A Polícia Civil de Mato Grosso indiciou três indígenas pelos crimes de peculato e associação criminosa em General Carneiro (a 455 km de Cuiabá). As verbas que teriam sido desviadas pelo grupo eram destinadas à aquisição de merenda para estudantes indígenas da escola da Aldeia Sangradouro.
Segundo a investigação conduzida pela Delegacia de Polícia de General Carneiro, O.B.M., de 57 anos, A.T., de 44 anos, e P.P., de 43 anos, eram, respectivamente, diretor e professores e faziam parte da gestão da Escola Sangradouro, à época dos fatos, e teriam se associado para praticarem os crimes. O diretor eleito, que assumiu posteriormente a escola, foi quem tomou ciência da situação e denunciou o esquema à polícia.
A Polícia Civil apurou que os valores desviados totalizam R$ 25,6 mil e teria sido repassados por meio de cheques assinados pelos investigados a parentes e pessoas próximas dos indiciados sem ter qualquer lastro e vínculo com a comunidade escolar.
Segundo as investigações, para validar e manter as emissões de cheques, que se destinavam à aquisição de merenda escolar, os indiciados teriam confeccionado atas, sem dar publicidade, para dar ar de legalidade aos atos. Além disso, nas atas, o diretor eleito da escola ficou impedido de ter acesso às decisões.
Os investigados ficaram em silêncio em seus interrogatórios e depois divulgaram entre a aldeia e a comunidade escolar que as assinaturas nos respectivos cheques seriam falsas, na tentativa de se eximirem das responsabilidades e confundir as apurações da Polícia Civil.
Análises das prestações de contas feitas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apontaram as irregularidades graves, que geraram a instauração de Processo Administrativo Disciplinar.
O inquérito foi concluído neste mês de maio durante o mutirão da Delegacia Regional de Polícia de Barra do Garças para reduzir o acervo de procedimentos policiais, evitando a impunidade. O caso foi relatado pelo delegado Joaquim Leitão Júnior. “Não podemos admitir que verbas públicas destinadas à merenda escolar sejam desviadas, por quem quer que seja”, comentou.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse








Eloy 05/05/2023
Nossa, que coisa! A Familícia Bolsonaro fez escola até entre os indígenas!
1 comentários