como uma solução para reduzir os danos ao erário.
"Entendo que faz parte da virada. Daqui a alguns dias o cidadão vai ter uma linha de transporte. [Retirar os trilhos] é do jogo, faz parte. Mas o importante é o que a população vai ter [...] O Governo agora vai tentar vender os trilhos para devolver o recurso, para que ele seja redistribuído por conta dos prejuízos. Todo mundo agora tem que correr atrás do prejuízo", destacou.







Montgomery 12/01/2024
Eu absolutamente não tô mais me importando com isso, mais eu quero que o Mauro Mendes saiba que daqui alguns anos, o BRT ficará sucateado e super lotado e a população ficará inclusive reclamando e depois se arrependerá por ter autorizado, anotem aí, daqui alguns anos a população irá se arrepender por ter aceitado o BRT.
João Edson Fanaia 12/01/2024
Entre os piores, a democracia ainda é o melhor regime, mas exige maturidade, sensatez, preparo técnico e intelectual, experiência em gestão e respeito aos argumentos contaditórios, quando consequentes. Quando um destes pré-requisitos está ausente ou pior, quando nenhum deles está presente, o regime democrático começa a fissurar. " Retirar dos trilhos é do jogo, faz parte"? Que jogo oneroso é esse que beira a irracionalidade. Que desdenha dos tributos públicos e corrói a cidadania. Jogo típico de um país que não é nação.
marcos 12/01/2024
faz vlt, pra ficar bunitinho, e cade o tapa buraco, cidade feia que esta, mato pra todo lado, ai o vice prefeito nao faz nada, só enrola, e fica metendo pau no secretario da lipurb, e pq nao pede a demissao dele para o prefeito? esse estopa é mole demais, e ficam dando corda nele, se acha se gaba, ele e o neneu pinheiro, sao 2 incompetentes, ja preocupados com eleicao do fim do ano.
Eduardo 12/01/2024
Ah ta... Mauro Mendes era governador em 2012 quando começou a obra para ser entregue na copa de 2014? É cada uma. E a foto do Sérgio Ricardo do lado do Riva, Eder Moraes, Silval e Maluf em Portugal rindo do lado do VLT de lá. Desses aí sobrou o que? O próprio Sérgio Ricardo foi afastado um bom tempo do TCE. Se houve prejuízo, você é um dos culpados, seu cara de pau. E outra, VLT (bonde moderno) não resolve nada. É para cidade que já tem tudo. Cuiabá precisa de transporte de massa, não essa frescura que é um complemento em cidade já desenvolvida.
Rosa 12/01/2024
Vixi...tem "pau rodado" comentando nessa página. Faz o seguinte: pega a carroça que vc recomendou e volta pra sua cidade natal.
Lud 12/01/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Marcos Aguiar 12/01/2024
O que impediu vlt foi desvio e superfaturamento com leniencia de deputados estaduais e conselheiros tribunal de contas. Ademais Cuiabá além de ser cidade feia sem planejamento, insignificante e de calor insuportável é um vilarejo de pouca densidade populacional. Vlt é para Nova York. Para Cuiabá recomendo carroça.
Pedro Luis 11/01/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
8 comentários