Últimas

Terça-Feira, 08 de Setembro de 2009, 19h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CÁCERES

Após vetar eventos, Túlio é vaiado em desfile cívico-militar

Prefeito Túlio Fontes (DEM)   O prefeito de Cáceres, Túlio Fontes (DEM), foi vaiado durante o desfile cívico de 7 de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil. O motivo da manifestação foi o cancelamento do 30º Festival Internacional de Pesca, que deveria acontecer neste mês, mas foi "empurrado" para abril do próximo ano. Além disso, Túlio teria ameaçado cancelar também o defile cívico, assim como qualquer outro evento que provocasse a aglomeração de pessoas. A medida, segundo o democrata, serve para controlar uma possível epidemia da gripe H1N1, a chama gripe suína.

   Nos bastidores, comenta-se que o Exército teria pressionado Túlio para a realização do desfile, que é tradição em todo o país. Assim, o prefeito, que já havia anunciado o cancelamento do evento, recuou e resolveu inclusive participar da festa. Túlio chegou a declarar que "por ser um evento caseiro, não representa risco à população". O desfile, que teve início às 8h desta segunda, aconteceu na avenida Sete de Setembro, no centro de Cáceres, e contou com a participação de mais de três mil pessoas, além de 16 escolas e seis instituições entre elas o Exército, Marinha e Policia Militar.

   Túlio, além de cancelar o Festival de Pesca, evento anual que aquece a economia local devido ao grande número de turistas que frequentam a cidade no período, e ameaçar não realizar o desfile, determinou também o cancelamento da 2ª Copa de Futebol Infantil, "Aprendendo a Jogar Futebol", que iria reunir no final do mês passado aproximadamente 1,2 mil crianças no Estádio Geraldão. (Flávia Borges)

(22h) - Prefeito contesta, assegura ter sido aplaudido e diz que FIP apenas foi adiado

   Túlio Fontes garante que não foi vaiado durante a solenidade do desfile de 7 de Setembro. Segundo ele, a reação popular foi o contrário. "Eu sai cumprimentando as pessoas e muitas me pararam durante o evento. Foi algo bem receptivo, gostoso de se vê aquela alegria das pessoas. Então, tem gente passando informação equivocada para o RDNews", diz o democrata, que ficou em segundo lugar nas urnas do ano passado, mas acabou tomando posse como prefeito devido à cassação do registro de Ricardo Henry (PP).

   O prefeito contesta rumores de que estava disposto a cancelar o evento. Observa, numa referência à gripe suína, que a solenidade em alusão ao Dia da Independência "não representava perigo à população", ao contrário do que poderia ocorrer com o 30º Festival Internacional de Pesca, que foi cancelado neste ano. Fontes explica que adiou o FIP para o final de abril de 2010 como medida preventiva para se evitar risco de contágio da doença no município, já que o Festival geralmente recebe, durante praticamente uma semana de programação, mais de 100 mil pessoas, muitas do exterior, principalmente da vizinha Bolívia e do Peru.

   "O FIP é um megaevento e sua 30ª edição foi apenas adiada para o ano que vem. Não cancelei nada sozinho. Em primeiro lugar está a vida das pessoas. Se fosse hoje eu tomaria a mesma decisão. Foram os médicos que pediram para adiar o Festival", explica o prefeito, ao admitir caos na saúde pública. Segundo ele, os hospitais privado São Luiz e o Regional, mantido pelo Estado, estão superlotados, com várias pessoas na fila nos leitos e nas UTIs. Diz ter feito audiência pública para, ao final, chegar a conclusão de que o principal evento do município deveria ser adiado.

Postar um novo comentário

Comentários (36)

  • luizparaguai | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Colegas,
    Marcelo,
    Armando,
    Claudio,
    Carla Camacho e Ana Paula Dias
    estou com voces, Cáceres não merecia isso.

  • Ana Leny Monteiro Prota | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Oi Carla, concordo também com você quando diz que foram anos de trabalho para que Cáceres se figurasse como cidade turística. Não são trabalhos de apenas quatro anos atrás, são esforços coletivos de gestões passadas. Aliás é pra isso que são eleitos: trabalharem pelo povo, pela melhoria da qualidade de vida com responsabilidade e ética. Yeda Marli foi uma das pessoas que muito dedicou-se por estes festivais e outros eventos similares. O sr. Aderbal foi o pioneiro e nem teve a idéia de como essa iniciativa iria crescer. O que questiono é a criação de novas possibilidades de fonte turística. Pra mim não importa se será Túlio ou foi Ricardo. Já passei da fase de discutir pessoas. O que sonho é com o empreendedorismo dinâmico, de resultados efetivos e não apenas de saudosismo de quem passou ou fez. Posso considerar-me isenta, ainda, pois não exerci e nem exerço cargo de confiança ou que não tenha sido eleita.Sou professora de História e vejo o passado como possibilidades para melhorarmos o nosso presente. Cada prefeito é eleito para fazer obras e não pra ser bajulado. Cáceres precisa ser o centro das discussões de projetos viáveis, possíveis e urgentes. O que desejo é isso e não ficar o tempo todo vendo o povo se digladiar por questões de fulano fez mais coisa que sicrano. Cada prefeito tem por obrigação fazer bem o seu trabalho e a população tem a inteligencia em observar e separar o joio do trigo. Isso com certeza neste país já está acontecendo. De 1778 a 2009 com certeza as mentes já começaram a mudar em Cáceres...

  • luiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse prefeito e um ditador acha que manda cidade alem de cancelar o fip por calsa da gripe tulina

  • eusébio cunha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    nao é possível que o que está na imprensa co locando o brasil em primeiro lugar no mundo da gripe suina nao instiga a consciencia de alguns irresponsaveis. será que fazer o bolso ficar cheio agora é melhor que esperar a vacina que o governo vai distribuir neswte ano ainda. e será que o bolso vale mais que a chance de nao ter a doenca em cáceres. acho até que a doencá já chegou por aqui mas se tivesse o festival de pesca agora ia ser bem pior. e se o prefeito decidisse nao adiar iam chamar ele de culpado. isso é jogo sujo dos henryquecendo que ja mudou pra cuiabá e vendeu a casa em cáceres

  • bernadeth Camparini | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que bolsa escrotal!!!!! (evitei falar palavrão para não ser censurado).
    Não gosto dos Henrys, mas orquestrar os capachos do Tulio (Kishy, Dimas, Orlandir, etc) para darem depoimento de apoio......Me poupem.....
    Quanto mais futricarmos na MMMMM.....mais ela vai feder.....
    Moradores de Cáceres, esqueçamos os políticos safados que temos aqui......
    Defendo votar em pessoas que não sentiram o gosto doce do poder e trocar essa curriola toda.....Começando pela Dilma, passando pelo Abicalil, Homero, Sinval, Henry, .........etc...etc...etc
    Vamos votar na equinha pocotó.....`Pelo menos tem mais carater que estes politicos...

  • Luis de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Continuo dizendo foi o unico evento cancelado no Brasil, ou nós temos a melhor administração do País, ou a mais Anta do País

  • Marcelo Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já fazem alguns anos que vivo nesta cidade e percebo que o jogo de empurra-empurra é visivelmente uma técnica de política bairrista extremamente utilizada por ambos os lados do cenário político local.
    Se o Prefeito foi ou não vaiado no desfile de 7 de setembro, é uma notícia que deveria ter aparecido em páginas de fofocas de televisão, novelas e artistas, não como elemento formador de opinião, o que demonstra por parte dos indivíduos responsáveis por este noticiário o nível de amadorismo.
    O FIP não é lá grande coisa, resume-se, como comentado acima, à um evento de feira hippie e produtos que nada tem a ver com a cultura e pesca locais. Nenhuma das comidas oferecidas no FIP são da gastronomia local, bem como as atividades culturais relegadas a segundo plano como uma demonstração de menor grandeza.
    O potencial turístico de Cáceres é questionável e a maneira como se conduz o turismo aqui, sem acesso a informação ao turista, sem incentivos de nenhuma forma ao conhecimento do legado histórico desse local que já foi extremamente importante na evolução do Estado de Mato Grosso só nos deixam mais confusos e extremamente irritados pelo descaso.
    Os que se dizem OPOSIÇÃO não são capazes de fornecer propostas reais de mudança ou construção de uma nova realidade, e a SITUAÇÃO tampouco.
    Cáceres está tão feia na fita que nem a gripe suína quis entrar aqui.

  • Anderson Paiva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Comentar o quê??? Os fatos falam por si só. Infelizmente.

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olha eu estou de acordo com o cancelamento do FIP, pois acho que a saúde é o bem mais precioso que possuimos, e pensando nisso é melhor previnir que remediar.
    para os que não sabe, a gripe suina ja matou em Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Primavera do Oeste, Mirassol.....e por ai afora, então chega de demagogia e vamos trabalhar e o FIP ano que vem sera o melhor de todos os tempos, com o nosso rio paraguai cheio, bonito ! acreditem !

  • Alfredo Mendes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso que dá desrespeitar a vontade popular e enfiar um apaniguado do TRE de MT na chefia do município! Não tem moral nem para desfile de 7 de setembro!

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...